Marcenaria planejada: ganhe personalidade e espaço
Voltar

20 de abril de 2018

Marcenaria planejada: ganhe personalidade e espaço

Ao pensar em móveis planejados para casa, lojas, escritórios, restaurantes ou praças, as pessoas geralmente estão em busca de praticidade e beleza. Juntamente, a personalização do ambiente de acordo com suas necessidades, perfil e espaço disponível. O mercado oferece opções de móveis pronto, planejados ou sob medida. Entenda as diferenças entre eles e conheça as vantagens de se optar por uma marcenaria planejada.

Móveis planejados

Em um mercado que deseja rapidez, qualidade e personalização, os móveis planejados se tornam essenciais. Essa categoria de móveis surgiu da necessidade de projetar móveis com rapidez, em medidas adaptáveis e padrões de acabamento com qualidade e requinte. Os móveis planejados acabaram exigindo adaptações da indústria de marcenaria e apresentam inúmeras vantagens. Entre elas o tempo reduzido entre a compra e a finalização da montagem e o aproveitamento garantido dos espaços. Com a falta de marceneiros suficientes para atender uma demanda cada vez mais crescente do mercado e os altíssimos custos associados aos móveis sob medida, os planejados conquistaram o público. Tanto os sob medida quanto os planejados podem ser adaptados a qualquer projeto, grande ou pequeno, ao contrário dos móveis prontos. A escolha dependerá da necessidade do cliente, bem como do tempo e investimento disponíveis no momento.

Móveis Planejados vs. Móveis Sob Medida

Quando o projeto do móvel é sob medida, significa que o profissional irá projetá-lo com base na medida exata do imóvel, com sua construção partindo do zero. Assim, cada peça tem um corte específico para encaixar milimetricamente nos espaços. Esse técnica predispõe de um investimento alto de tempo e dinheiro. Já o móvel planejado, consiste em uma modulação padrão de medidas. Cerutti MobiliPara um projeto de móveis planejados, são utilizados módulos pré-fabricados em dimensões padronizadas que se encaixam entre si, sendo finalizados com peças de acabamento. Dessa forma, a partir das peças já determinadas pela fábrica, as lojas do ramo desenvolvem o projeto, desenhando através de programas computadorizados e fazendo um esboço de como ficará o espaço. Além deste modelo também aproveitar muito bem os espaços disponíveis nos ambientes, ele é muito mais rápido e pode contar com uma qualidade superior no que diz respeito ao acabamento das peças e certificação, já que são feitas em escala industrial. Geralmente, ambos os tipos de móveis, têm como matéria-prima básica painéis de madeira produzidos a partir de pinus ou eucalipto, provenientes de áreas de reflorestamento. Atente-se antes de fechar qualquer negócio para a importância da verificação procedência da empresa. Assim, além de todas as vantagens, existirá a confirmação que as peças são conduzidas e produzidas de forma ambientalmente correta. Empresas sólidas, como a Cerutti Mobili, fornecem garantia, material diferenciado e conceitos modernos e inovadores, evitando diversos aborrecimentos futuros com o projeto.

Principais Diferenças

  • Conceito

Como já vimos, um móvel planejado utiliza módulos pré-fabricados, que encaixam entre si e são finalizados com peças de acabamento. Diferentemente, o móvel sob medida é projetado do zero pelo arquiteto, para encaixar de maneira milimétrica no espaço disponível.
  • Prazo de entrega

Os móveis sob medida precisam ser pensados individualmente, tanto no design quanto na fabricação. Por isso, necessitam de bastante tempo de produção. Do contrário, o processo de aquisição dos móveis planejados leva um tempo muito menor, já que os móveis “já existem” e apenas o projeto de escolha e encaixe será realizado. Para projetos que demandam mais pressa, como estabelecimentos comerciais, os planejados são muito viáveis. Pois reduzem o tempo de espera sem perder a vantagem da personalização e aproveitamento do ambiente. Atente-se para que ambos os casos devem ser pensados e programados com um mínimo de antecedência. Se há uma necessidade de um móvel para o mesmo dia ou semana, apenas os móveis prontos suprirão essa demanda.
  • Valor

Normalmente os móveis planejados tem um valor mais baixo que os sob medida. Pois são montado a partir de módulos já prontos de acordo com a sua necessidade. Porém, a vantagem é que as dobradiças, ferragens e divisões de armários usadas pelas marcas de planejados costumam ter qualidade superior à das marcenarias. Isso porque eles têm mais tecnologia empregada nas peças, numa escala de produção maior e mais controlada. Além disso, as empresas de móveis planejados costumam ter melhores condições de pagamento e parcelamento, se comparada as marcenarias de móveis sob medida.
  • Acabamento

Cerutti MobiliEste é o grande trunfo dos móveis planejados. Os acabamentos dão o toque final à peça. A laca, por exemplo, é a queridinha do mercado por sua infinidade de cores e aspecto moderno. Mas existe uma séria de acabamentos diferenciados mais tradicionais. Um exemplo são os amadeirados em diferentes nuances imitando as mais variadas madeiras nobres. Vidro e inox são elementos que conferem valor agregado às peças. Essas também são opções de acabamento. Vale lembrar que não apenas o exterior deve ser valorizado. O interior também pode ter acabamentos diferenciados e utilizar matérias de excelente qualidade. O bom resultado do acabamento também depende de mão de obra. Que é outro item importante, pois o bom resultado depende de uma boa execução. Caso a montagem não seja feita corretamente, os módulos podem ficar mal presos e apresentar problemas na utilização. As empresas de móveis planejados contem com diversos profissionais capacitados para isso.
  • Similaridades

Os dois tipos de móveis provêm da mesma matéria-prima: painéis de madeira. Porém, além disso, ambos aumentam o valor de um imóvel no mercado e facilitam a sua venda, pois ajudam futuros compradores. Os dois modelos também oferecem um caráter particular de personalização, utilizando um conceito que se encaixa perfeitamente ao perfil do comprador.
  • Lugares Públicos

Os ambientes públicos, como estabelecimentos comerciais, restaurantes e escritórios, podem se beneficiar muito com a compra de móveis planejados. Projetar o mobiliário apresenta inúmeras vantagens, especialmente em espaços menores. O móveis planejados tornam possível ter uma mobília personalizada, com a cara da sua marca, economizando tempo e dinheiro.