6 tendências de ambientes e decoração para bares e restaurantes em 2017
Voltar

26 de junho de 2017

6 tendências de ambientes e decoração para bares e restaurantes em 2017

Hoje em dia os restaurantes e bares não são mais só lugares que as pessoas procuram para comer e beber, por isso, além de se preocupar com o cardápio e as tendências gastronômicas, é preciso se atentar a decoração para bares e restaurantes. Com a onda de delivery crescendo, ofertando todos os tipos de culinárias no conforto de casa, é preciso mais que um bom cardápio para tirar as pessoas de suas residências. Atualmente os consumidores buscam por experiências, querem se sentir acolhidos e ter novas vivências e sensações ao saírem de suas casas. Agregar ao serviço um ambiente moderno, aconchegante, inusitado é uma ótima estratégia para ganhar pontos na competitividade e atrair clientes. Fique ligado nas tendências 2017 de ambientes e decoração para seu estabelecimento!

1 – Conceito e Temática

Restaurante Móveis Cerutti 02Definir um conceito para o estabelecimento é algo que cada vez mais empresários fazem para atrair o público. Escolher com qual prato/segmento você vai atuar e, a partir disso, fazer com que elementos associados a isso estejam em cada canto do restaurante é uma boa estratégia. Locais temáticos também atraem muitas pessoas e essa é uma ótima forma de elaborar uma decoração e criar uma marca/referência para as pessoas lembrarem e falarem do seu serviço. Outra tendência que anda fazendo sucesso e traz particularidade ao lugar é incorporar o clássico ao moderno. Para isso, a dica é manter um elemento histórico do local da construção, que traga um diferencial único, sem perder a praticidade dos elementos mais contemporâneos e modernos (ou tecnológicos). Elementos originais despertam a curiosidade das pessoas pois são peculiares de cada lugar, impossíveis de serem copiados, o que tornará seu bar ou restaurante ímpar. Além disso, a combinação que mescla o antigo e o atual está super em alta!

2 – Industrial

Caminhando lado a lado a essa ideia de manter elementos originais, o estilo industrial continua fazendo sucesso e conquistando fãs. Expor as estruturas do ambiente, como tubulações e tijolos, e investir num chão de concreto são as principais referências do estilo. O chão de concreto (ou cimento queimado) começou a ser usado em construções residenciais e, em seguida, ganhou o gosto dos arquitetos para ambientes comerciais, especialmente pela facilidade de limpeza e manutenção, além do charme. O concreto também é neutro e pode combinar com outros tipos de decorações, sendo também um revestimento mais acessível e sustentável comparado a outros. Já a estratégia de deixar exposto aquilo que geralmente deveria estar escondido cria um clima mais intimista, original e, por vezes, até divertido. Além dos tijolinhos e dos canos e tubulações (devidamente limpos e bem-cuidados, claro), você também pode investir em lâmpadas sem luminárias, fios de eletricidade e cozinha sem divisória para o salão.

3 – Rústico

Nesse ano, o natural, orgânico e simples também se impõe. Madeira, cortiça, pedras e objetos artesanais, que remetem à natureza crua são os queridinhos da vez. Esses elementos podem estar em sintonia com a exposição dos materiais de construção, descritos acima, e também combinam muito com a próxima tendência, que são as plantas verdes. Se seu ambiente não conta com estruturas de madeira ou pedras originais, invista nos móveis! Mesas, cadeiras, balcões e poltronas de madeira são as dicas para trazer o ar rústico. Objetos feitos a mão, especialmente para você e seu ambiente, que carregam o conceito do lugar, como artesanato e obras de artistas locais, são os que trarão originalidade e aconchego. Além de mostrar preocupação com valorizar o trabalho manual e de profissionais da região. As pessoas gostam cada vez mais disso! Esses elementos orgânicos também estão a par com a sustentabilidade, que é um detalhe que os consumidores modernos se sentem atraídos ao ver que um estabelecimento valoriza.

4 – Plantas

Trazer o externo para dentro: a natureza, o verde e a iluminação natural. Alinhado ao conceito da sustentabilidade eRestaurante Móveis Cerutti dos elementos orgânicos, as plantas ganham seu merecido espaço nas decorações comerciais. Plantas vivas espalhadas pelo ambiente, do chão ao teto, em forma de paredes vivas, jardins verticais e até mesmo a horta utilizada pela cozinha. No meio do concreto das cidades as pessoas buscam por ambientes que às remetem a tranquilidade da natureza, de estar em contato com o verde e a vida. As plantas trazem sensação se conforto a qualquer ambiente e chegaram para ficar nos bares e restaurantes, tanto os que atuam de dia quanto os noturnos. Elas ajudam a criar a ideia de “estamos dando um tempo na correria da vida e curtindo esse lugar”, como se fosse um refúgio no meio da cidade.

Para os restaurantes que tem horário diurno a dica também fica na iluminação natural. É muito difícil criar um estabelecimento inteiramente ao ar livre, até porque algumas pessoas gostam da privacidade que o ambiente fechado traz. Pensando nisso, a ideia é deixar que a luz do sol entre e ilumine o ambiente, criando uma atmosfera de “ar livre” mesmo em um ambiente interno. Paredes de vidro e claraboias podem ajudar nisso e, com a presença de plantas e elementos naturais, deixam o ambiente confortável e acolhedor. Outra vantagem é que investir numa iluminação natural ajuda – e muito – a reduzir a conta de eletricidade no final do mês.

5 – Geométrico

Tapetes, estampas, estofados, balcões, pinturas, quadros. Os detalhes contendo geometria estão muito presentes nas decorações mais modernas e cosmopolitas. Se você curtiu a ideia do estilo industrial, os elementos geométricos vão casar perfeitamente com o ambiente. Aqui vale lembrar que esse conceito foge do clássico e do rústico, combinando mais com ambientes que terão conceito atual e moderno. O geométrico compete com o orgânico e algumas misturas podem até funcionar, mas é preciso ter cuidado para não perder-se do seu tema querendo colocar um pouco de tudo e atingindo, no máximo, um brega.

6 – Cor Azul

Sobre a cor azul não há muito o que ser dito, as imagens escolhidas para esse artigo já ilustram bem que essa cor chegou chegando nos ambientes gastronômicos. Tentamos mostrar, através das fotos, que a cor já ganhou espaço em todos os tipos de estilos. Quase nunca associada à comida, o azul invadiu bares e restaurantes em ar de grande novidade e ganhou corações. Serenidade, tranquilidade, conforto e paz são sentimentos transmitidos através dessa cor. Lembrem-se que não é mais preciso que as cores sejam quentes para deixar os consumidores com fome, as pessoas agora estão procurando além de comida no seu estabelecimento: querem se sentir bem! Catálogo de Novidades