06 de setembro de 2021
|
Hotel
5 dicas de decoração para hotel
Confira nossas dicas de decoração em hotel e saiba como criar uma experiência única para os seus hóspedes.
Proporcionar conforto e uma experiência única são fatores fundamentais para hotéis que desejam conquistar cada vez mais hóspedes. Para isso, a decoração do espaço e pequenos detalhes, como o mobiliário, as cores e o planejamento dos ambientes merecem uma atenção especial.
Quando se hospedam em hotéis, as pessoas esperam um local confortável, estimulante e com algumas vantagens que elas não teriam em casa. A decoração do hotel ajuda a formar a primeira impressão dos hóspedes sobre o estabelecimento e, junto à qualidade dos serviços, contribui para uma experiência agradável.
Confira nossas dicas e saiba como decorar um hotel:
1 - Definição do estilo
O primeiro passo é entender quem é o seu público e o que ele deseja encontrar quando se hospeda no seu empreendimento.
Em viagens, a maioria das pessoas gosta de fazer uma imersão na cultura local e viver novas experiências.
Assim, faça uma pesquisa para identificar seu público-alvo e defina um estilo para o seu hotel – pode ser moderno, clássico, rústico, praiano, regional, entre outros.
Essas definições irão guiar a decoração dos quartos, dos ambientes comuns e até mesmo o cardápio do seu restaurante, em alguns casos.
2 - Organização dos espaços
O layout dos ambientes é um fator que os visitantes não prestam atenção diretamente, mas que tem uma grande influência sobre a sua experiência no local.
A organização do espaço, disposição das mesas e cadeiras e até mesmo a escolha de móveis com o tamanho adequado fazem a diferença na decoração dos ambientes.
O mobiliário deve ser escolhido de acordo com o estilo do projeto, visando o conforto e a sensação de aconchego nos hóspedes.
Além disso, as peças devem ser planejadas para facilitar a circulação no local e a integração entre os ambientes, especialmente nas áreas comuns.
3 - Cores e texturas das paredes
Mais do que os objetos do local, a decoração de hotel também deve levar em consideração as cores e texturas das paredes, que podem ser usadas para transmitir o conceito desejado.
Cada cor ajuda a passar uma mensagem diferente, seja na criação de um ambiente mais relaxante ou estimulante.
Da mesma forma, os revestimentos e texturas também podem ser usados a seu favor.
Papéis de parede, azulejos e desenhos ajudam a destacar um determinado espaço e podem ser usados de diversas formas para integrar os ambientes e criar uma experiência única para os hóspedes.
4 - Iluminação em cada ambiente
Cada ambiente demanda um tipo de iluminação específica, que deve ser utilizada de maneira estratégica para destacar os elementos mais importantes.
Ao fazer um projeto de decoração, procure utilizar ao máximo a iluminação natural, especialmente quando o objetivo é criar um espaço aconchegante.
Para complementar, você pode optar por luminárias e lâmpadas que permitem uma iluminação baixa, ajudando a criar um ambiente intimista.
Nesse sentido, as luzes amarelas (quentes) são mais indicadas para ambientes internos do hotel, como os quartos e espaços de relaxamento.
Já as luzes brancas estimulam o cérebro, portanto são mais adequadas ao saguão, por exemplo.
5 - Escolha dos móveis
Os móveis são um dos principais elementos da decoração de um ambiente e ajudam a transmitir conforto, aconchego e sofisticação.
Mesas, cadeiras, poltronas, sofás, booths e outras peças possuem inúmeras opções de design, cores e acabamentos que se adaptam a diferentes estilos.
Se o seu hotel tem um estilo moderno, você pode optar por uma decoração com cores neutras e móveis coloridos, por exemplo.
Por outro lado, peças clássicas são atemporais e dão um toque de requinte a ambientes minimalistas.
Agora que você já sabe como fazer uma decoração para hotel, confira nosso post sobre como escolher os móveis adequados ao seu empreendimento.
Conteúdos relacionados