Saiba como cuidar dos móveis de madeira em áreas externas
Voltar

05 de junho de 2017

Saiba como cuidar dos móveis de madeira em áreas externas

Os móveis de madeira em áreas externas estão em alta há muito tempo, isso porque eles tornam o ambiente mais charmoso e aconchegante. Porém, por se tratar de um produto natural, necessitam de mais cuidados e manutenção para se manterem em bom estado e com sua aparência original. Muitas pessoas não se apegam a este fato e acabam se decepcionando com a durabilidade dos seus móveis, por isso é importante saber como cuidar dessas peças para prevenir danos e mantê-las bonitas por muito mais tempo.

Tratando e selando a madeira

A madeira em área externa está sujeita às mais diversas intempéries e é essa exposição ao tempo (sol, chuva, vento, geada, ar seco, ar úmido) que pode danificá-la. Ela sofrerá alterações podendo trincar ou expandir. Os problemas mais comuns são o aparecimento de fendas, rachaduras e o escurecimento da madeira (que se “bronzeia”). Além também do surgimento de pragas, como fungos ou cupim. É importante estar atento que quanto maior for a exposição do seu móvel ao tempo, maiores devem ser os cuidados. Esse volume de exposição que indicará qual o melhor produto deve ser usado e de quanto em quanto tempo a manutenção deve ser feita. Para uma madeira que ficará exposta ao tempo, é importante realizar um tratamento preventivo com aplicação de produtos e repetir a aplicação de tempos em tempos como manutenção. No geral essa manutenção deve ser feita uma vez ao ano, mas isso pode variar devido a exposição do móvel e do produto que foi escolhido. Existem diversos tipos de produtos que podem ser usados para este fim, listaremos aqui as possibilidades, explicando os efeitos de cada um.

Esmaltes

Os esmaltes são os menos utilizados em móveis, são preferidos para acabamentos de portas e janelas. Contam com proteção antifúngica e diversos tipos de matizes (cores) que podem ser escolhidos. O acabamento é liso e simples. O esmalte pode ser a base de água ou de óleo e tem odor mais suave, com a vantagem de seca muito rápido (em torno de 5 horas). Mas não são os melhores para uma proteção eficaz de móveis inteiros e com alta exposição ao tempo.

Vernizes

Banco sobral Cerutti Mobili

O verniz é o tipo de produto mais conhecido para proteção (e acabamento) da madeira. Existe uma grande variedade de opções de vernizes dos mais diversos no mercado. Cores diferentes, cobertura brilhosa, cobertura fosca. Alguns podem tirar o aspecto natural da madeira, por isso é importante cautela na escolha. Como principais características os vernizes repelem a água, os fungos e a umidade no geral. Alguns apresentam proteção contra os raios solares, dos quais falaremos depois. Os vernizes são apenas uma cobertura, não penetrando na madeira.Entre os mais indicados está o “verniz marítimo”, pois fecha melhor os poros do lenho, garante mais durabilidade à peça e mantém a madeira com sua cor original. Porém contém baixa proteção solar, que apesar de deixá-lo mais barato, não o torna uma opção tão viável para móveis muito expostos ao sol.

Catálogo de novidades..

Impregnantes – Stain

 Os impregnantes – mais conhecidos como Stains – são certamente os mais recomendados, apesar de não tão difundidos ainda. O verniz, por exemplo, cria apenas uma capa protetora para a madeira, enquanto o Stain penetra nos veios da madeira, formando uma película fina mas altamente protetora. Essa penetração, além de conferir um aspecto bem mais natural a peça, aumenta a eficácia em prevenir rachaduras e bolhas no acabamento. O acabamento fica tão natural que você continua sentindo a textura da madeira, enquanto que o verniz forma uma película lisa que tira o toque natural do lenho. Além disso, o verniz não consegue selar completamente as fissuras da madeira, e é por essas partes que a água vai entrar e danificar o móvel. Por sua característica de penetração, o Stain garante uma proteção muito mais eficaz conta o tempo, em especial sol, chuva e pragas. Existem dois tipos de Stain: os de acabamento e os preservativos. Para garantir a proteção de móveis da área externa o preservativo é a melhor escolha. Porém a durabilidade do Stain é um pouco menor, fazendo com que a manutenção tenha que ser feita em períodos mais curtos de tempo – a cada seis meses, por exemplo. Cuidado: em madeira resinosas, como cumaru, itaúba e nó de pinus, o impregnante não deve ser aplicado diretamente, pois há o risco da resina do produto se misturar com a resina natural da madeira e manchar a peça. Para esses casos é recomendado que se utilize um isolante antes, para impermeabilizar a madeira. Atenção especial: filtros solares Grande parte dos produtos para tratamento de madeira contém ação fungicida e repele água, porém só alguns contem com proteção para raios ultravioletas, agindo como filtro solar. Nas embalagens está indicado o nível de proteção solar de cada produto, podendo ser simples, dupla ou tripla. A escolha vai depender de quanto sol sua peça pegará. É recomendado, no mínimo, a proteção dupla. O verniz marítimo, por exemplo, só possui proteção simples. Os produtos com filtro solar são recomendados para quaisquer móveis que peguem sol direto, inclusive os que ficam dentro de casa e por ventura estejam próximos às janelas ou outras entradas de luz. O filtro solar é importante para garantir a cor natural da madeira, que é “queimada” ao longo do tempo e também para reduzir rachaduras e descascamentos.  

Dicas

  • Dentre as melhores madeiras para se ter na área externa, as mais recomendadas são: cumaru, peroba e ipê.
  • Mesmo mantendo os cuidados e a manutenção dos produtos de selamento, é importante não deixar seu móvel por longos períodos de tempo em lugares descobertos. Se o móvel não está sendo usado por dias, por exemplo, é válido cobrir os móveis com capa de tecido náutico ou, se houver possibilidade, os recolher para local coberto.
  • A madeira naturalmente “trabalha”, então outro cuidado bacana é reapertar os parafusos de tempos em tempos, mantendo o móvel firme e seguro.
  Catálogo de novidades..