
09 de novembro de 2020
Conheça os principais tipos de serviços à mesa para adotar em seu restaurante
O atendimento de qualidade, aliado ao sabor da comida e o conforto do ambiente, é fundamental para criar uma experiência agradável e conquistar cada vez mais clientes. Para isso, também é preciso escolher com cuidado o tipo de serviço à mesa que será adotado no seu restaurante, de acordo com o cardápio e o estilo do local.
O serviço à mesa é a maneira como a refeição é servida aos convidados e geralmente é realizado por garçons, seja em um restaurante ou evento. Alguns critérios importantes para a escolha são:
- Quantidade de itens do cardápio;
- Espaço;
- Número de convidados ou clientes por mesa;
- Informalidade ou não do ambiente;
- Tempo disponível para realizar o serviço.
A partir dessas informações, é possível escolher o estilo mais adequado para garantir a qualidade do serviço e a satisfação dos consumidores.
Conheça os principais tipos de serviço à mesa e quando adotar cada um:
1 - Serviço volante
O serviço volante é uma das opções mais modernas e requintadas da lista. Geralmente é realizado em eventos, mas restaurantes podem utilizá-lo para a degustação de um novo cardápio, por exemplo.
Nele, os convidados ficam em pé, livres para circular pelo local, enquanto os garçons oferecem aperitivos e bebidas em uma bandeja. Também é comum haver mesas de degustação e alguns sofás ou mesas em pontos específicos.
Por isso, o cardápio geralmente é formado por finger foods, ou seja, mini porções que podem ser consumidas com as mãos, sem a necessidade de pratos e talheres.
2 - Serviço empratado
Outra opção sofisticada é o serviço empratado, muito comum em restaurantes à la carte.
Nesses locais, a refeição é preparada e finalizada na cozinha e o garçom traz o prato pronto para o cliente na mesa.
Para isso, é importante que a equipe da cozinha seja ágil e organizada para evitar a demora na entrega dos alimentos.
3 - Serviço à americana ou buffet
O serviço à americana, também conhecido como buffet, é um dos mais comuns em restaurantes.
Nesses locais, os pratos são organizados em uma mesa principal para que os clientes sirvam-se sozinhos.
Em geral, os pratos, talheres e guardanapos são colocados em uma das extremidades da mesa, seguidos pelos pratos frios, saladas e temperos. Depois, são organizadas as guarnições (arroz e massas) e, por último, as proteínas (carnes).
Assim, os garçons precisam apenas repor os pratos e levar as bebidas até as mesas dos consumidores.
4 - Serviço à brasileira
Prático e despojado, o serviço à brasileira é o mais usado em jantares de família. Neste serviço, os garçons levam as refeições à mesa e os próprios clientes se servem.
Por ser um estilo mais informal do que alguns que veremos a seguir, é ideal para restaurantes com comida caseira e um clima aconchegante.
Assim, não demanda grande quantidade de profissionais no salão e tem um custo mais baixo de maneira geral.
5 - Serviço à francesa
O serviço à francesa tem este nome porque era amplamente usado pelos nobres da França até o século XIX, por isso tem diversas formalidades e exige garçons qualificados e experientes.
Desta forma, diversos pratos são levados até a mesa e servidos ao mesmo tempo. Os garçons devem estar posicionados ao lado esquerdo do cliente, para que possa servir-se livremente.
Depois, os pratos são retirados pelo lado direito à medida que cada um termina sua refeição.
6 - Serviço à russa
O serviço à russa é semelhante ao estilo francês e também exige uma quantidade maior de garçons experientes.
Em restaurantes que adotam este tipo de serviço à mesa, as travessas com os alimentos são levadas até os clientes em um guéridon (pequena mesa móvel) com um réchaud (fogareiro) para manter a temperatura.
Depois, o garçom-chefe finaliza o prato diante dos clientes e os serve pelo lado esquerdo, retirando os pratos vazios pela direita após a refeição.
Para isso, são necessários dois profissionais para realizar o serviço com qualidade e presteza.
7 - Serviço à inglesa direto
O serviço à inglesa direto é similar ao realizado em restaurantes de rodízio, como pizzarias e churrascarias.
Dessa forma, o garçom mostra o prato ao cliente, aguarda a sua aprovação e então serve o prato pelo lado esquerdo. Em ambientes mais formais, os profissionais são orientados a organizar a disposição dos alimentos no prato da maneira adequada.
Por isso, ao implementar este serviço, é importante contar com garçons ágeis e com conhecimento aprofundado do cardápio oferecido.
8 - Serviço à inglesa indireto
Semelhante ao estilo anterior, o serviço à inglesa indireto também demanda garçons hábeis e qualificados.
Assim, o garçom traz a travessa da cozinha e mostra ao cliente para aprovação. Depois, o profissional monta o prato no guéridon, de acordo com as orientações do chef, e serve os visitantes pelo lado esquerdo.
Por ser um estilo formal, demanda mais tempo e espaço para que seja executado, portanto é utilizado em eventos com poucos convidados.
Assim, depois de escolher o tipo de serviço à mesa ideal para o seu restaurante, é preciso planejar o ambiente para oferecer uma experiência inesquecível aos clientes. Nesse sentido, a escolha dos móveis é fundamental para garantir o conforto e transmitir o estilo do local.
Confira todas as opções de mobiliários da Cerutti/Tasselo e faça seu projeto conosco!
Conteúdos relacionados