Como fazer um bom orçamento de móveis?
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08 de setembro de 2017

Como fazer um bom orçamento de móveis?

Quem é dono de estabelecimento sabe que montar um negócio não é fácil, especialmente quando é um ramo comercial, que irá atender e receber os clientes no espaço como parte do serviço. A preocupação com o conforto e a boa experiência do cliente é um dos aspectos mais importantes para a construção de um estabelecimento e nunca deve ser deixada de lado. Nesse ponto, a escolha dos móveis faz toda a diferença! Desde o planejamento, até a pesquisa por preços e escolhas adequadas de mesas e cadeiras, saiba aqui como fazer um bom orçamento de móveis.

Por onde começar?

A primeira coisa que você deve dar prioridade quando começar a pensar e orçar o mobiliário para seu espaço é visualizar a experiência do cliente. Ou seja, como aqueles móveis serão utilizados no contexto do seu negócio? Por exemplo, imagine-se montando um restaurante. Você deseja poltronas estofadas, mesas com toalhas brancas, guardanapos de pano, peças delicadas..., mas seu prato principal é um hambúrguer repleto de molho, daqueles que se comem com a mão. Qual seria a mobília mais adequada para esse tipo de experiência? Provavelmente mesas com tampos de fórmica (fáceis de higienizar entre um cliente e outro), cadeiras sem estofamento ou com estofados sintéticos, guardanapos descartáveis, etc. Enfim, há de se pensar na utilização dos móveis desde o início, para realizar a escolha correta de materiais e ir atrás dos melhores fornecedores. Tudo deve ser pensando visando uma experiência mais agradável e confortável para o cliente, mas também um dia-a-dia prático e viável ao empreendimento. Além disso, escolher o orçamento de projeto mobiliário corretamente não inclui apenas a comparação de preços e materiais. A ergonomia que cada item orçado poderá proporcionar deve também ser pensada e analisada, especialmente se o seu negócio for um escritório com funcionários. Nesse caso, escolher itens que proporcionem ergonomia é investir na saúde das pessoas que os utilizarão e também influenciam diretamente o desempenho nas atividades das mesmas.

Dicas para fechar um bom orçamento de móveis para o seu estabelecimento

  1. Planeje o espaço antes de sair às compras
Você viu uma mesa de madeira maravilhosa que combina muito com o estilo de decoração que quer para seu restaurante e comprou no impulso. Ou você se deparou com um sofá lindo que ficaria excelente numa possível sala de espera. Quando levou os móveis para o lugar, percebeu que não teria espaço para eles ou que outros móveis mais funcionais são necessários antes. E agora? Comece, sempre, medindo o espaço que você tem e desenhando (mentalmente ou no papel) a disposição dos itens do seu estabelecimento. Isso evita ter gastos desnecessários e comprar móveis que você não precisa! Melhor ainda se você tiver como investir na contratação de um arquiteto ou decorador, que podem te ajudar com isso.
  1. Faça uma lista e pesquise preços
orçamento mobiliárioPrepare uma lista de tudo que você precisa comprar e eleja prioridades. Qual são os móveis mais essenciais para o seu estabelecimento? Para um restaurante ou refeitório, o mínimo essencial é ter mesas, cadeiras e balcão. Para um escritório, são necessárias escrivaninhas ou mesas de trabalho e cadeiras confortáveis. Feito isso, pesquise preços para ter uma ideia de quanto você irá gastar por item e no total. Cruze os dados com o quanto de espaço você tem, para saber a quantidade de cada item. A internet é uma ferramenta poderosa para isso. Se você não conhecer fornecedores e marcas pessoalmente, esse processo pode se tornar exaustivo sem o auxílio da internet.
  1. Atente-se ao preço do frete e da montagem
Para decidir onde ou com quem fazer suas compras, lembre-se também de conferir o preço do frete, que pode fazer bastante diferença no valor final dos produtos. Outro ponto para ficar atento é a montagem. Em inúmeras lojas, a montagem ou instalação não está incluída no preço e você precisará contratar alguém para montar o produto para você, o que se torna mais um gasto! É muito importante que esses gastos estejam previstos e anotados na comparação de preço, pois as vezes é este valor que fará com que seja mais viável comprar de uma empresa ou de outra.
  1. Faça um cronograma de compras
Já sabe como o espaço será organizado, tem uma lista prévia de preços e prioridades, então é chegada hora de pensar na compra de cada um dos itens. É importante realizar um “cronograma de desembolsos”. Às vezes, comprar tudo de uma única vez é assustador e inviável para o empreendimento. Outras vezes, se você comprar do mesmo fornecedor, comprar muitas peças juntas pode significar grandes descontos e muita economia. Esteja organizado para decidir qual será a melhor opção. Se for o caso, lembre-se de comprar antes os itens que possuem maior prioridade!
  1. Escolha mesas e cadeiras adequadas
orçamentoAo solicitar um orçamento, e já com a noção do espaço em mente, você deve saber o tamanho das mesas que deseja. Se seu negócio é um restaurante, bar ou refeitório, algumas perguntas podem te ajudar a pensar nisso: a comida é por Kg? Irá utilizar bandejas? O esquema é à La Carte? Você leva ao cliente muitos recipientes diferentes da hora de servir? Ou a comida é servida diretamente no prato? E se forem lanches? Pretende servir bebidas em copos ou taças? Usará garrafas nas mesas? Enfim, pensar nestes questionamentos irá ajudar muito na determinação do tamanho da mesa para poder servir 2/4/6 pessoas com conforto e praticidade. Se é uma cafeteria, por exemplo, você não precisa gastar com mesas grandes ou para muitas pessoas. Se é um bar, pode pensar em mesas altas com banquetas, ou um balcão inteiriço com inúmeras banquetas lado-a-lado. Não esqueça de analisar: as opções combinam com o tipo de estabelecimento? O seu público-alvo gostará de uma opção assim para sentar-se? É um móvel prático, quanto a limpeza, para a experiência com o alimento que você comercializa? As cadeiras seguem quase a mesma linha. Devem ser práticas, duráveis e bonitas. Mas, acima de tudo, devem ser confortáveis. Pense nessa peça em como você gostaria de ser recebido! Optar pelo mais barato, nesse caso, pode ser um grande erro. Cheque qual a funcionalidade dela em seu ambiente: Precisa recolher ao final do atendimento? Ocupa muito espaço? É dobrável, empilhável? Fácil de limpar? As pessoas ficarão sentadas por quanto tempo nelas? É confortável? Todas essas questões podem ser discutidas com o fornecedor de móveis, para que ele possa lhe ajudar a chegar na opção ideal e com melhor custo-benefício para o seu empreendimento. Lembre-se que é um quebra-cabeça, o móvel deve se encaixar no seu espaço, na função, na estética, no conforto e no seu bolso!