Tecidos duráveis para estofados
Voltar

23 de agosto de 2018

Tecidos duráveis para estofados

Escolher o tipo de tecido para estofados é sempre um grande desafio. Se for um sofá para casa, por exemplo, é necessário pensar na presença de animais, crianças e adultos alérgicos. Além de não esquecer do conforto físico, térmico e da harmonização com a decoração. Se for para ambientes de grande circulação e movimento, como é o caso de restaurantes, esses fatores também devem ser levados em conta. Porém, torna-se ainda mais importante a preocupação com a limpeza e a durabilidade, já que são espaços onde circula comida e bebida diariamente e a chance de acidentes é maior.  Criamos uma lista com tipos de tecidos e tramas para usar em bares e restaurantes, com suas vantagens e desvantagens. A lista é divida em tecidos “para investir”, os “nem pensar!” e aqueles que “talvez, mas com cautela”. Informe-se e faça uma boa escolha!

Para investir

- Acquablock (impermeável) Muito utilizado em áreas externas, o Acquablock é certamente o mais procurado para quem busca um estofado impermeável. Ele tem longa durabilidade e torna a limpeza muito mais fácil. Basta um pano úmido e pouco esforço e o sofá está novinho! Esse tipo de revestimento não preserva cheiro e não acumula sujeira, sendo uma excelente opção para os ambientes de alta circulação, como os restaurantes. Sua desvantagem é que não é muito indicado para os climas intensos. Apesar de dispersar o calor, ele retém a umidade, deixando uma sensação desconfortável em dias muito quentes. - Couro sintético Imitação do couro original, o couro sintético é composto por um material forte. Sua principal vantagem é a limpeza. Assim como o Acquablock, uma esponja e detergente resolvem qualquer problema, sem precisar esfregar muito. Também não retém cheiro e pó e é ideal para quem procura por praticidade. Da mesma forma que o anterior, é desaconselhado para climas muito quentes. Como o material é isolante término, retém muito calor, podendo ficar com uma temperatura muito desagradável. Atualmente existem diversas opções de couro sintético. O que varia de um tecido sintético para o outro é a sua maleabilidade, a durabilidade, o conforto térmico e a textura, que pode ser mais ou menos agradável ao toque. Já é possível encontrar alternativas bem confortáveis e resistentes no mercado. - Jacquard É um tecido é complexo e uma das tecelagens mais antigas usadas até hoje. É extremamente resistente e a limpeza é bem fácil, devido a sua trama ser mais fechada. Também é considerado refrescante, por ser um tecido fino. Ponto para ele! O Jacquard não retém calor nem umidade. É um tecido muito utilizado na linha de estofados e, principalmente, de decoração. Isso porque, além das diversas técnicas de estamparia atuais, ele possui uma forma de estampar com os próprios fios durante a tecelagem, o que o torno muito charmoso e especial.

Nem pensar!

- Chenille Este ainda é um dos tecidos mais utilizados para revestir sofás. É confortável e aconchegante, além de existirem diversas opções de cores e estampas. Porém, possui um alto poder de absorção. E mesmo investindo em uma boa impermeabilização anual, a limpeza é sua inimiga. Ele possui muitos vincos e, assim, retém cheiros e manchas com facilidade. Por isso, não é nem um pouco indicado para lugares com alta movimentação e ambientes alimentícios. - Sarjas e lonas de algodão A sarja e a lona são opções bastante resistentes. São tecidos relativamente confortáveis e com sensação térmica agradável. Porém, sarja e a lona são materiais permeáveis, portanto absorvem sujeira e mancham com facilidade. Para evitar manchas, qualquer líquido deve ser retirado com um pano seco logo ao cair no sofá. Não parece uma boa opção para um bar ou restaurante, não é?

Talvez, mas com cautela

- Suede O tecido Suede é bem comum nos sofás hoje em dia, especialmente pelo seu baixo custo e conforto. É um tecido feito de poliéster, com textura é macia e aveludada. A durabilidade é alta e apresenta uma extensa variedade de cores e estampas. O revestimento é sintético, de espessura bem fina. É indicado inclusive para climas quentes, pois é fino e não retém calor ou umidade. Por suas tramas não serem aparentes, a limpeza é fácil. Porém, os líquidos derramados podem ser um problema. Por isso, é recomendando impermeabilizar anualmente. Outra dica é não esfregar demais, pois o tecido pode se desgastar. - Linho sintético O linho sintético, feito à base de poliéster e algodão, é também considerado uma opção resistente e de fácil manutenção. Embora não seja totalmente impermeável, ele absorve menos sujeira e umidade do que tecidos como o o Chenille e a sarja, e pode ser limpo facilmente, apenas com um pano úmido. Mas ainda é uma opção menos práticas que os impermeáveis. É necessário colocar na balança os outros aspectos (como decoração, textura, conforto).

Cuidados necessários

Independentemente do tecido escolhido, alguns cuidados são necessários para que os estofados durem por mais tempo. Basicamente, os estofados não devem ser expostos ao sol diretamente e devem, ainda, ser evitados produtos químicos para a sua limpeza, sendo mais indicados os de base neutra. A impermeabilização dos tecidos que já não vem impermeáveis de fábrica é a melhor saída para manter as características originais do sofá por mais tempo. A técnica evita que líquidos ou outros materiais penetrem no tecido formando manchas e danos permanentes. Vale lembrar que ela deve ser refeita anualmente.