
26 de junho de 2017
6 tendências de ambientes e decoração para bares e restaurantes em 2017
1 – Conceito e Temática

2 – Industrial
Caminhando lado a lado a essa ideia de manter elementos originais, o estilo industrial continua fazendo sucesso e conquistando fãs. Expor as estruturas do ambiente, como tubulações e tijolos, e investir num chão de concreto são as principais referências do estilo. O chão de concreto (ou cimento queimado) começou a ser usado em construções residenciais e, em seguida, ganhou o gosto dos arquitetos para ambientes comerciais, especialmente pela facilidade de limpeza e manutenção, além do charme. O concreto também é neutro e pode combinar com outros tipos de decorações, sendo também um revestimento mais acessível e sustentável comparado a outros. Já a estratégia de deixar exposto aquilo que geralmente deveria estar escondido cria um clima mais intimista, original e, por vezes, até divertido. Além dos tijolinhos e dos canos e tubulações (devidamente limpos e bem-cuidados, claro), você também pode investir em lâmpadas sem luminárias, fios de eletricidade e cozinha sem divisória para o salão.3 – Rústico
Nesse ano, o natural, orgânico e simples também se impõe. Madeira, cortiça, pedras e objetos artesanais, que remetem à natureza crua são os queridinhos da vez. Esses elementos podem estar em sintonia com a exposição dos materiais de construção, descritos acima, e também combinam muito com a próxima tendência, que são as plantas verdes. Se seu ambiente não conta com estruturas de madeira ou pedras originais, invista nos móveis! Mesas, cadeiras, balcões e poltronas de madeira são as dicas para trazer o ar rústico. Objetos feitos a mão, especialmente para você e seu ambiente, que carregam o conceito do lugar, como artesanato e obras de artistas locais, são os que trarão originalidade e aconchego. Além de mostrar preocupação com valorizar o trabalho manual e de profissionais da região. As pessoas gostam cada vez mais disso! Esses elementos orgânicos também estão a par com a sustentabilidade, que é um detalhe que os consumidores modernos se sentem atraídos ao ver que um estabelecimento valoriza.4 – Plantas
Trazer o externo para dentro: a natureza, o verde e a iluminação natural. Alinhado ao conceito da sustentabilidade e dos elementos orgânicos, as plantas ganham seu merecido espaço nas decorações comerciais. Plantas vivas espalhadas pelo ambiente, do chão ao teto, em forma de paredes vivas, jardins verticais e até mesmo a horta utilizada pela cozinha. No meio do concreto das cidades as pessoas buscam por ambientes que às remetem a tranquilidade da natureza, de estar em contato com o verde e a vida. As plantas trazem sensação se conforto a qualquer ambiente e chegaram para ficar nos bares e restaurantes, tanto os que atuam de dia quanto os noturnos. Elas ajudam a criar a ideia de “estamos dando um tempo na correria da vida e curtindo esse lugar”, como se fosse um refúgio no meio da cidade.
5 – Geométrico
Tapetes, estampas, estofados, balcões, pinturas, quadros. Os detalhes contendo geometria estão muito presentes nas decorações mais modernas e cosmopolitas. Se você curtiu a ideia do estilo industrial, os elementos geométricos vão casar perfeitamente com o ambiente. Aqui vale lembrar que esse conceito foge do clássico e do rústico, combinando mais com ambientes que terão conceito atual e moderno. O geométrico compete com o orgânico e algumas misturas podem até funcionar, mas é preciso ter cuidado para não perder-se do seu tema querendo colocar um pouco de tudo e atingindo, no máximo, um brega.6 – Cor Azul
Sobre a cor azul não há muito o que ser dito, as imagens escolhidas para esse artigo já ilustram bem que essa cor chegou chegando nos ambientes gastronômicos. Tentamos mostrar, através das fotos, que a cor já ganhou espaço em todos os tipos de estilos. Quase nunca associada à comida, o azul invadiu bares e restaurantes em ar de grande novidade e ganhou corações. Serenidade, tranquilidade, conforto e paz são sentimentos transmitidos através dessa cor. Lembrem-se que não é mais preciso que as cores sejam quentes para deixar os consumidores com fome, as pessoas agora estão procurando além de comida no seu estabelecimento: querem se sentir bem!
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