
11 de abril de 2022
|
Dicas
Espaço gourmet: o que é e como projetar?
Entenda o que é um espaço gourmet e como projetar essa área que está em alta no mercado e sendo procurada por muitas pessoas.
Aconchegante e ideal para reunir amigos e familiares, o espaço gourmet está em alta no mercado e sendo procurado por muitos moradores. Embora muitos imóveis tenham esta área montada, é possível investir na decoração e criar um ambiente personalizado de acordo com as suas possibilidades.
O que é espaço gourmet?
Espaço gourmet, ou área gourmet, é um diferencial cada vez mais requisitado em projetos arquitetônicos devido às mudanças no estilo de vida das pessoas.
Cada vez mais, os moradores desejam criar espaços de convivência, diversão e relaxamento para receber amigos e familiares, ou mesmo criar uma experiência mais próxima entre os moradores.
Para isso, esse espaço reúne características de cozinha, sala de estar e sala de jantar em um só ambiente, incluindo ainda equipamentos complementares, como churrasqueiras e fornos de pizza.
Em alguns casos, é possível criar uma conexão com a área externa do imóvel, como quintais, piscinas e jardins, por exemplo.
Por serem adaptáveis a varandas, terraços ou edículas, essas áreas de lazer podem ser extensões da casa ou construções independentes, encaixando-se em diferentes dimensões e estilos.
- Espaço gourmet pequeno: geralmente projetado na varanda, permite que os moradores usem o próprio apartamento para festas e confraternizações, ao invés de usar áreas comuns do prédio. Embora tenha algumas limitações de espaço, é importante pensar em otimizar o local, com móveis e equipamentos adaptados a cada ambiente.
- Espaço gourmet externo: quando projetado em uma casa ou terraço de um prédio, é importante que o projeto tenha cadeiras e banquetas para atender a uma grande quantidade de pessoas, bem como pias e balcões funcionais que simplifiquem a rotina de cozinhar e limpar o local.
Como projetar um espaço gourmet?
Em geral, o projeto do espaço gourmet é feito por um arquiteto de acordo com os hobbies, preferências, profissões e necessidades de cada família, assim como a área disponível para ser otimizada.
Alguns projetos têm áreas de jogos, com mesa de sinuca, TV, videogame, pingue-pongue e mesa de pôquer, por exemplo. Outros são mais voltados a churrasco, com churrasqueira, freezer, bancada e chopeira.
Os itens mais comuns são forno ou fogão, bancada de serviço com pia e balcão extra, com banquetas que aproximam os convidados e não deixam o cozinheiro isolado do restante da festa.
Além dos equipamentos básicos de cozinha, o projeto pode incluir uma mesa grande para refeições ou várias pequenas, dependendo do tipo de evento que costuma ser realizado.
A decoração também é um elemento importante e que varia de acordo com cada projeto. O estilo rústico costuma ser o mais comum, mas também é possível ter um ambiente mais moderno e elegante.
Outro ponto importante está na localização da área gourmet, pois, se houver um espaço externo, o projeto deve considerar a criação de uma cobertura fixa ou retrátil de acordo com a infraestrutura disponível.
Em um espaço interno, é possível integrar o ambiente ao restante da casa, como sala ou cozinha, ou mantê-lo separado por uma porta de vidro que ajuda a evitar a dispersão dos sons e odores para outros locais.
Assim, se você está criando o projeto de um espaço gourmet, a parceria entre arquitetos e fornecedores de móveis é fundamental para o sucesso do projeto, pois a união de forças ajuda a aumentar o alcance das empresas e conquistar novos clientes. Confira nosso texto e conheça os benefícios dessa parceria.
Conteúdos relacionados