
11 de junho de 2018
Arquitetura comercial para restaurantes
O sucesso de um ponto comercial está intimamente relacionado com a arquitetura do ambiente. Especialmente se nesse local as pessoas passarão um tempo e desfrutarão de uma experiência. Como é o caso de praças de alimentação, restaurantes, bares e bistrôs. Iluminação, mobiliário, cores e circulação são fatores essenciais no momento de atrair a atenção e proporcionar conforto aos clientes. Tudo isso é pensado a partir de um projeto de arquitetura comercial, que é desenvolvido com foco específico nesses ambientes. Conheça mais aqui!
Um erro comum de empreendedores desse ramo é investir apenas no desenvolvimento de elementos gráficos. Como logotipo, cartão de visita, site e anúncios. Eles se esquecem, ou desconhecem, que a identidade da marca deve ser expressa das mais variadas maneiras e em todos os momentos possíveis. Inclusive no espaço físico. Com os móveis, cores e detalhes escolhidos.
No caso dos estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e bistrôs é indispensável que o ambiente físico reflita aquelas características próprias do conceito idealizado. Dessa forma, além de apresentar uma estética mais atrativa, a arquitetura consegue promover uma experiência de imersão proveitosa e inesquecível. Confira as dicas:
O que é Arquitetura Comercial
É o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para espaços comerciais. Sejam eles lojas, quiosques, bares, restaurantes ou todo tipo de estabelecimento. Como o consumidor contemporâneo está muito mais exigente, não basta ter um ambiente comercial organizado e bem cuidado. Mais atrativos são necessários! Todos os detalhes devem ser pensados para melhorar a experiência do usuário, desde o piso até os detalhes. Ter uma arquitetura comercial planejada ajuda a se destacar na multidão de concorrentes. Através de uma identidade visual bem trabalhada, em todos os quesitos, esse negócio se coloca como marca e como referência. Atualmente, a arquitetura comercial precisa levar em conta não só o espaço, mas também o público-alvo da marca, a circulação no estabelecimento, cores, iluminação, apresentação da marca no ambiente e muitos outros detalhes que, a princípio, passariam despercebidos. E não é só de beleza que falamos. Beleza importa, mas importa muito mais o conforto!Projetando
Quem está pensando em abrir espaço para alimentação, pode encontrar num projeto comercial o diferencial que estava faltando. O dinheiro utilizado para melhorar o ambiente não deve ser encarado como um gasto, mas como um investimento. Esse investimento certamente dará retorno a médio prazo, através dos clientes. É interessante lembrar que a maioria das pessoas não está mais apenas interessada em comprar objetos ou fazer uma refeição. Elas querem vivenciar uma experiência! Saber mais sobre a marca, interagir com os produtos e serviços de diferentes formas, ter um momento agradável. A arquitetura comercial auxilia nisso, criando um ambiente completo para aconchegar e criar experiências e memórias valiosas para o consumidor. Para começar o planejamento é interessante buscar por uma empresa que já trabalhe com projetos para ambientes comerciais. Isso pode ajudar não só a acelerar o processo, como também possuir uma equipe um profissional experiente, que já conhece bem todas as normas e detalhes que tangem este tipo de projeto.Circulação e acessibilidade
Garantir um bom design do mobiliário é o primeiro passo para atender os quesitos de circulação e acessibilidade do espaço. Ordenar racionalmente os espaços é um dos grandes desafios em ambientes comerciais. O tamanho e o tipo adequado de acesso, a distribuição do mobiliário e o posicionamento de elementos, como o caixa, são alguns dos pontos chave no layout. Um ambiente comercial eficiente e agradável deve levar em conta os produtos e serviços oferecidos, juntamente com o comportamento do consumidor. Que tipo de comida será servida? O serviço é self-service ou a la carte? Quanto tempo espara-se que os clientes passem no ambiente? Refeições rápidas ou jantares longos? Essas perguntas ajudam a definir como deve ser a estrutura do lugar e, especialmente, do mobiliário.Restaurantes, Bares, Bistrôs...
Um projeto de arquitetura comercial deve andar colado com as orientações do marketing. Ao falar de restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios, fala-se também de negócios que precisam se estabelecer no mercado, ganhar visibilidade e conquistar o público. Mas, para atingir esses objetivos, é necessário que seja construída uma identidade única, com estilo próprio.
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