Experiência do consumidor em restaurantes: como criar a melhor?
Voltar

31 de julho de 2019

Experiência do consumidor em restaurantes: como criar a melhor?

A experiência do consumidor é um fator determinante para o sucesso de qualquer negócio.

No segmento de restaurantes e demais estabelecimentos do ramo alimentício, essa máxima é ainda mais relevante, uma vez que as refeições estão longe de ser os únicos fatores que compõem uma experiência gastronômica.

A seguir, entenda a importância da experiência do consumidor, como a mobília é capaz de influenciar a sua percepção e como acertar na hora de escolher a sua!

Por que a experiência do consumidor é tão importante para os restaurantes?

Não é preciso ter experiência no segmento de alimentação para perceber que o sucesso de um restaurante vai muito além da contratação de um chef qualificado e da montagem de um bom cardápio.

Quando alguém sai de casa para comer, a intenção não é apenas se alimentar. As pessoas querem consumir experiências - e os estabelecimentos devem proporcioná-las de sua própria maneira!

Enquanto consumidores, mesmo na correria do dia a dia, quando buscamos apenas por um alimento rápido no intervalo do trabalho, por exemplo, nós levamos em consideração todas as percepções emocionais e físicas que desejamos sentir na hora de escolher por determinado restaurante - mesmo que inconscientemente.

É a partir da experiência do consumidor que um estabelecimento é capaz de conquistar clientes por meios que vão além do paladar, seja através de memórias especiais, padrões que correspondam às suas expectativas, sensações únicas, atendimento diferenciado, entre outros aspectos importantes.

Sendo assim, a mesma importância dada à qualidade da comida deve ser empregada também para a receptividade e excelência do atendimento, para a qualificação dos garçons e atendentes, na eliminação de filas ou outras experiências potencialmente frustrantes, entre outros cuidados que impactam diretamente na vivencia de quem usufruirá do estabelecimento.

É preciso criar um ambiente impecável para o tipo de público que você deseja receber!

Questões aparentemente básicas também precisam ser reforçadas, como a limpeza das mesas e dos talheres. Uma falha pontual nesse tipo de aspecto pode significar a perda permanente de alguns clientes.

Pensando na questão ambiental, inclusive, de nada adianta servir uma comida de altíssima qualidade caso a iluminação, a temperatura ou até a ventilação do seu local não forem agradáveis, não é mesmo?

Esses são fatores que estão diretamente ligados à satisfação e ao bem-estar de quem usufrui do seu ambiente. 

Por fim, em termos de ambientação, é a sua mobília como um todo que deve guiar a experiência do consumidor, moldando a vivencia e as sensações pretendidas aos conforme as principais características do seu restaurante e seu segmento.

Qual a influência da mobília em uma boa experiência do consumidor?

Conforme mencionamos no item anterior, a ambientação do seu restaurante é o fator de maior importância para uma boa experiência do consumidor.

Como a mobília é parte determinante daquilo o que compõe um ambiente como um todo, é fundamental que ela seja capaz de representar a proposta do estabelecimento, bem como a sua essência.

Pense bem: quando você vai comer um hambúrguer em um fast food, não espera sentar-se no mesmo tipo de cadeiras ou servir-se no mesmo tipo de balcão que em uma churrascaria de alto padrão, certo?

Os móveis são parte fundamental da experiência do consumidor justamente pelo tipo de expectativa que precisam atender.

Para escolher as opções ideais, é preciso ponderar uma série de questões, como:

  • Será que o meu restaurante é mais voltado à praticidade dos consumidores ou seu foco principal é na experiência gastronômica?
  • Meu atendimento quer receber os clientes em um local aconchegante, para que passem muito tempo usufruindo do ambiente, ou visa alta rotatividade de consumidores?
  • Meus valores institucionais são tradicionais ou mais voltados à inovação?
  • O foco do restaurante é na funcionalidade ou na estética? Ou sua proposta ainda é unir essas duas características?

Com essas perguntas devidamente respondidas em sua mente, você logo perceberá como questões que antes pareciam simples, como a mera escolha de um conjunto de poltronas ou mesas, por exemplo, é capaz de impactar diretamente na experiência do consumidor

Ao compreender as principais demandas do seu espaço, a composição da mobília trará um conjunto de conceitos e ideias que cumprirá exatamente a proposta do seu estabelecimento, fazendo com que a opinião dos clientes reflita a fórmula que você planejou para o seu negócio.

O que levar em consideração para não errar na hora de escolher os móveis certos?

Agora que você já conhece a importância da experiência do consumidor, sabe o que levar em consideração na hora de criar a sua e já entende como a ambientação e, consequentemente, a mobília são fundamentais nesse processo, é hora de saber como não errar na hora de escolher os móveis certos para o seu restaurante.

móveis para restaurante
O Restaurante Oliv apostou num mix de móveis para criar um novo ambiente.

Primeiramente, como já destacamos no item prévio, não deixe de considerar as expectativas dos seus clientes em relação à experiência que você oferece. Quem decide jantar em um sushi bar ou em uma cantina italiana, por exemplo, já espera certo padrão visual e de recepção em cada tipo de ambiente. A expectativa vai muito além da comida. É preciso respeitar os temas e as noções daquilo o que você serve!

Lembre-se de que uma boa mobília não é necessariamente aquela de alto padrão ou a mais requintada, mas sim aquela que alia todos os aspectos necessários para criar uma identidade própria para o seu negócio, que seja reconhecida pelo público.

Aposte no conforto

Nunca abra mão do conforto, pois ele faz toda a diferença para quem vai passar tempo usufruindo do seu ambiente. Claro que locais de alta rotatividade não devem investir em grandes poltronas acolchoadas, por exemplo, em que as pessoas passam horas sentadas - mas mesmo os bancos e as mesas mais simples precisam ser convidativos e proporcionar bem-estar para quem os usam.

A conservação dos móveis é outro item importante, afinal, nenhum estabelecimento alimentício deve denotar negligencia ou descaso – fatores que são diretamente percebidos no ambiente. Se for necessário renovar alguns itens desgastados, o faça imediatamente.

Levando tudo isso em consideração, invista pesado também na estética da sua mobília. Tudo bem que já esperamos alguns padrões e temas em certos tipos de restaurantes de determinados segmentos, mas o quanto você consegue quebrar estereótipos sem perder essa identidade?

Uma boa experiência também passa pela sua capacidade de surpreender a clientela! Sem ignorar os aspectos que mencionamos anteriormente, crie uma identidade e um visual que sejam memoráveis e se conectem com as pessoas!

Você já conhecia todos os fatores que impactam a experiência do consumidor no segmento alimentício? Estava antenado à importância de todas as questões que mencionamos ao longo do artigo? Quer receber ainda mais novidades sobre o assunto? Então continue acompanhando o conteúdo exclusivo do blog. 

renovação dos móveis em 7 passos