Conheça as tendências no food service para 2021
Voltar

07 de abril de 2021

|

Dicas

Conheça as tendências no food service para 2021

Após um ano repleto de desafios, os restaurantes precisarão se adaptar às demandas do consumidor. Saiba quais são as tendências no food service para 2

O perfil do consumidor e seus hábitos de consumo mudaram nos últimos anos e em 2020, com a pandemia de Covid-19, o setor de alimentação passou por sérias dificuldades. Porém, mesmo com o cenário desfavorável, muitas empresas conseguiram inovar e colocar em prática as tendências no food service para 2021.

No mundo pós-pandemia, a transformação digital foi acelerada e deu origem a novos modelos de negócios. Da mesma forma, uma das tendências no food service para 2021 é a retomada do setor com a reabertura dos estabelecimentos de alimentação fora do lar.

No entanto, as empresas que desejam continuar crescendo nos próximos anos devem se adaptar a um consumidor cada vez mais exigente e apostar nas parcerias entre indústria, fornecedores, colaboradores e público para conseguir superar os desafios.

Confira as principais tendências para o futuro da alimentação fora do lar:

Delivery

Em 2020, o delivery deixou de ser um diferencial para se tornar a principal alternativa de muitos restaurantes e franquias.

Assim, a expectativa é que continue se desenvolvendo como um modelo de negócios viável, já que o público está mais habituado a fazer pedidos por aplicativos sem precisar sair de casa.

Outros formatos, como dark kitchens e food trucks, também devem se fortalecer em 2021 e nos próximos anos, com o objetivo de oferecer espaços ao ar livre seguros em ambientes confortáveis.

Take away ou take out

Takeway

Devido aos protocolos de segurança sanitária, assim como o delivery, o take away é uma modalidade que continuará crescendo nos próximos meses.

Nesta modalidade, o cliente faz o pedido antecipadamente e vai até o local apenas para buscar a comida e consumir em casa.

Porém, outro formato que já está sendo adotado por restaurantes e franquias é o grab and go, em que as refeições ficam expostas em embalagens práticas e o cliente pode escolher os pratos do menu já prontos para consumo.

O cliente pode levar a refeição para consumir em outro lugar ou aproveitar o ambiente externo do restaurante, por exemplo, para aumentar a segurança.

Alimentação saudável

alimentação saudável

O estilo de vida saudável é cada vez mais popular, especialmente entre os mais jovens. Por isso, os estabelecimentos de comida fitness, marmitas saudáveis, entre outros, devem continuar crescendo nos próximos anos.

A pandemia também aumentou a preocupação das pessoas com a própria saúde e o período de isolamento social fez com que muitos descobrissem as vantagens das comidas naturais e sabores caseiros.

Portanto, os restaurantes e franquias que incluírem opções saudáveis em seu cardápio podem ter uma vantagem competitiva, assim como pratos para pessoas com restrições alimentares, que ajudam a ampliar o público.

Sustentabilidade

sustentabilidade

Seguindo a mesma linha do item anterior, nos últimos anos está havendo uma conscientização a respeito do impacto do consumo excessivo no meio ambiente.

Com isso, muitos consumidores estão mudando seus hábitos para evitar alimentos de origem animal e materiais não degradáveis, como plástico.

Esta tendência deve continuar crescendo e levar a uma mudança das empresas, que irão ofertar produtos vegetarianos, veganos e substituir as embalagens plásticas por materiais biodegradáveis, por exemplo.

Tecnologia no food service

tecnologia no food service

Tecnologias de autoatendimento, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artifical (IA) já são utilizadas em diversos restaurantes, cafeterias e franquias.

Para 2021 e os próximos anos, a tendência é que esses sistemas tornem-se cada vez mais comuns, pois ajudam a reduzir o tamanho das filas, facilitam a realização de pedidos e melhoram a experiência do cliente.

Com as ferramentas adequadas, também é possível automatizar diversas tarefas e otimizar processos como reposição de estoque, organização dos pedidos e realização de compras para economizar recursos e evitar desperdícios.

Mesmo com tantas mudanças, os estabelecimentos que desejam atrair e fidelizar seu público devem investir em um ambiente confortável, com uma decoração agradável e promover uma experiência única aos clientes.

As mesas e cadeiras para restaurantes são uma parte importante dessa experiência, pois oferecem conforto durante a refeição e ajudam a adaptar o ambiente de acordo com as tendências no food service para 2021.

Confira nosso artigo e saiba como escolher os móveis adequados para o seu negócio.