21 de agosto de 2023
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decoração
Dicas para deixar seu restaurante mais aconchegante
Crie um ambiente aconchegante em seu restaurante. Acesse dicas relacionadas a decoração, iluminação e toques personalizados para fidelizar clientes.
O restaurante é um tipo de estabelecimento que consegue provocar diferentes sensações no público que o visita.
Quando os pratos servidos atendem às expectativas, o atendimento é satisfatório e o ambiente harmoniza com tudo isso, as chances de fidelização aumentam muito.
É por isso que, quando falamos especificamente sobre restaurantes, é claro que a parte relacionada ao sabor da comida é crucial. Contudo, a decoração também conta com a sua importância. É sobre este tema que vamos nos aprofundar neste artigo.
Continue a leitura!
Como começar a investir em decoração
O primeiro passo para iniciar o processo de cuidado com a decoração em um restaurante é compreender qual mensagem você quer passar com o ambiente.
Existem tendências de decoração que podem estar em alta, mas que não dialogam com o seu restaurante, com a sua culinária ou com a história do estabelecimento.
Por exemplo, se um dos seus diferenciais é oferecer aos clientes pratos com uma história afetiva, elaborados por alguém da família, e trazem no seu sabor esse toque nostálgico.
Faz mais sentido que a decoração do restaurante remeta a sentimentos que levem seus clientes de volta para “casa”, com espaços mais acolhedores e intimistas, sem elementos decorativos modernistas e uma estética minimalista.
A decoração precisa se comunicar com a história do restaurante e não destoar da sua proposta. Tenha isso em mente.
1. Escolha móveis de qualidade e capriche na disposição deles pelo espaço
A escolha dos móveis é um ponto importante que também contempla a preocupação com a decoração de um restaurante.
Móveis de qualidade e confortáveis proporcionam uma experiência positiva para o cliente.
Essa qualidade também garante que, por um bom tempo, não haverá a necessidade de realizar novos investimentos em mobília ou reforma em mesas e cadeiras. Isso possibilita que outros aspectos do restaurante ganhem melhorias.
As mesas e cadeiras também precisam estar bem posicionadas para que todos transitem bem pelo espaço, sejam os clientes ou funcionários.
Independente do tamanho disponível, é essencial estudar bem o espaço e refletir sobre como o fluxo de pessoas pode ser o mais confortável possível.
Leia também: Dicas para o layout de seu restaurante
2. Crie uma iluminação aconchegante
A iluminação de um restaurante consegue criar a sensação de aconchego no público e, por isso, é indispensável.
Para não errar quando o assunto é iluminação, considere:
- Definir um projeto de iluminação que respeite a proposta do seu restaurante e que seja convidativo para o seu público-alvo. Busque referências de outros estabelecimentos para se inspirar, caso seja necessário.
- Pesquisar sobre os tipos de lâmpadas existentes. Conheça detalhes sobre o funcionamento delas e encontre aquelas que se encaixam nas suas necessidades e expectativas.
- Criar diferenças entre a iluminação de determinados ambientes. Por exemplo, próximo ao bar do restaurante, a iluminação pode ser mais intimista do que a do salão principal. Escolha uma iluminação que permita essa possibilidade.
3. Demonstre o seu diferencial
Cada restaurante nasce a partir de uma motivação diferente e conta com uma história que é só sua.
Apesar da concorrência, é possível criar uma identidade e personalidade que consigam transmitir essas características únicas do seu restaurante. Até mesmo a decoração pode ser usada para isso.
Conte a sua história por meio do espaço, com o tema do restaurante ou com os nomes e descrições dos pratos.
Essas são formas de fazer com que os clientes lembrem-se do seu estabelecimento.
4. Pense na experiência total do cliente
Ao visitar um restaurante, o cliente tem contato com a culinária daquele local, com o atendimento, com a organização do espaço e a decoração dele.
E é justamente tudo isso que é preciso ponderar para deixar o espaço do seu restaurante mais aconchegante.
Afinal, não basta apenas ter um ambiente bem decorado para causar uma boa primeira impressão.
É possível também usar o marketing sensorial, uma estratégia que explora os cinco sentidos (visão, audição, olfato, paladar e tato) para criar uma conexão emocional com o cliente. Isso envolve desde a disposição dos móveis até o sabor dos pratos servidos.
Desde a entrada do restaurante é essencial trazer elementos decorativos que despertem o interesse e a curiosidade das pessoas, para que elas se sintam atraídas pelo seu estabelecimento. Isso vai gerar uma boa impressão e uma expectativa positiva.
Essa ambientação pode contar com músicas que combinem com o estilo do ambiente e que agradem os clientes, além de lustres, flores e outros objetos decorativos que estejam alinhados com o conceito do seu negócio.
Cuide dos detalhes: os clientes percebem essa preocupação e cuidado.
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