Móveis coloridos: como usar em ambientes comerciais
Voltar

23 de julho de 2018

Móveis coloridos: como usar em ambientes comerciais

Eles voltaram! Os móveis coloridos estão em alta e dão um charme muito especial ao ambiente. Apesar disso, é bom saber como utilizá-los com equilíbrio e elegância. Especialmente nos ambientes comerciais, que recebem tipos variados de público. As cores são ótimas aliadas para trazer vida e personalidade aos ambientes, inclusive podem ajudar a reforçar sua marca e criar uma excelente experiência estética e de bem-estar aos clientes. Confira! Na busca por acolher e transmitir as mais diversas sensações positivas, os locais que querem apostar nas cores para decoração precisam considerar não apenas os móveis. Mas, também os artigos decorativos, paredes, chão, e todo os elementos do ambiente. Na decoração, os móveis coloridos são os verdadeiros coringas. Algumas vezes, com apenas uma cadeira de cor vibrante, todo um ambiente já se transforma! Observe que facilidade: em vez de trocar cortinas e tapetes ou pintar paredes, é possível acrescentar somente pontos de cor – por exemplo, nos móveis – e revitalizar o ambiente.

Ambientes Comerciais

Quem está acostumado a lidar com o público sabe que o mobiliário é uma das partes mais importantes na arte de receber. Como demandam um certo investimento, os móveis precisam durar e serem atemporais. Essas características explica a preferência por peças clássicas e neutras. Porém, o poder das cores não pode ser ignorado: elas são capazes de transformar o clima de qualquer estabelecimento! Quando falamos de restaurantes, por exemplo, o projeto de interiores é capaz de influenciar até a dinâmica do ambiente e o comportamento dos clientes. Isso porque as cores são capazes de mexer com as nossas sensações e emoções.

O Poder das Cores

Cerutti MobiliAs cores são tão poderosas na decoração dos ambientes que o Comitê Brasileiro de Cores (CBC) pesquisa os diferentes perfis de comportamento de consumidores associado às cores. Dentre eles, destacam-se o grupo dos sonhadores, que preferem tons de azul e rosa; os ligados à natureza, que gostam de vermelhos, laranjas, amarelos e neutros – como areia; e os ligados em tecnologia, que simpatizam com vertentes de cinzas, preto e nuances metalizadas. Sendo assim, é importante considerar o estudo das cores e refletir bem antes de escolher quais cores terão os móveis destinados a compor o seu espaço.
Atenção: cuidado especial com compras feitas aos poucos. É mais seguro fazer o projeto e realizar as compras de uma só vez. De preferência com a mesma empresa. O risco de esquecer algum detalhe e fazer com que as peças não combinem é bem alto! E pode causar um descompasso no ambiente, que incomodará as pessoas quanto à estética. Além de tudo, comprando de uma só vez ainda é possível economizar tempo e conseguir melhores condições de negociar o pagamento.

Transforme o ambiente e fixe sua marca

Um projeto visual interessante traz diversas vantagens! Ele ajuda a diferenciar o seu restaurante em meio aos concorrentes, por exemplo. Ainda mais quando a maioria dos lugares tem um layout padronizado, o que é muito comum nos sistemas self-service. Para este modelo de negócio, o emprego de cores vivas estimula maior atividade e, consequentemente, diminui o tempo de permanência sentado. Se a alta rotatividade é um fator positivo para o seu negócio, não há como ignorar essa estratégia. De forma contrária, quando é interessante que as pessoas permaneçam consumindo por mais tempo, como num restaurante focado em jantares românticos, por exemplo, as cores também podem ajudar as pessoas a se sentirem à vontade e confortáveis, estendendo a estadia. Além de tudo isso, especialistas em neuromarketing concordam que, além das cores criarem estímulos subliminares que afetam o comportamento dos consumidores, seu uso estratégico também favorece a fixação da marca.

Equilíbrio é fundamental

Existe uma regra de ouro no momento de decorar com móveis coloridos: a regra do 80/20. Ou seja, se o ambiente está com cerca de 80% de cores neutras, insira 20% de cores vibrantes e alegres, de forma espalhada. Essa é uma das formas mais certeiras de aplicar cor em um ambiente: escolher um móvel vibrante e cercá-lo com elementos neutros. Esse recurso faz com que o móvel se torne o protagonista! Cerutti MobiliDessa forma, eleja uma peça-chave e direcione toda a vibração para este ponto focal. Se os demais móveis forem monocromáticos, o resultado fica muito moderno! Sofás, poltronas e cadeiras coloridas funcionam muito bem para esta regra! Algo muito utilizado atualmente é compor mesas com cadeiras diferentes. Elas podem ser de cores e modelos diferentes, desde que usadas de maneira coerente e funcionando visualmente de forma complementar. Para os mais arrojados e sem medo de arriscar, também vale apostar em cadeiras fórmicas coloridas ou com estofados revestidos em tecidos estampados!

Extra: Móveis neutros, ambientes coloridos

Muitas pessoas não querem arriscar ousando no mobiliário. Se esse for seu caso, ainda é possível se utilizar das cores para transformar o ambiente. Você pode optar por móveis neutros e adicionar cores em outros elementos. As cores usadas nas paredes, por exemplo, conseguem também adicionar um toque de personalidade aos espaços. Um design “limpo” para a mobília jamais perderá o seu charme, é claro. Sobretudo nas peças-chave, como mesas e cadeiras. Se essa for sua opção, a matéria-prima preferida aqui é a madeira. Ela mantém o toque tradicional e proporciona conforto, sem abrir mão da durabilidade. Além disso, a madeira pode ser combinada a outros materiais e, principalmente, com o uso de revestimentos personalizados.