05 de outubro de 2022
|
Design Exclusivo
Como o design do mobiliário impacta fidelização de clientes?
Entenda como o design do mobiliário pode impactar na fidelização de clientes considerando o conforto e o tempo de permanência no estabelecimento.
Quando pensamos na importância dos móveis para bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais, as questões que mais influenciam a escolha são a beleza, a funcionalidade e o custo dessas peças no projeto. Mas, mais do que simples elementos que compõem o espaço, o mobiliário também pode se tornar decisivo na fidelização dos clientes.
Isso porque os móveis estão diretamente relacionados ao conforto que as pessoas irão desfrutar naquele estabelecimento, assim como são determinantes no que diz respeito ao tempo de permanência. São dois pontos primordiais de acordo com a proposta de cada ambiente e o seu público de interesse.
Vamos entender melhor como esse processo acontece na prática? Confira abaixo alguns tópicos sobre o impacto do design de mobiliário entre os clientes que frequentam o espaço.
Design do mobiliário e seu impacto no estabelecimento
Cadeiras, mesas, banquetas, poltronas, booths e outros móveis fazem parte das possibilidades de escolha para compor estabelecimentos comerciais. Quanto mais confortáveis essas peças forem, maior será o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento.
E se pensarmos a longo prazo, esse também é um motivo para o cliente voltar em outras ocasiões e recomendar o espaço para amigos e familiares. Em tempos de redes sociais, essa experiência é ainda mais importante, já que bastam poucos cliques para qualquer sentimento de desconforto ser relatado em uma publicação que pode alcançar milhares de pessoas.
Ou seja, escolher os móveis deve ser uma questão prioritária para os gestores, de forma a combinar a proposta do seu estabelecimento com um cuidadoso design de mobiliário. Para facilitar essa escolha, considere os aspectos abaixo:
Cores e matéria-prima dos móveis
A primeira impressão que o cliente tem sobre o ambiente é a cor e a matéria-prima escolhidas para os móveis. São características que definem se aquele ambiente é tradicional, elegante, jovem, despojado, ou seja, qual é o seu estilo.
Madeira e cadeiras estofadas são elementos comumente ligados a espaços aconchegantes e femininos, assim como uma paleta de tons quentes e design de linhas orgânicas. São ambientes convidativos e que favorecem um tempo de permanência maior.
Já as cores mais frias e materiais como alumínio não remetem a um estado de conforto por muitas horas, não sendo uma combinação indicada quando esse é o objetivo do projeto.
Mesas e cadeiras: atenção às bases de apoio e braços
Outro ponto importante no design do mobiliário é a sua base, especialmente no caso de mesas e cadeiras. É cada vez mais comum encontrar peças de bases que surpreendem com seu estilo ousado e contemporâneo. Mas, nem sempre, são escolhas que apresentam estabilidade caso as pessoas se sentem na borda, por exemplo.
Bases com quatro pés para cadeiras ainda são as melhores opções para transmitir segurança, especialmente quando o público envolve crianças e a terceira idade. Se optar por um modelo com braços - o que é bem-vindo em restaurantes com um serviço mais demorado - evite cadeiras estreitas demais. No caso das mesas, os apoios têm que ser firmes o bastante para evitar o incômodo de uma peça que balança o tempo inteiro.
Tamanho dos móveis e a funcionalidade do ambiente
Outro aspecto importante para garantir o conforto dos clientes é equilibrar as medidas dos móveis de forma harmônica com os espaços entre mesas e cadeiras.
Para uma pessoa desfrutar de uma refeição em um restaurante, por exemplo, a mesa precisa ter aproximadamente 60 cm de largura e 35 cm de profundidade. Também é preciso considerar uma faixa livre de 20 cm para a colocação de travessas e acompanhamentos, o que resulta em uma profundidade ideal de 80 a 85 cm.
É claro que são medidas que podem variar de acordo com o estilo do restaurante e o serviço oferecido, mas é fundamental analisar o cardápio para verificar se há espaço suficiente para acomodar todos os itens com conforto. Uma lanchonete que serve o pedido em bandejas terá uma necessidade completamente diferente de um restaurante a la carte, com travessas amplas.
Além disso, também é fundamental calcular a distância de uma cadeira para outra - considerando o espaço que uma pessoa precisa para afastar o mobiliário para se sentar, sem precisar “esbarrar” em clientes da outra mesa. Esse planejamento também é importante para otimizar o trabalho dos colaboradores do estabelecimento, que terão vãos livres para se locomover com mais segurança e praticidade.
Também vale reforçar outros quesitos importantes na escolha do design do mobiliário:
- Resistência e leveza dos materiais;
- Fácil manutenção e limpeza dos móveis e do ambiente;
- Ergonomia para atender a todos os clientes;
- Acessibilidade do local;
- Ergonomia, ou seja, assentos e encostos com a altura adequada às mesas;
- Produção sustentável.
Todos esses aspectos são determinantes para uma experiência satisfatória no estabelecimento, impactando não apenas a percepção do cliente mas também na credibilidade da marca em seu nicho.
Tasselo: design inovador em mobiliário para projetos comerciais
A Tasselo tem mais de 20 anos de tradição em mobiliários e conta com fábrica própria e estrutura completa para atender a projetos de diversos portes em todo o Brasil.
O cuidado com os detalhes e o design inovador são as principais características das peças desenvolvidas pela marca, que oferece diversas opções de produtos para ambientes gastronômicos e comerciais.
Desde as peças clássicas de design até móveis exclusivos desenvolvidos por uma equipe própria de designers, a Tasselo tem um portfólio único, com mobiliário que se adapta a qualquer projeto.
As linhas de produtos da Tasselo possuem mesas, cadeiras, poltronas, booths e outras peças, priorizando sempre a qualidade da matéria-prima e o design sofisticado.
Baixe nosso catálogo e encontre as melhores opções de móveis para o seu projeto.
Conteúdos relacionados