5 dicas para organizar a gestão de seu projeto de arquitetura
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01 de junho de 2022

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Arquitetura

5 dicas para organizar a gestão de seu projeto de arquitetura

Entenda o que é gestão de projetos para arquitetura e confira 5 dicas para organizar melhor a execução de cada etapa.

Desde a construção de um edifício até a organização dos ambientes, é fundamental ter um plano de gestão de projetos para arquitetura, pois existem diversos requisitos importantes que devem ser seguidos. Assim, é possível levar em consideração as necessidades do cliente e conquistar um resultado satisfatório para todos.

Uma boa gestão de projetos também ajuda o arquiteto a entender melhor a proposta e conseguir realizar a obra com maior eficácia, seguindo as legislações específicas para cada tipo de espaço.

O que é gestão de projetos para arquitetura?

A gestão de projetos é a aplicação de técnicas, conhecimentos e habilidades para executar o projeto com eficiência.

Dessa forma, o gerenciamento ajuda a garantir que o objetivo seja atingido de acordo com os requisitos estabelecidos durante o planejamento, gerando um resultado satisfatório tanto para a empresa (em relação aos prazos e custos), quanto para o cliente final.

Uma gestão eficiente tem ainda a função de viabilizar o alcance dos objetivos de forma ordenada e com limites de execução, permitindo a programação prévia de cada ação e com foco nas metas definidas.

Com isso, a empresa torna-se mais ágil, dinâmica e com capacidade de entregar cada vez mais valor aos seus clientes.

Na arquitetura, esse conceito envolve desde a concepção até a conclusão do projeto, em etapas como:

  • Estudo preliminar de arquitetura;
  • Levantamento arquitetônico;
  • Anteprojeto de arquitetura;
  • Projeto Executivo de arquitetura.

Dicas para organizar a gestão do seu projeto

1. Organize as etapas individualmente

Para ter uma gestão mais eficiente, é importante ter um processo consolidado que possa ser aplicado a todos os projetos que serão realizados pelo arquiteto.

Assim, o primeiro passo é definir essas etapas, que podem ser dinâmicas e aplicadas em sequências diferentes para cada tipo de projeto.

O importante é ter uma espécie de roteiro para organizar as tarefas e não perder nenhuma informação ao longo da execução.

As etapas podem ser adaptadas para cada profissional, tipo de projeto e demanda dos clientes, mas em geral pode ser dividido da seguinte maneira:

  • Conhecimento do terreno e suas características;
  • Definição das necessidades e desejos do cliente;
  • Organização de ideias;
  • Desenho de croqui;
  • Desenhos técnicos diversos;
  • Realização de projeto 3D;
  • Montagem de maquete (se necessário);
  • Realização de cálculos;
  • Projeto de sistemas hidráulicos, elétricos, mecânicos etc.;
  • Aprovação da prefeitura.

2. Tenha um planejamento

Após a definição das etapas do projeto, é o momento de planejar cada uma, prevendo quais ações precisarão ser tomadas e quais os potenciais empecilhos que podem surgir com o tempo.

Nesta etapa, procure responder perguntas básicas sobre o orçamento, os riscos e os principais objetivos do projeto. A partir dessas respostas, será possível determinar a organização do espaço, o material a ser usado e o cronograma de entrega, por exemplo.

Durante o planejamento, é fundamental planejar a gestão de riscos, estabelecendo quais são as principais ameaças e como podem ser usadas como uma oportunidade para aprimorar o projeto.

3. Estabeleça metas

Com o planejamento em mãos, é o momento de definir as metas e prazos para os objetivos que foram determinados na etapa anterior.

Lembre-se que as metas precisam ser realistas e específicas, para que a equipe não fique sobrecarregada e consiga executar cada tarefa com qualidade.

Depois, é o momento de começar o projeto. Nesse período, é comum ocorrerem imprevistos, por isso é sempre possível (e recomendado) fazer pequenas alterações no planejamento inicial.

Sempre que necessário, procure revisar as rotinas e metas para considerar as mudanças e garantir que a equipe tenha flexibilidade para se reorganizar e cumprir os prazos.

4. Organize a rotina de trabalho

Ter um planejamento contribui para o aumento da produtividade e você também pode contar com a tecnologia para organizar melhor a rotina de trabalho, delegar tarefas e controlar os prazos das etapas.

Com um guia de atividades e uma rotina preestabelecida, é possível seguir as tarefas diárias e fazer alterações apenas se houver imprevistos.

Para isso, existem sistemas e aplicativos que ajudam a manter a consistência da rotina, mas também é possível fazer um roteiro ou usar um planner, por exemplo.

5. Conte com parceiros especializados

Criar um projeto de arquitetura é uma tarefa complexa e que costuma demorar meses para ser concluída, por isso a falta de organização prejudica o andamento, deixa os profissionais sobrecarregados e pode atrasar a entrega final.

Para isso, é preciso contar com parceiros qualificados e experientes em todas as etapas, seja um prestador de serviços ou uma empresa fornecedora de móveis.

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