Arquitetura comercial para restaurantes
Voltar

11 de junho de 2018

Arquitetura comercial para restaurantes

O sucesso de um ponto comercial está intimamente relacionado com a arquitetura do ambiente. Especialmente se nesse local as pessoas passarão um tempo e desfrutarão de uma experiência. Como é o caso de praças de alimentação, restaurantes, bares e bistrôs. Iluminação, mobiliário, cores e circulação são fatores essenciais no momento de atrair a atenção e proporcionar conforto aos clientes. Tudo isso é pensado a partir de um projeto de arquitetura comercial, que é desenvolvido com foco específico nesses ambientes. Conheça mais aqui!

O que é Arquitetura Comercial

É o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para espaços comerciais. Sejam eles lojas, quiosques, bares, restaurantes ou todo tipo de estabelecimento. Como o consumidor contemporâneo está muito mais exigente, não basta ter um ambiente comercial organizado e bem cuidado. Mais atrativos são necessários! Todos os detalhes devem ser pensados para melhorar a experiência do usuário, desde o piso até os detalhes. Ter uma arquitetura comercial planejada ajuda a se destacar na multidão de concorrentes. Através de uma identidade visual bem trabalhada, em todos os quesitos, esse negócio se coloca como marca e como referência. Atualmente, a arquitetura comercial precisa levar em conta não só o espaço, mas também o público-alvo da marca, a circulação no estabelecimento, cores, iluminação, apresentação da marca no ambiente e muitos outros detalhes que, a princípio, passariam despercebidos. E não é só de beleza que falamos. Beleza importa, mas importa muito mais o conforto!

Projetando

Quem está pensando em abrir espaço para alimentação, pode encontrar num projeto comercial o diferencial que estava faltando. O dinheiro utilizado para melhorar o ambiente não deve ser encarado como um gasto, mas como um investimento. Esse investimento certamente dará retorno a médio prazo, através dos clientes. É interessante lembrar que a maioria das pessoas não está mais apenas interessada em comprar objetos ou fazer uma refeição. Elas querem vivenciar uma experiência! Saber mais sobre a marca, interagir com os produtos e serviços de diferentes formas, ter um momento agradável. A arquitetura comercial auxilia nisso, criando um ambiente completo para aconchegar e criar experiências e memórias valiosas para o consumidor. Para começar o planejamento é interessante buscar por uma empresa que já trabalhe com projetos para ambientes comerciais. Isso pode ajudar não só a acelerar o processo, como também possuir uma equipe um profissional experiente, que já conhece bem todas as normas e detalhes que tangem este tipo de projeto.

Circulação e acessibilidade

Garantir um bom design do mobiliário é o primeiro passo para atender os quesitos de circulação e acessibilidade do espaço. Ordenar racionalmente os espaços é um dos grandes desafios em ambientes comerciais. O tamanho e o tipo adequado de acesso, a distribuição do mobiliário e o posicionamento de elementos, como o caixa, são alguns dos pontos chave no layout. Um ambiente comercial eficiente e agradável deve levar em conta os produtos e serviços oferecidos, juntamente com o comportamento do consumidor. Que tipo de comida será servida? O serviço é self-service ou a la carte? Quanto tempo espara-se que os clientes passem no ambiente? Refeições rápidas ou jantares longos? Essas perguntas ajudam a definir como deve ser a estrutura do lugar e, especialmente, do mobiliário.

Restaurantes, Bares, Bistrôs...

Um projeto de arquitetura comercial deve andar colado com as orientações do marketing. Ao falar de restaurantes e outros estabelecimentos alimentícios, fala-se também de negócios que precisam se estabelecer no mercado, ganhar visibilidade e conquistar o público. Mas, para atingir esses objetivos, é necessário que seja construída uma identidade única, com estilo próprio. Cerutti MobiliUm erro comum de empreendedores desse ramo é investir apenas no desenvolvimento de elementos gráficos. Como logotipo, cartão de visita, site e anúncios. Eles se esquecem, ou desconhecem, que a identidade da marca deve ser expressa das mais variadas maneiras e em todos os momentos possíveis. Inclusive no espaço físico. Com os móveis, cores e detalhes escolhidos. No caso dos estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares e bistrôs é indispensável que o ambiente físico reflita aquelas características próprias do conceito idealizado. Dessa forma, além de apresentar uma estética mais atrativa, a arquitetura consegue promover uma experiência de imersão proveitosa e inesquecível. Confira as dicas:
  1. Espaço

Todos os metros quadrados disponíveis devem estar em consonância com a imagem que se pretende passar. Por exemplo, para um restaurante que deseja ser percebido como um lugar calmo e sofisticado, o mais indicado é a utilização de um espaço amplo, sem choque de cadeiras e onde a visão não está limitada pela poluição visual. Já se é um bar agitado, elementos que remetem a música pelas paredes, cores fortes e vibrantes e banquetas confortáveis nos balcões de bebidas podem ser o ideal.
  1. Mobiliário

O mobiliário revela qual é a proposta do local. Com suas formas, cores e materiais, os móveis remetem a uma aparência peculiar, com estilo e personalidade. Para um estabelecimento vintage e romântico, por exemplo, peças com armação em ferro fundido, formatos arredondados e estofados podem cair muito bem. Se o local é destinado a jantares longos, as cadeiras devem ser confortáveis e “abraçar” o cliente. Já para uma sorveteria, móveis coloridos e mais “sequinhos” são a melhor aposta. Para uma praça de alimentação, é necessário se atentar a facilidade de mover as cadeiras (peso) e ao tamanho das mesas, que devem caber diversas bandejas concomitantemente.
  1. Iluminação

A iluminação pode corroborar muito para expressar a identidade da marca. Se a luz for branca e preencher todo o espaço, o clima pode parecer um tanto formal. Se estiver em uma incidência mais baixa e com uma tonalidade amarelada, então a atmosfera se torna mais acolhedora e relaxante.
  1. Materiais

Materiais e suas cores, texturas e formas são excelentes artifícios para transmitir sensações. Se a ideia for apresentar uma estética futurista, por exemplo, metais, vidros e revestimentos lisos são perfeitos. Já para ambientes rústicos ou ligados à natureza, a madeira e os tecidos tendem a ser a melhor opção.