Mesas para refeitórios: Como escolher a correta
Voltar

22 de janeiro de 2018

Mesas para refeitórios: Como escolher a correta

Ao escolher mesas para refeitórios é preciso estar atento a muitos detalhes! As mesas nem sempre são uma escolha fácil, pois dependem do estilo do ambiente, de quantas pessoas devem acomodar, e precisam facilitar a locomoção no espaço e o conforto dos usuários! Afim de te ajudar nessa escolha, vamos te dar alguma dicas do quê prestar atenção. O refeitórios é um espaço social importante em uma empresa, shopping ou escola. Especialmente porque o ambiente do refeitórios está ligado a hora da alimentação, da interação com outras pessoas e até mesmo do “descanso”. Um dos itens mais importantes de um refeitórios são as mesas, as quais devem proporcionar conforto, segurança e acomodar o número adequado de pessoas.

Mesas em Refeitórios

As mesas de refeitórios são planejadas pra acomodar usuários lado-a-lado, otimizando o espaço. Geralmente também são planejadas afim de acomodarem as bandejas, quase sempre presentes nestes ambientes. Alguns modelos possuem bancos fixos, enquanto que outros são escamoteáveis, facilitando a limpeza, ampliando a circulação e a vida de quem utiliza. Existem diversos tipos de mesas de refeitórios, e a escolha vai depender das necessidades particulares de cada ambiente. Mesas para refeitórios Mesas para refeitórios são indicadas em diversos tipos de segmentos: copas de empresas, lanchonetes, escolas, hospitais, canteiros de obras, shoppings, industria, etc. E existe até normativas que controlam esse tipo de ambiente, visando garantir o conforto dos usuários. A NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção), por exemplo, especifica que o local de refeições dos funcionários deve ser separado por paredes, coberto e com superfícies laváveis. Também diz que deve garantir o atendimento a todos os trabalhadores no horário do expediente, ser adequadamente iluminado e ventilado e possuir mesas com superfícies lisas e laváveis.

Principais tipos de Mesas de Refeitórios

As mesas de refeitórios podem possuir 4, 6 ou 8 lugares, podendo ser do tipo fixa ou escamoteável (quando é possível dobrá-las), com ou sem encosto, giratórias ou não. Mesas para refeitórios

- Bancos Fixos

Podem ser de diferentes tamanhos e número de lugares. As mesas de refeitórios com banco fixo não se movimentam nem giram. São mesas simples, ideias em refeições mais rápidas. Geralmente não possuem encosto, os bancos são plásticos e são as opções mais baratas do mercado.

- Bancos Giratórios

As mesas de refeitórios com bancos giratórios são as mais comuns em shoppings, restaurantes e refeitórios empresariais. Possuem encosto, bancos geralmente plásticos podendo variar entre almofadados ou não. Os bancos giratórios são ótimos pra quem precisa sair da mesa de forma prática sem atrapalhar quem está sentado ao lado e proporcionar mais conforto ao usuário, que pode acomodar-se melhor.

 - Bancos Escamoteáveis

As mesas de refeitórios com bancos escamotáveis são ideais a quem precisa de uma mesa ainda mais funcional, pois ela facilita muito a limpeza do ambiente e a circulação. Assim que o individuo termina de utilizar o assento, ele pode ser guardado novamente dentro da mesa (debaixo do tampo).

Manutenção e Limpeza

As mesas para refeitórios geralmente são fáceis de limpar (e precisam ser!). Basta um pano úmido com água e um pouco de álcool ou detergente líquido. Passe pelas extremidades da mesa (laterais) e em cima, removendo todo o pó ou sujeira.

Medidas de mesas para refeitórios e de circulação 

A altura de um tampo de mesa é, geralmente, de 75cm.  A largura mínima indicada é de uma mesa que acomode duas pessoas sentadas frente a frente é de 75cm também. Isso porque a medida usual de uma bandeja é 48x33cm. Assim, duas bandejas, frente a frente, possuem 66cm, restando 9 centímetros que podem ser distribuídos entre as bandejas e nas bordas das mesas (verificar imagem). Já a medida de comprimento dependerá do número de lugares. Mas considere sempre que o espaço mínimo pra cada pessoa é de 60cm. Então uma mesa de 120 cm acomoda, de maneira “justa”, 2 pessoas lado a lado (4 lugares). Uma mesa de refeitório de 6 lugares deverá ter 180cm e uma mesa de refeitório de 8 lugares, 240cm de comprimento. Na hora de distribuir as mesas, também é necessário estar atento às medidas de circulação: 60cm é uma medida confortável para passar uma pessoa. Mas, se for um corredor, onde existem pessoas sentadas, considere no mínimo 90cm. (Imagem: Clique Arquitetura) Distribuição das mesas para refeitórios

Recapitulando:

1. Quantidade de Mesas

É preciso ter em mente a quantidade de pessoas que irão comer no local. Em empresas, por exemplo, os tamanhos dos refeitórios variam de acordo com a demanda de funcionários que irão almoçar em cada horário. Não existe nada mais desagradável do que ter que esperar alguém levantar para poder se sentar e comer. Se os funcionários almoçarem em horários diferentes, o número de mesas pode ser reduzido sem prejudicar ninguém. Em shoppings, deve-se estar atento aos horários de picos e saber a movimentação média do público.

2. Tamanho

É comum irmos a restaurantes (principalmente praças de alimentação de shoppings) que não suportam duas bandejas e acabam gerando uma situação desconfortável, principalmente se você não conhece a pessoa que está na sua frente. Por isso, é importante garantir que as pessoas à mesa se sintam confortáveis e tenham espaço suficiente para suportar bandejas e copos. Como visto acima, o tamanho da mesa deve ser suficiente para suportar duas bandejas de tamanho padrão do mesmo lado – uma de frente para a outra, o que geralmente significa 75 cm.

3. Circulação

Espaços amplos são mais confortáveis e trazem mais qualidade de vida aos usuários. Por isso, é recomendado um padrão mínimo entre a distância das mesas. Assim, ninguém precisa esbarrar ou ficar pedindo licença ao passar por espaços espremidos. O padrão mínimo determina que, entre as mesas deve-se ter um espaço de pelo menos 60 cm. Já entre o espaço das costas das pessoas, deve-se assumir um espaço de, pelo menos, 90 cm.

4. Cores

As cores das mesas de refeitórios devem ser leves e suaves. Pensando sempre que a refeição tende a ser um momento tranquilo é desejável que as cores do ambiente sejam sóbrias. Marfim e marrom, por exemplo, dificilmente darão errado.