
14 de julho de 2017
Tendências em móveis e decoração para 2018
Mês passado em Balneário Camboriú, SC, aconteceu a CASACOR, reconhecida e definida como a maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas, e o evento lançou diversas tendências em móveis e decorações para o próximo ano. Neste ano, a CASACOR trouxe como tema o “Design mais perto das pessoas”, com projetos, soluções e ideias que levam ao consumidor a preocupação com o design e sua função, forma, experiência e sobrevivência no cenário atual. Essa temática não dita regra apenas para decoração do lar, mas também é importantíssima para os ambientes públicos, pois essa preocupação também está no comércio, escritórios, shoppings, restaurantes e refeitórios. Especialmente para estes ambientes, o projeto não deve ser apenas bonito, mas deve ser funcional, ergonômico e estar alinhado com o perfil das pessoas que irão utilizá-lo, gerando mais conforto e identificação. Confira aqui as tendências para decoração 2018 e se inspire para seu ambiente comercial!

Móveis com formato orgânico
Curvas! Móveis que se inspiram nas formas orgânicas são a grande tendência para o ano, além de bonitos, possuem uma ergonomia muito mais confortável. As linhas retas e minimalistas estão sendo deixadas de lado nos projetos de decoração, dando espaço a móveis com mais curvas e fluidez. O casamento perfeito entre o natural orgânico e a vida moderna.
Madeira
Esta queridinha está há algum tempo aparecendo nas listas de tendência, ano após ano, e parece que não deixará de aparecer tão cedo! A madeira continua muito bem-vinda para aquecer a decoração e dessa vez ganha utilização mais rústica ou em formatos e cores mais claras. Neste ano, a aposta para usá-la é nos contrastes com materiais frios: ferro, espelhos e detalhes em laca de alto brilho. Lembrando que a madeira por se tratar de um produto natural, necessitam de mais cuidados e manutenção para se manterem em bom estado e com sua aparência original. Especialmente se ficarem na área externa, pois está sujeita às mais diversas intempéries (sol, chuva, vento, geada, ar seco, ar úmido) que podem danificá-la. Escrevemos um artigo especial sobre isso aqui.Metálicos
É pau, é pedra, mas também é metal! Mistura de matérias brutos com industrializados é tendência desde 2016 e segue em alta. Um mix de madeira, pedras, aço e vidro que se combinam para formar móveis bonitos e modernos, como dito acima. Os materiais metálicos ganharam espaço não apenas em peças de decoração, mas nos próprios móveis. Metal em divisórias, em armários de cozinha, em cadeiras e nos detalhes das mesas. Os materiais metálicos usados de maneira mais comum para objetos decorativos são o bronze, o ferro e o cobre, criando um verdadeiro festival de metais, opacos ou brilhantes, criando uma nova tendência. Mas, para móveis – especialmente de ambientes de alta circulação - o aço inox segue sendo o preferido dos gestores. Bonito, durável e de fácil manutenção, não poderia ser melhor! Se quiser saber um pouco mais das vantagens dos móveis de metal e como realizar sua manutenção, confira aqui.
Rosa antigo
Entrando no quesito “cores em alta” para investir na decoração (seja ela das paredes, objetos ou do próprio móvel), descobrimos esse tom que fez o maior sucesso na web e na CASACOR São Paulo. É exatamente aquele tom de rosa queimado, retrô, com aspecto empoeirado e nostálgico! Arquitetos e decoradores estão usando, cada vez mais, o rosa antigo. Essa cor delicada e com ar vintage aparece não só nos objetos decorativos, mas também – e muito! – nos móveis (especialmente estofados). Vale lembrar que é preciso que seu conceito e decoração casem bem com a utilização dessa cor, ou então vai parecer apenas brega.Elementos naturais
Na mesma onda da madeira, ainda seguindo a linha do “orgânico” e “natural”, a cortiça, as pedras naturais e a argila também ganham espaço. Esses matérias na decoração e nos móveis aumentam a sensação de conforto e aconchego. O revestimento rústico, como a pedra e a madeira, não aparece apenas no piso. Ele também transforma o visual das paredes, bancadas, cadeiras, estantes e mesas. O mármore é um excelente pedido, aparecendo até nas paredes na última edição da CasaCor em SP. Além da beleza, a praticidade é um ponto, visto que pedra é um material higiênico e muito fácil de limpar e conservar.Artesanato brasileiro
Produtos feitos a mão estão cada vez mais ganhando o gosto dos decoradores, e se você puder aliar artesanato com valorização da produção nacional, melhor ainda! O artesanato brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, e ele vai ajudar a garantir um ambiente ímpar e exclusivo ao seu negócio. A aposta é nas cerâmicas, nos bonecos de barro, nos trabalhos com madeira, nas peças de crochê, na funilaria popular e nos itens confeccionados com fibras naturais. Mesmo em paços amplos (como praças de alimentação), esses itens podem ajudar a tornar o ambiente mais intimista e único.
Letras em neon
Outra dica de decoração que pode se aliar aos seus móveis modernos: neon! Parece que só os itens antigos vêm tomando conta da decoração, mas não é verdade. Alguns itens moderninhos também fazem toda a diferença no layout da casa, restaurante, bar ou praça. O letreiro neon de parede emite uma luz neon e pode ser personalizado com uma palavra, frase ou figura. Você pode investir no logotipo da sua empresa ou numa mensagem agradável para os usuários do ambiente, por exemplo.
Mix de materiais
Como falamos acima, misturar matérias frios e quentes (como madeira e metal) é uma grande tendência. Nos exemplos abaixo podemos ver que essa mistura também funciona muito bem em ambientes públicos e espaçosos, como praças de alimentação e refeitórios. Madeira, plástico e metal compõe um ambiente bonito e que trará facilidades no uso, pois o plástico e o metal possuem uma manutenção prática e simples! Nesta primeira imagem, podemos notar, inclusive, que o mix de materiais foi usado também para compor 2 ambientes diferentes, deixando o espaço muito mais aconchegante.
Conteúdos relacionados