04 de maio de 2022
|
Ambiente Corporativo
4 itens para considerar na arquitetura corporativa
Confira 4 itens para considerar em um projeto de arquitetura corporativa e que fazem a diferença na rotina de trabalho dos colaboradores.
A arquitetura corporativa é voltada a desenvolver projetos personalizados para espaços de trabalho, aliando estética e eficiência de modo a levar bem-estar e conforto para a rotina dos colaboradores. Assim, o ambiente é projetado de acordo com os valores e o estilo de cada empresa, contribuindo para a motivação e a produtividade dos trabalhadores.
A arquitetura corporativa é responsável por criar espaços dinâmicos e com boa acessibilidade, ergonomia, aproveitamento do espaço e outros itens que possuem grande fazem a diferença na rotina de trabalho e na motivação dos profissionais. Conheça alguns deles:
1. Trabalho híbrido
Um dos principais legados da pandemia para o mundo corporativo é a popularização do trabalho híbrido.
Neste modelo, em que os colaboradores passam alguns dias da semana trabalhando em home office e outros presencialmente no escritório, ambientes grandes e com salas individuais já não são necessários para grande parte das empresas.
Ao invés dos projetos arquitetônicos antigos, os novos modelos priorizam salas de reunião com tecnologia para os encontros virtuais e ambientes de trabalho flexíveis com espaços alternativos como pufes, sofás, bancadas compartilhadas, etc.
Da mesma forma, ambientes de descontração são cada vez mais bem-vindos e dão um toque acolhedor à decoração do escritório, contribuindo para o bem-estar dos colaboradores e fazendo com que se sintam valorizados pela empresa.
2. Ambientes humanizados
A humanização dos ambientes é uma das grandes tendências da arquitetura para os próximos anos e envolve pensar nos espaços de forma integral, avaliando as necessidades estratégicas e funcionais de cada projeto, bem como os sentimentos que provocam nas pessoas que os ocupam.
Nesse sentido, a arquitetura corporativa deve levar em consideração maneiras de melhorar a qualidade de vida, o bem-estar e a interação entre os colaboradores, aplicando medidas como:
- Planejamento de espaços amplos e livres priorizando a mobilidade;
- Criação de layouts abertos, com ambientes sem paredes e divisórias nas estações de trabalho;
- Investimento em mobiliário de qualidade, priorizando a ergonomia e o conforto;
- Aplicação de medidas de conforto ambiental, como climatização, iluminação natural, ventilação, entre outras;
- Criação de espaços de descompressão e interação entre as pessoas, tanto em áreas internas quanto externas.
3. Design biofílico
O design biofílico consiste na inclusão de plantas e elementos que remetem à natureza em um projeto de ambiente corporativo.
Entre seus principais benefícios estão o aumento de sensações positivas de conforto, bem-estar físico e mental, além da redução dos níveis de estresse nas pessoas que utilizam o espaço.
Essa prática também está alinhada à conscientização sobre a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, ou seja, o escritório ajuda a transmitir os valores da empresa e estimula sua prática no dia a dia.
4. Cores e iluminação
As cores na arquitetura e decoração têm a capacidade de agir no psicológico e no comportamento das pessoas, provocando estímulos de sentimentos e sensações diferentes.
Por isso, um projeto para ambiente de trabalho deve considerar o uso das cores para favorecer a produtividade, criatividade e bem-estar dos funcionários, melhorando seu dia a dia.
A iluminação é outro fator fundamental em um projeto bem-sucedido, pois o excesso de iluminação artificial causa desconforto visual aos colaboradores, prejudicando a concentração, o bem-estar e levando a sintomas físicos.
Portanto, o aproveitamento da luz natural deve ser pensado durante o projeto para manter as pessoas concentradas e dispostas, além de ajudar a economizar energia.
Esses e outros itens são fundamentais em um projeto de arquitetura corporativa que busca estimular o bem-estar, conforto e produtividade dos colaboradores. Para saber mais sobre a importância do layout de escritório, confira o texto em nosso blog.
Conteúdos relacionados