
17 de agosto de 2018
Restaurantes temáticos: uma fonte de novas experiências
Os hábitos dos consumidores mudaram. Assim, o que antes era um local “apenas” para suprir uma necessidade alimentar, hoje é visto como um local para lazer. Ou seja, as pessoas têm procurado os restaurantes para ter experiências únicas e agradáveis, não apenas para fazer uma refeição qualquer. Isso gerou diversas tendências no mercado, inclusive no Brasil. Fique por dentro das principais para este ano!
Segundo o Instituto de Food Service Brasil, o segmento de serviços em alimentação fatura em média R$ 178 bilhões e atende cerca de 80 milhões de consumidores todos os meses. Com a crise no último ano, muitos donos de negócios optaram pela inovação, investindo em novas tecnologias, ofertas, ramos de alimentos específicos e melhoria na experiência do consumidor. Isso tudo afim de não perder clientes e prosseguir ascendendo no mercado.
Segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, os jovens entre 16 e 34 anos estão dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compra. A perspectiva para os próximos anos é que os estabelecimentos invistam ainda mais na melhora da experiência do cliente.
Nessa mesma onda, a procura por estabelecimentos com foco em alimentação saudável é uma forte tendência. Atualmente há um aumento considerável de adeptos ao estilo de vida saudável. Isso significa uma dieta composta por alimentos naturais, orgânicos e com baixo teor calórico.
Receitas sem açúcar, sem glúten e sem lactose tem feito sucesso. Além disso, a demanda por cardápios vegetarianos e veganos tem aumentado fortemente. Hoje em dia, se você tiver um estabelecimento e não se preocupar com as restrições alimentares, provavelmente terá uma campanha de marketing ruim no “boca-a-boca” e deixará a desejar para muitos dos clientes, que não voltarão mais ao seu restaurante. Atentar-se a isso é fundamental!
quesitos que mais de destaca. Pensando nisso, e no ambiente tecnológico em que vivemos, é importante sempre investir em ferramentas que melhorem o atendimento. A automação do food service é uma das fortes tendências para bares e restaurantes em 2018.
Com a automação, o garçom pode de despedir dos blocos de papel e realizar o atendimento com tablets ou smartphones, que enviam informações de forma automática para a cozinha. Esse tipo de tecnologia melhora o atendimento pois permite que o trabalho de torne mais prático e rápido, diminuindo a incidência de erros e aumentando a satisfação do público. É claro que para que isso funciona, é preciso treinar a equipe e preocupar-se com o bom funcionamento dos dispositivos. Do contrário, o efeito pode ser exatamente o oposto do que se espera.
Quais foram as novidades que invadiram os bares e restaurantes nos últimos meses?
Produtos artesanais e naturais
Já é um fato: os brasileiros estão buscando cada vez mais comidas e bebidas produzidas de forma artesanal e sem o uso de ingredientes industrializados. Além de uma questão de saúde, o próprio sabor “caseiro” está sendo mais valorizado, num mundo cada vez mais industrial e artificial. Sem tempo para cultivar e/ou cozinhar em casa, muitas pessoas têm optado por pagar - e, às vezes, pagar caro - para ter esse tipo de alimentação. Em 2017, o volume de vendas no setor de bebidas artesanais (como cervejas, cafés, chás e sucos de frutas) aumentou muito. E a previsão é que siga crescendo! Além disso, é previsto uma ascensão para os nichos de sorvetes e chocolates artesanais. Já se você possui um restaurante para almoço ou janta, invista numa horta própria e utilize isso para seu marketing. Deixe seu público saber quer boa parte dos ingredientes e temperos utilizados são plantados pelo próprio estabelecimento, ou adquiridos de produtos orgânicos locais. Atualmente temos uma supervalorização destes produtos!Desperdício (quase) zero
O mercado também se mostra oportuno para os restaurantes que querem investir no tipo de operação conhecida como “desperdício zero”. Os consumidores estão mais atentos as questões sociais e de meio ambiente. Assim, valorizam estes tipos de atitude. Uma das formas de trabalhar com desperdício zero é a produção de pratos com elementos pouco utilizados pelo segmento tradicional. Como os caules dos vegetais e as cascas de frutas, por exemplo.Saúde, saúde e saúde

Sobre rodas
Quem nunca ouviu falar nos food trucks? Até alguns anos atrás, os únicos que faziam parte desse segmento eram os carrinhos de cachorro-quente e milho de praia. Hoje em dia é uma verdadeira febre, podendo servir dos mais diversos tipos de comidas, até as mais “gourmet”. Considerando o momento de retração econômica, os restaurantes “em movimento” são uma ótima oportunidade para pequenos investidores que buscam ingressar ou expandir no segmento de food service. Isso porque um dos principais gastos do ramo é com o aluguel e manutenção de um espaço. Os “restaurantes sobre rodas” se caracterizam pela curta permanência em um mesmo lugar, acabam por proporcionar uma experiência única para os clientes e gerar um custo de manutenção inferior aos de um restaurante fixo. Os Pop Ups, conhecidos como “restaurantes temporários”, também estão ganhando espaço no mercado brasileiro. Estes não precisam estar sobre rodas, mas possuem como característica principal a instalação em espaços livres com grande fluxo de pessoas, Como estacionamentos, galpões ou armazéns. A ideia é que eles também permaneçam apenas por um tempo e depois deem espaço a outros fornecedores, variando o tipo de serviço e cardápio.Automação
Nas pesquisas que avaliam os responsáveis por fidelizar ou afastar clientes, o atendimento é um dos
Cardápio eletrônico
O cardápio eletrônico também é uma tecnologia com capacidade de proporcionar uma experiência única ao cliente. O cardápio eletrônico assume o lugar do menu impresso, permitindo que os clientes façam os pedidos de uma maneira mais prática, rápida e visual. Isso através de um equipamento disponibilizado pela restaurante, ou até mesmo pelo próprio smartphone do cliente, através de um aplicativo.Conteúdos relacionados