Como é a rotina de um restaurante: saiba o que considerar na elaboração do projeto
Voltar

21 de setembro de 2022

|

Restaurantes

Como é a rotina de um restaurante: saiba o que considerar na elaboração do projeto

Você sabe como é a rotina operacional de um restaurante e o que considerar na elaboração de um projeto de design? Confira!

Você sabia que ao considerar a elaboração de um projeto de restaurante é preciso conhecer sua rotina operacional? Esse é um preceito básico para que um projeto voltado a ambientes gastronômicos atenda às especificidades do espaço e dos seus frequentadores.

Desde a escolha do mobiliário para restaurante ao tipo de iluminação a ser utilizada, o arquiteto ou designer de interiores deve se atentar a alguns pontos importantes. Preparamos um checklist com os principais. Acompanhe a seguir!

O que arquitetos e designers precisam saber sobre a rotina de um restaurante?

1) Tenha uma visão geral do restaurante

A princípio, é interessante ter uma visão geral do restaurante que será trabalhado no projeto e realizar um estudo completo de todas as atividades desenvolvidas no local, desde o serviço em si no salão ao fluxo de mercadorias do dia a dia.

Avaliar questões como essas são importantes para adequar o mobiliário da melhor forma e evitar possíveis gargalos operacionais, especialmente porque essas áreas são diversas e funcionam de maneiras distintas. Estude-as e crie possibilidades criativas em cima desses processos a fim de melhorar a produtividade de todos os envolvidos.

2) Conheça o cardápio do restaurante

É muito bacana quando você entra em um restaurante e percebe toda a atmosfera do ambiente refletida no cardápio. Afinal, por meio do menu, também é possível entender a personalidade que aquele ambiente quer transmitir aos seus clientes.

Nesse ponto, a escolha do mobiliário do restaurante e até mesmo a iluminação diz muito sobre a imagem que o estabelecimento quer passar.

3) Conheça as normas da Vigilância Sanitária

Não é apenas quem está na administração do restaurante que tem obrigação de conhecer e seguir as normas da Vigilância Sanitária. Os profissionais envolvidos no projeto de arquitetura e design também devem estar por dentro dessas regras.

A limpeza do ambiente deve ser impecável e o projeto precisa considerar elementos fundamentais para que as regras sanitárias sejam seguidas à risca a fim de evitar problemas futuros aos proprietários.

Por um exemplo, uma das normas da ANVISA sobre o revestimento para cozinhas industriais estabelece que “os pisos devem ser revestidos com material liso, antiderrapante, impermeável, lavável, de fácil higienização e resistente ao uso e aos produtos de limpeza e desinfecção. Devem ter inclinação suficiente em direção aos ralos para não permitir que a água fique estagnada”.

4) Verifique os locais estratégicos para higienização das mãos

Ainda falando sobre medidas sanitárias para restaurantes, verifique quais serão os locais estratégicos para a higienização das mãos. Com a pandemia, esse cuidado higiênico tornou-se um hábito e uma medida preventiva da disseminação de vírus e bactérias.

A higienização das mãos deve ser um hábito para além da cozinha do restaurante e estar disponível em pontos planejados para o acesso do cliente.

5) Fique atento à segurança do trabalho

Assim como as normas de Vigilância Sanitária devem ser consideradas em um projeto de design de restaurante, também é preciso ficar atento às regras de segurança do trabalho.

Com a planta baixa do restaurante em mãos, é possível aplicar um mapa de risco para evitar acidentes e problemas futuros aos funcionários e clientes.

Um exemplo é a necessidade do colaborador trabalhar em uma pia de altura ideal para sua estatura média, a fim de evitar possíveis problemas na coluna. Outro ponto é colocar avisos de segurança em locais determinados que também contribuem com a rotina operacional do restaurante.

6) Informe-se sobre o recebimento e estocagem de mercadorias

Outro ponto fundamental a ser levado em consideração na elaboração do projeto de restaurante é o fluxo de mercadorias que entram e saem do estabelecimento. Além disso, considere também a estocagem desses produtos.

Alimentos, bebidas e outros produtos necessários para o bom funcionamento de um restaurante requerem um local ideal, seja para estoque ou simplesmente para a passagem. Nesse sentido, considere o tamanho do restaurante. Dependendo do porte do estabelecimento, a quantidade de itens que chegam todos os dias pode ser volumosa e exige uma organização ideal para tal.

7) Entenda como funciona a preparação do salão

A preparação do salão para a execução do serviço deve ser uma das prioridades do checklist do seu projeto.

Tenha respostas para perguntas como: qual é o fluxo de saída de pratos para os clientes? De onde sairão os pratos a serem entregues pelos garçons? A preparação do salão é feita de que maneira?

A organização dessa rotina operacional do restaurante também deve ser levada em consideração na elaboração do projeto e escolha do mobiliário.

8) Observe o sistema de câmeras de monitoramento

Idealize um projeto completo que abarque a instalação de câmeras de segurança no restaurante. Proteger o patrimônio do seu cliente é primordial, além de utilizar esses sistemas para monitorar as atividades rotineiras dos funcionários e a movimentação dos clientes.

Confira se o estabelecimento possui estacionamento, saiba qual a média de pessoas que circulam todos os dias no local, entre funcionários e clientes, verifique também se há um horário de pico.

9) Reserve um local ideal para o escritório administrativo

Projete um escritório adequado para a administração do restaurante. Esse espaço deve ser confortável e funcional, de forma que transmita a criatividade de um ambiente propício para insights de negócio.

Se for possível, certifique-se de escolher um local estratégico e longe do ‘vai e vem’ dos funcionários e clientes. O escritório administrativo pode ser também a central de controle de câmeras de monitoramento e segurança do estabelecimento.

Viu como é importante conhecer a rotina operacional de um restaurante para a elaboração de um projeto de design?

Agora, você já sabe o que deve ser levado em consideração e pode tirar quaisquer dúvidas com a nossa equipe para a escolha do melhor mobiliário para restaurante. Entre em contato e conheça nosso catálogo!