Dicas para você resolver o conforto do ambiente
Voltar

10 de julho de 2019

Dicas para você resolver o conforto do ambiente

A beleza do espaço é algo que influencia na escolha do consumidor, assim como a comida e o atendimento, é claro. Contudo, com o cliente cada vez mais atualizado e com opções de produtos e serviços ao alcance das mãos, o conforto do ambiente pode ser a chave para conquistá-lo.

Esse aspecto está muito relacionado a identificação que o consumidor pode criar com o próprio lar. Se ele estiver diante de um ambiente confortável e aconchegante, que proporciona um “relaxamento”, é muito mais fácil ele se sentir em casa e voltar outras vezes.

Nesse sentido, iremos apresentar algumas dicas para que você deixe seu estabelecimento mais agradável, de tal forma que você consiga conquistar mais clientes sem pesar muito no seu bolso! Continue a leitura!

Conforto do ambiente: pense no espaço com cautela

Antes de falarmos sobre esse aspecto em si, queremos deixar claro um ponto muito importante que você precisará se atentar em todas as dicas deste conteúdo. Para que elas realmente tragam resultado quanto ao conforto do ambiente, é essencial que você utilize como base as características do seu cliente ideal.

Isso quer dizer que você precisa usar o seu cliente ideal para definir a questão do espaço e todos os outros pontos que iremos abordar aqui.

Se você fizer as mudanças levando as necessidades, gostos e interesses dele em consideração, com certeza todas as alterações quanto ao conforto, além de necessitarem pouco investimento, serão assertivas e agradarão esse perfil de clientes.

Agora, voltando para o assunto deste tópico que é o espaço, você deve analisar com cautela o que irá ocupar cada “canto” do seu estabelecimento e em qual proporção.

Os funcionários ficarão onde? Qual espaço será destinado às mesas e cadeiras? Onde será o caixa? Onde ficarão os produtos? Onde será servida a comida?

O conforto do ambiente está totalmente relacionado também com a capacidade dos clientes circularem e se acomodarem sem grandes complicações.

Muito importante também é o espaço de uma mesa para a outra. Faça um teste, circule entre elas e veja se você encontra dificuldade para andar ou até mesmo se sentar tranquilamente. Isso impacta no ponto de vista do cliente, já que se ele passa “por apertos” a avaliação do ambiente pode não ser muito positiva.

Então, uma forma de proporcionar maior aconchego ao cliente é pensar na disposição dos móveis e decoração. E ainda, nos locais onde os funcionários irão atender e/ou elaborar a comida.

Se você tem um espaço grande ou pequeno, é primordial permitir uma fluidez das pessoas, principalmente em dias em que o ambiente fica com todas as mesas ocupadas.

Infográfico renovação dos móveis em 7 passos

As cores falam sobre sua marca e influenciam nos clientes

Quando se trata do conforto do ambiente, a responsabilidade não recai apenas sobre o mobiliário como muitos pensam. As cores também impactam positivamente ou negativamente na experiência do cliente e claro, no conforto que o espaço proporciona a ele.

É essencial que você leve em consideração a identidade, o conceito da sua marca e também, como já mencionamos, a clientela que você atende ou deseja atender no seu estabelecimento.

Cores escuras deixam o ambiente mais sóbrio, combinando bastante com espaços que desejam passar uma visão mais tradicional.

Cores claras passam a sensação de limpeza e tranquilidade. E ainda, cores vibrantes passam ao ambiente energia, ideal para lugares com uma movimentação intensa de consumidores.

Se você tem uma cafeteria ou um restaurante que conta com uma clientela mais tranquila e que gosta de apreciar a comida sem pressa, optar por cores claras pode ser uma ótima opção. Se você tentar inserir cores vibrantes, esse mesmo público pode não se identificar e ter o conforto visual prejudicado logo na primeira impressão.

Nesse sentido, as cores dos móveis, decoração, paredes e piso devem estar em sintonia, seguindo o conceito da sua marca e o perfil de clientes que frequentam este espaço.

As cores podem e vão influenciar no conforto visual do seu cliente, já que elas tem a capacidade de aproximá-lo ou afastá-lo deste ambiente.

A iluminação traz conforto

a iluminação traz conforto

A princípio pode parecer irrelevante, mas a iluminação influencia muito no conforto do cliente no estabelecimento. A disposição das luzes, a coloração e a intensidade das lâmpadas tem a capacidade de criar espaços aconchegantes e intimistas – se este for o objetivo.

Então, quando se fala de iluminação, o conforto pode estar presente tanto em ambientes bem iluminados, com luzes claras, como também em lugares com pouca luz. Quer um exemplo?

Se você tem um restaurante que atende no período da noite e que tem como perfil de cliente casais, luzes com foco apenas em cada mesa podem ser bem interessantes.

Agora, se você atende famílias e amigos, luzes mais gerais e em tons mais claros podem trazer maior conforto, já que a interação será maior entre as pessoas da mesa.

Ambientes que recebem um grande fluxo de pessoas – sejam com o objetivo de adquirir produtos ou consumir alimentos rápidos – luzes brancas e bem distribuídas são essenciais para que elas encontrem o que precisam com facilidade. Até porque, espaços claros passam a sensação de limpeza e trazem conforto visual.

Então, se o seu foco são clientes que desejam um ambiente mais intimista, luzes em pontos específicos e em tons amarelos são bacanas. Só que claro, não deixe o ambiente tão escuro, caso contrário as pessoas terão dificuldade de enxergar até mesmo uma a outra.

Ao entender o conceito que se quer passar e o perfil dos seus clientes, será muito mais fácil acertar no quesito conforto do ambiente.

Cuide do conforto acústico

cuide do conforto acústico

Tanto em cidades grandes como em cidades pequenas, os ruídos sonoros podem causar grande desconforto, principalmente em ambientes nos quais as pessoas queiram conversar e saborear uma boa comida.

Por isso trouxemos como ponto importante o conforto acústico, já que se o espaço ter muito barulho externo, ou até mesmo, vindo da cozinha ou equipamentos, por exemplo, seus clientes podem se sentir incomodados, não voltando outra vez.

Como está a acústico do seu estabelecimento? Existe algum barulho que se sobressai?

Dependendo do espaço, o forro pode ser uma ótima opção para melhorar a acústica já que ele tem a capacidade de absorver os sons dos ambientes internos, além de melhorar o tempo de reverberação dos ruídos. Ele também pode ajudar se houver mais de um pavimento, reduzindo a transmissão de som de um para o outro.

Claro, se você quiser escolher um forro que realmente ajude a resolver essa questão, é essencial que você conte com um profissional capacitado para ajudar na escolha, já que no mercado é possível encontrar inúmeras opções.

Além de distanciar as mesas e cadeiras para que facilitem a circulação, pense também no sentido de não colocar muitas, limitando o número de pessoas. Isso também irá colaborar para diminuir a possibilidade de muito barulho entre elas.

Como já mencionamos em vários momentos deste conteúdo, pense no seu público para fazer a melhor escolha. Se o seu estabelecimento atende grupos de amigos e famílias, claro que mesas maiores são indispensáveis.

Contudo, se o seu público são pequenos grupos de pessoas ou casais, por exemplo, vale a pena diminuir o número de mesas e cadeiras para proporcionar mais privacidade a esses clientes.

E então?

Você viu que falamos sobre alguns pontos que podem ser melhorados no seu estabelecimento para conferir mais conforto ao ambiente.

Pensar no espaço, nas cores, na iluminação e na acústica, são mudanças que irão demandar um investimento não muito alto e que podem trazer bons resultados, principalmente porque você estará pensando na experiência do cliente.

Muitas vezes são pequenas alterações no espaço que podem ser o que estava faltando para que a clientela antiga volte a frequentar o seu estabelecimento e, aqueles que ainda não conheciam, tenham interesse em conhecer e aproveitar!

Se você ficou com alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato conosco! Se deseja fazer mudanças no seu mobiliário, confira nosso infográfico gratuito sobre como fazer a renovação dos móveis em 7 passos!

Infográfico renovação dos móveis em 7 passos