Gastronomia sustentável: o que é e qual seu impacto nos restaurantes
Voltar

29 de abril de 2021

|

Restaurantes

Gastronomia sustentável: o que é e qual seu impacto nos restaurantes

Saiba o que é gastronomia sustentável e qual seu impacto no dia a dia dos restaurantes.

Dos pequenos negócios às grandes organizações, a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade é cada vez maior. Nesse cenário, a gastronomia sustentável surge como uma forma de aprimorar a cadeia produtiva e realizar processos sem prejudicar o meio ambiente ou a saúde dos consumidores.

O tripé da sustentabilidade abrange os aspectos econômicos, ambientais e sociais que, juntos, levam ao desenvolvimento sustentável. Com base nisso, muitos restaurantes e empresas de food service estão adaptando seus processos internos para valorizar o meio ambiente e adotar a gastronomia sustentável.

Mais do que uma tendência de mercado, essa mudança reflete as transformações nos desejos do público consumidor, que, cada vez mais, se preocupa com as práticas da organização e com o futuro das próximas gerações.

O que é gastronomia sustentável?

A gastronomia faz parte da expressão cultural das pessoas e está diretamente relacionada às três dimensões do desenvolvimento sustentável, que são a economia, o ambiente e a sociedade.

Assim, a gastronomia sustentável é um movimento que utiliza alimentos naturais e nutritivos, além de inserir práticas sustentáveis em todas as etapas do processo, promovendo melhorias na qualidade de vida da população local e o meio ambiente.

A redução no desperdício de alimentos, valorização da agricultura familiar e pecuária sustentável, diminuição da produção de resíduos e utilização consciente de produtos em risco de extinção são algumas práticas que refletem esses valores.

Mais do que a transformação nas cozinhas dos restaurantes, o conceito propõe mudanças em toda a cadeia de produção e gestão operacional, como uso de energia e água, destinação de resíduos, coleta seletiva, ciclo produtivo, logística, entre outras etapas.

Com base nisso, as principais práticas da gastronomia sustentável são:

  • Alimentos orgânicos

São produzidos de forma livre de qualquer insumo artificial, como agrotóxicos, hormônios e adubos químicos, por exemplo. Por serem originados de processos naturais, são considerados mais saudáveis para o meio ambiente e para a alimentação humana.

  • Produtores regionais

Muitas vezes, os alimentos orgânicos são produzidos por famílias e pequenos produtores, que têm na agricultura sua única forma de sustento.

Ao optar por comprar alimentos dos produtores da mesma região do restaurante, é possível ajudar a desenvolver a economia local e reduzir os impactos ambientais gerados pela logística, como emissão de gases estufa do transporte, por exemplo.

  • Espécies ameaçadas de extinção

Muitos restaurantes optam por incluir espécies animais e vegetais em risco de extinção em seus cardápios, o que traz diversos problemas para a fauna e a flora.

Além de contar com produtores regionais, com práticas que podem ser conferidas de perto, é importante optar por produções legalizadas e com certificados ambientais.

  • Cardápios com produtos da estação

Respeitar o ciclo natural dos alimentos e aproveitar os ingredientes de forma sazonal é uma das práticas sustentáveis mais importantes e simples de serem utilizadas.

Dessa forma, além de reduzir custos e evitar o consumo predatório, é possível oferecer cardápios sempre novos para os clientes e aumentar as oportunidades de ações e promoções.

  • Desperdício zero

Restaurantes e empresas de food service costumam lidar com uma grande quantidade de alimentos e, se não houver regras específicas, geram muito desperdício.

Assim, é preciso incentivar o aproveitamento completo dos alimentos, como folhas, talos e sobras, que ajudam a reduzir a produção de resíduos.

  • Cuidado em todas as etapas

Outro ponto importante da sustentabilidade é a preocupação com todas as etapas da cadeia de produção, ou seja, conhecer de perto os fornecedores e suas práticas para garantir que os valores estão alinhados.

Este cuidado deve fazer parte de todo o processo, desde os produtores dos ingredientes que darão origem aos pratos do cardápio até as empresas de móveis para restaurantes que irão ajudar a colocar o projeto em prática.

Pensando nisso, a Tasselo, desde a sua criação, busca o mínimo de impacto ao meio ambiente em todas as etapas do processo industrial.

Além de práticas de destinação e reciclagem de resíduos, foram desenvolvidos um sistema de reúso da água e embalagens retornáveis para evitar o desperdício de recursos.

Essas e outras ações estão presentes no dia a dia da empresa e fazem parte do compromisso de oferecer seriedade e transparência aos clientes.

Assim, o mobiliário para restaurante da Tasselo está alinhado às práticas da gastronomia sustentável e da redução do impacto ao meio ambiente.

Baixe nosso catálogo e confira as linhas de peças exclusivas.