17 de agosto de 2022
|
Ambiente Corporativo
Vale a pena investir em um ambiente de trabalho funcional?
Entenda o que é um ambiente de trabalho funcional e por que investir em um projeto para o seu espaço corporativo.
Um ambiente de trabalho bem planejado, organizado e com os móveis adequados ajuda a aumentar o engajamento da equipe e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio. Dessa forma, a funcionalidade deve ser prioridade ao estruturar um projeto arquitetônico.
Trabalhar em um espaço prático, confortável e agradável é um diferencial para as empresas se posicionarem no mercado. Em um ambiente de trabalho funcional, os colaboradores podem desempenhar suas atividades com maior qualidade e eficiência.
O que é um ambiente de trabalho funcional?
Um ambiente de trabalho funcional é um local que funciona para o seu objetivo, ou seja, o projeto é desenvolvido para apresentar um ambiente corporativo prático e confortável para as pessoas que o frequentam.
Para isso, tanto a construção quanto a decoração são pensadas para planejar uma área propícia às atividades que serão realizadas no local, pensando na saúde e bem-estar dos colaboradores, clientes e fornecedores.
Ao investir em um espaço funcional, as empresas têm um investimento certeiro e focado em atender suas principais necessidades, proporcionando aos profissionais um local eficiente para que executem seu trabalho da melhor maneira possível.
Por que investir em um escritório funcional?
-
Melhoria dos processos
Em muitos casos, o próprio espaço de trabalho é causador de distrações e confusões entre os profissionais, seja pela iluminação inadequada, acústica ineficaz, layout sem planejamento ou móveis sem ergonomia, por exemplo.
Nesse cenário, os colaboradores acabam gastando mais tempo para realizar suas funções, com muitos detalhes que atrapalham sua rotina. Com isso, as tarefas atrasam e dificultam o andamento dos processos da empresa como um todo.
-
Aumento da produtividade
O local de trabalho tem grande influência sobre a produtividade das pessoas e estudos mostram que colaboradores satisfeitos são mais produtivos e felizes, com menos chances de pedir demissão.
Pensando nisso, grandes empresas passaram a investir esforços em alternativas que propiciem um escritório agradável para a equipe, especialmente após a pandemia de coronavírus, quando muitas organizações adotaram permanentemente o modelo de trabalho híbrido.
-
Economia
Embora seja necessário um investimento inicial no projeto arquitetônico e em móveis de qualidade, a tendência é que um ambiente de trabalho funcional seja focado no que realmente importa, reduzindo gastos desnecessários.
Com o aumento da produtividade e a construção de um ambiente profissionalmente saudável, a empresa tem melhores resultados tanto no âmbito financeiro e mercadológico quanto na saúde dos colaboradores, retenção de talentos e sustentabilidade dos processos.
Como considerar a funcionalidade no projeto corporativo?
Se possível, o mais indicado é investir na iluminação natural, que traz inúmeros benefícios para a saúde e bem-estar das pessoas.
Caso não seja uma possibilidade, apostar em lâmpadas LED é uma alternativa, pois essa tecnologia promove alto grau de luminosidade, mais sustentabilidade e economia de energia para a corporação.
Em ambientes corporativos, é indicado que não haja excesso de móveis para não prejudicar o fluxo de pessoas.
Para os clientes e visitantes, na recepção ou sala de reunião, por exemplo, as cadeiras clássicas de design oferecem um visual despojado e sofisticado, mas sem perder em conforto.
Dessa maneira, uma dica para ambientes funcionais é investir em móveis funcionais e com espaço suficiente para as necessidades do dia a dia dos colaboradores.
Além disso, é essencial oferecer cadeiras ergonômicas para os colaboradores, ou seja, que promovam as condições físicas ideais.
Assim, devem ter regulagem de altura, serem macias e permitir que a pessoa permaneça com a postura certa e o encosto adequado.
Essas peças também podem contar com apoios para os braços, sendo que o tipo e a necessidade podem variar de acordo com o modelo de mesa utilizado.
Agora que você já sabe por que investir em um ambiente de trabalho funcional, confira nossas dicas para elaborar um projeto funcional de espaços corporativos.
Conteúdos relacionados