A importância do layout de escritório para a produtividade da empresa
Voltar

14 de julho de 2021

|

Dicas

A importância do layout de escritório para a produtividade da empresa

Saiba como desenvolver um layout de escritório para aumentar a produtividade da sua empresa.

O ambiente de trabalho tem uma grande influência nas relações profissionais, no humor e na produtividade dos colaboradores. O layout do escritório, portanto, deve ser planejado para não apenas tornar o espaço mais bonito, mas também aconchegante e funcional.

O layout de ambientes corporativos é um dos pontos mais importantes na hora de criar ou reformar um escritório, afinal, um local com pouca luminosidade e ergonomia inadequada, por exemplo, pode deixar os colaboradores com dores no corpo e dificuldades de concentração.

Além disso, um layout bem planejado, desenvolvido por uma equipe de arquitetos e designers especializados, também facilita a organização do espaço e comporta mudanças de acordo com as necessidades do negócio ao longo do tempo.

Como desenvolver o layout de escritório

Os trabalhadores costumam passar grande parte do dia no escritório e a disposição dos móveis, a iluminação, as cores escolhidas e a organização do espaço ajudam a facilitar a comunicação entre as equipes e melhorar o clima organizacional.

A organização do ambiente também é importante para facilitar o acesso a tomadas, pontos de internet, interruptores, impressoras e outros dispositivos importantes para que os profissionais possam realizar suas atividades de maneira produtiva.

Confira os principais pontos a serem considerados em um projeto de layout corporativo:

  • Tamanho do local

Verificar as dimensões do espaço é um dos primeiros passos para um projeto bem-sucedido e irá guiar todas as decisões subsequentes, desde a escolha do mobiliário até os equipamentos.

Com essas informações em mãos, você pode escolher as mesas, cadeiras e outras peças importantes para que os colaboradores desempenhem suas funções.

Nessa etapa, lembre-se que existem normas regulamentadoras brasileiras sobre a circulação de pessoas, acessibilidade, saídas de emergência e ergonomia que devem ser aplicadas desde o início do projeto para não gerar prejuízos futuros.

  • Divisão dos setores

Existem diversos tipos de layout, desde os mais abertos, em que os colaboradores ficam próximos uns dos outros, até os mais segmentados, com salas fechadas.

A escolha depende das necessidades de cada empresa, já que cada setor pode ter demandas diferentes.

A área financeira, por exemplo, precisa de um espaço para arquivos, enquanto outras equipes precisam de isolamento acústico para realizar ligações.

No projeto, também é importante planejar espaços de descanso e convivência, com sofás, poltronas e cadeiras mais confortáveis, incentivando momentos de descontração.

  • Estilo e cultura organizacional

Além da parte funcional, o projeto visual também deve estar alinhado à identidade visual da empresa, seus valores e a cultura organizacional.

Uma startup costuma ter uma equipe menor e uma essência mais descontraída, o que se reflete na escolha das cores, dos móveis, na disposição das mesas e na escolha por pufes na sala de descanso, por exemplo.

Por outro lado, uma empresa mais formal, que preza pela tradição, geralmente usa cores mais sóbrias e um projeto clássico, o que não quer dizer, é claro, que irá abrir mão do conforto e da beleza.

O local deve manter a essência da empresa, harmonizar com as tendências e estimular a funcionalidade que ajuda a melhorar a produtividade dos funcionários.

  • Disposição dos móveis

A escolha dos móveis e a sua distribuição pelo escritório é um dos momentos mais importantes na criação do projeto.

Isso acontece porque o mobiliário impacta na iluminação, na ventilação, nas áreas de circulação, no conforto dos profissionais e, consequentemente, na realização de suas atividades.

Portanto, cada detalhe deve ser pensado para levar praticidade e funcionalidade aos espaços, sempre considerando as necessidades da empresa e de cada setor.

Os móveis devem ser inseridos em locais estratégicos, mantendo a acessibilidade a janelas, tomadas e fechaduras, por exemplo.

Ao elaborar um projeto, as peças devem ser escolhidas de acordo com a identidade visual da empresa e as necessidades de uso do local, colocando a qualidade da matéria-prima em primeiro lugar.

A Tasselo tem móveis exclusivos para uso comercial, corporativo ou comercial, com características únicas que atendem às necessidades de cada ambiente.

Se você está elaborando o layout de um escritório, baixe nosso catálogo de móveis e faça seu projeto conosco.