Como proteger os móveis de madeira do sol
Voltar

07 de dezembro de 2017

Como proteger os móveis de madeira do sol

Os móveis de madeira sempre deixam o ambiente muito mais agradável e aconchegante, especialmente se for no pátio, jardim ou varanda da casa. A madeira é um material elegante e de longa duração. No entanto, devido à exposição ao tempo (sol, chuva, umidade, vento), os móveis de madeira podem facilmente ser danificados se os responsáveis não estiverem atentos com a manutenção e os cuidados necessários. Vamos te dar algumas dicas de como conservar seus móveis de madeira da área externa bonitos por mais tempo! Por ser um produto natural, a madeira exposta ao clima tende a apresentar alterações em sua aparência. Algumas dessas alterações são desgaste, rachaduras e escurecimento da cor natural. Para proteger os móveis da ação do tempo, o material deve receber algum tipo de acabamento protetor, como esmaltes, vernizes e impregnantes.

Sol e Madeira

No geral, a maioria dos produtos desenvolvidos para o revestimento de madeiras são especiais. Eles possuem propriedades fungicidas e hidrorrepelentes. Mas, além disso, algumas variedades oferecem proteções específicas contra a ação dos raios ultravioleta (UV), e essas são especialmente importante na proteção contra o sol. Com os raios de sol a madeira perde sua beleza natural e a cor (degradação essa que causa o branqueamento da superfície, mas não afeta diretamente a integridade estrutural da madeira). A umidade, a chuva, o vento e as mudanças de temperatura podem ocasionar maiores danos a estrutura. Por isso vários produtos já fornece, uma proteção para mais de um tipo de ação metereológica.

Tipos de Acabamento

  1. Verniz

Os vernizes são, sem dúvida, os produtos mais populares quanto se trata de proteção de madeira. São produtos resistentes a impactos, calor, abrasão e água. Vernizes para madeira podem ser feitos à base de solventes ou de água. O verniz cria uma espécie de película que recobre a superfície da madeira, que resulta em um acabamento liso, encobrindo as “imperfeições” naturais do móvel. Quando se trata de peças que estarão diretamente expostas à luz solar durante muito tempo, recomenda-se o uso de produtos com filtro solar duplo. A proteção contra os raios UV pode ser até tripla. De acordo com a maioria dos fabricantes, para usos exteriores, o ideal é aplicar três demãos do produto. Isso garante uma melhor proteção. No entanto, vernizes com forte filtro solar tendem a escurecer a madeira, especialmente se aplicados repetidas vezes. Se a ideia for manter o aspecto natural da madeira, a melhor opção pode ser o verniz marítimo, que oferece boa proteção, não altera a cor da madeira e, em geral, é mais econômico. Atenção: ainda que existam versões com dupla ou até tripla proteção solar no mercado, muitas vezes esse tipo de verniz possui apenas proteção simples aos raios UV, não sendo o mais adequado para peças expostas diretamente à luz do sol.
  1. Impregnante - Stain

O stain é considerado por muitos arquitetos e fabricantes de móveis a melhor forma de proteger a madeira em ambientes externos. O stain é um impregnante, ou seja, penetra nos veios da madeira, protegendo as superfícies contra a umidade, sol e fungos. Cerutti MobiliEm algumas versões possui ação inseticida para a proteção contra pragas (cupim, brocas e outras). Ele forma uma película bem fina que não descasca com o tempo e não trinca com a ação prolongada do sol e das chuvas, como o verniz. Se trata da melhor opção para os que querem preservar o aspecto mais natural das peças. É importante estar atento na hora de comprar o impregnante, pois existem dois tipos de stain: os preservativos e os de acabamento. Em ambientes externos o ideal é o preservativo, que deve possuir no rótulo um registro do Ibama. Atenção: o stain tem sua durabilidade reduzida em madeiras resinosas como o Ipê, a Grapia, a Itaúba e o Cumaru. Para esse tipo de madeira já existem no mercado vernizes específicos.

Verniz vs. Stain

A principal diferença entre o verniz e o stain é a manutenção. Os dois produtos devem ser reaplicados periodicamente. Nas áreas mais expostas ao sol, isso deve ser feito anualmente de forma preventiva, ou até a cada 6 meses. Porém, o verniz precisa ser totalmente removido antes da nova aplicação – exigindo muitas vezes a utilização de removedores especiais. Para o stain, basta limpar bem a superfície para tirar o pó que se acumula com o tempo (que nada mais é do que o resíduo do produto desgastado). Isso faz a manutenção muito mais rápida e barata!

Outras dicas de cuidados

 Evite deixar móveis de madeira expostos às intempéries quando não estiverem em uso. Após o contato excessivo com sol ou/e chuva é comum ocorrer despigmentação, retração, rachaduras, envergamento de tábuas e afrouxamento dos parafusos. Se possível, quando não estiverem sendo utilizados, guarde-os em um lugar coberto, ventilado e seco. Outra opção é cobri-los com um tecido especial nos dias de chuva ou no período de férias. Essa rotina pode ser cansativa, portanto é imprescindível o uso de produtos para a proteção contra os agentes do tempo e sua manutenção periódica. Cerutti MobiliA arquiteta Ivani, baseada em sua experiência, conta como cuida de seus móveis: cera de carnaúba neutra nos madeiramentos externos cobertos e stain transparente nos que ficam expostos. “Aplico a cada seis meses e a proteção é ótima”, conta a paisagista, que também utiliza cera de silicone incolor, lustra móveis e óleo de peroba nas manutenções semestrais. Vale lembrar que o óleo de peroba não é recomendado para madeiras claras e também deve ser usado com cautela, pois em excesso mancha as roupas. - Para obter melhores resultados, recomenda-se passar óleo de peroba ou linhaça nos móveis uma vez ao mês. Isso evitará que eles se ressequem. Jamais utilize cera ou produtos abrasivos nas peças. Isso pode manchá-las e danificar sua superfície.