
15 de junho de 2017
Como conservar móveis onde há muita circulação de pessoas
Madeira
Para conservar os móveis de madeira, além da limpeza, é importante ter cuidado em alguns aspectos. Fique atento à exposição solar ou calor. Como a pele, a madeira também queima ao pegar muita luz e pode ganhar um aspecto indesejado de envelhecido. Além disso, a exposição demasiada ao sol ou calor podem danificar a estrutura da madeira, causando rachaduras. Cortinas são a solução mais prática para este problema. Invista nelas!

Metal
Móveis de metal naturalmente possuem muito mais durabilidade e resistência. Um produto feito de metal e conservado da maneira correta pode durar muitos e muitos anos. Os móveis de metal são também muito mais fáceis de limpar, bastando utilizar uma esponja com água e sabão neutro. Deve-se estar atento apenas para a ferrugem. Se seu móvel ficará exposto ao tempo, pegando chuva e umidade, por exemplo, existem soluções de protetores especiais que podem ser passados na peça para ajudar com o problema. Se seu negócio fica no litoral e sofre com a maresia, talvez metal não seja o melhor tipo de material para você.
Cromados
O cromo é frágil e isso o torna suscetível a danos por produtos químicos abrasivos. Se seu móvel é cromado, evite esponjas de aço ou produtos que contenham sal e aço na sua composição. É importante limpá-lo com frequência pois a poeira e os detritos ficam ainda mais visíveis em superfícies cromadas. Utilize um pano seco e macio para retirar o pó diariamente. Para manchas leves, um pano úmido com álcool isopropílico resolverá o problema. O cromo mancha muito fácil, portanto depois da limpeza deve-se realizar rapidamente a secagem da peça de forma uniforme, a fim de evitar a formação de manchas na superfície do móvel. Para conservar seu móvel cromado brilhando como novo, o polimento é recomendável. Realize aplicações de cera polidora automotiva à base de silicone, ou vaselina líquida, seguida de um pano seco. Repita numa frequência de 2 meses. Se você mora no litoral, é aconselhável realizar o polimento de forma semanal, a fim de aumentar a durabilidade da sua peça. A cera é facilmente encontrada em mercados ou postos de combustíveis.Plástico
Os móveis de plástico são mais leves, fáceis de limpar e baratos. Geralmente possuem um design mais simples, mas também podem conter as opções mais divertidas. Os móveis de plástico apresentam muitos benefícios, porém possuem durabilidade reduzida se compararmos com a madeira ou o metal. Para quem gosta de praticidade, o plástico com certeza dispara na frente dos outros materiais. Os cuidados com a limpeza e conservação são super simples e práticos: basta um pano úmido ou esponja com água e sabão. Para limpeza pesada, você pode usar jatos de água de alta pressão, que facilita muito o trabalho quando o número de peças é elevado. Essa opção jamais será possível para os móveis de madeira, por exemplo. Com o plástico, cuidado apenas com o cloro em abundância, pois o uso constante de produtos químicos fortes pode acabar danificando o material ao longo do tempo, visto que o plástico tem menor resistência. E embora o plástico não tenha problemas com calor e umidade, atente-se ao peso que seu móvel de plástico suporta, o plástico é o menos resistente dentre os matérias citados.
Conteúdos relacionados