25 de maio de 2017
Antes de comprar, verifique a procedência
Já parou pra pensar de onde vem a madeira dos móveis que você compra? Se não, está na hora de analisar melhor. Mesmo que já tenham sido maiores, os números do desmatamento no Brasil ainda são preocupantes e a prática traz uma série de consequências negativas, tanto para a natureza, quando para os seres humanos.
Muitas empresas fabricantes de móveis optam por usar como matéria-prima madeira de desmatamento como forma de baratear a produção e vender os produtos no mercado por um preço menor. O resultado disso? Quase 8 mil km² de floresta devastada em 2016 na Amazônia, e na Mata Atlântica o número é de 184 km² entre 2014 e 2015.
Consequências
Entre os inúmeros impactos negativos causados pelo desmatamento está o comprometimento da biodiversidade, ameaçando de extinção espécies de plantas e animais. Muitos seres vivos que habitam nas florestas brasileiras ainda são desconhecidos, e podem desaparecer antes mesmo de serem estudados por conta da devastação da mata. Além disso, o desmatamento desenfreado contribuiu para o aumento do processo erosivo, que leva ao empobrecimento do solo. Rios e lagos sofrem com o assoreamento dos leitos, a umidade do ar fica menor e as temperaturas mais altas. O processo de desertificação das áreas devastadas também é acelerado.Como combater o desmatamento?
A exploração da madeira é apenas um dos motivos para o desmatamento, mas se combatida, irá contribuir, e muito, para a diminuição do corte de árvores. E como fazer isso? É simples... Antes de comprar um móvel, questione a procedência da matéria-prima utilizada. Na Cerutti Mobili, por exemplo, além de oferecer os móveis mais modernos e confortáveis aos nossos clientes, outro fator que nos difere da concorrência é que estamos sempre em busca de matéria-prima vinda de reflorestamento. Mesmo que nosso produto nem sempre seja o mais barato, com certeza apresenta qualidade superior aos outros disponíveis no mercado e ainda ajuda a preservar o meio ambiente.Conteúdos relacionados