
23 de outubro de 2017
Mistura de componentes na decoração
A mistura de materiais, tanto em móveis quanto em acessórios e acabamentos, é uma grande tendência na decoração de ambientes! Misturar os elementos ajuda a criar um ambiente inovador e mostra uma decoração super marcante e moderna. Desde a Casa Cor de 2016, a mistura de materiais e componentes como madeira, metais, vidro já ganhava espaço como meio de valorizar a produção de móveis e decoração. Depois disso, só cresceu e ganhou novas abordagens. Conheça aqui como você pode realizar misturas de materiais, estilos e componentes dos seus móveis sem perder a classe e a elegância!
A mistura de materiais também é mais do que permitida em um mesmo móvel, e pode render criações muito bonitas, sofisticadas e marcantes.
Por exemplo, uma mesa de madeira rústica e pés em acrílico. É uma criação única! A mistura de diferentes materiais em um móvel agrega elementos de áreas diferentes e as harmoniza, como áreas rurais, urbanas e industriais, todas conversando entre si e criando um espaço peculiar e moderno.
Pode ter uma mesa com a madeira mais escura que o rack? Vale uma mesa de centro amarela e uma mesinha lateral com madeira de demolição? Pode uma cabeceira feita com pallets e um armário de madeira bem escuta no mesmo ambiente? E se o piso é de madeira bem clara, não vai ficar feio os armários pretos na cozinha? Não, não vai ficar feio e nem brega. Se joga na mistura, mesmo a mistura de madeiras completamente diferentes!
Dica de ouro para investir nessa técnica: observe os veios da madeira de um dos móveis, principalmente do que se destaca mais no ambiente. É comum encontrarmos tons diferentes de vermelho, chocolate, preto ou tons neutros mais claros. Aposte em outras peças da decoração para usar um desses tons. Você pode buscar essa harmonia no estofado, no tapete, em molduras de quadros, cores das paredes, etc. Feito isso, você vai se sentir mais confortável em colocar um outro móvel com um tom de madeira completamente diferente, já que terá outros “links” com a madeira mais chamativa do ambiente.
Por quê misturar materiais?
- Composição heterogênea: ao unirmos materiais como vidro, metal, madeira, pedra, couro e fibras naturais, formamos uma composição heterogênea, levando personalidade e sofisticação aos espaços. Projetos orgânicos e com referência às formas do meio ambiente estão muito em alta e investimentos nessa composição demonstra atenção às novas tendências de mercado. - Une ou separa: Com a mistura de materiais, somos capazes de obter pontos de contraste em um cômodo, ou integrar diferentes áreas de um ambiente. Um loft, que tem o espaço todo aberto, por exemplo, pode receber móveis que misturam materiais e estilo, deixando todo o ambiente aconchegante e convidativo. - Modernidade: Essa tendência, por unir sofisticação e atemporalidade, veio para se consolidar como uma nova forma de pensar a decoração nos tempos atuais e não deve sair de cena tão cedo!Misturas no mesmo móvel

Outros tipos de misturas
Designers de interiores e arquitetos concluíram que 2016 seria o ano que daria o pontapé inicial da mistura de estilos, texturas e materiais. Acertaram em cheio e a tendência segue em alta! A grande vantagem dela é a possibilidade quase infinita de combinações. Há outras formas de compor um design bem elaborado utilizando-se de misturas, que não seja só de materias! Além das misturas de mistura de materiais, também é permitido mesclar linhas retas e sinuosas, e usar estilos diferentes de mobília, unindo em um mesmo projeto móveis contemporâneos e retrôs, por exemplo. A mistura do antigo com o moderno é uma das mais recomendadas. Exemplo 1: Uma casa com estilo tradicional tem uma sala disposta em modelo bem clássico, com um sofá grande, cadeiras viradas para a televisão, um tapete grande, mas todo os móveis e peças que compõe sua decoração têm o design bastante moderno, misturado com cores também mais neutras e tradicionais de sala de estar. Exemplo 2: Ambiente que mistura aspectos urbanos e interioranos. Cadeiras industriais mais antigas, vasos rústicos, tapete e a cadeira com estampa de pele de vaca. Esses são itens que se encaixam em uma decoração de casas de campo ou fazendas, mas podem ter um harmonia perfeita com ums estante preta e moderna, livros, quadros, e outros elementos que representam muito mais uma decoração urbana, de um apartamento no centro ou em uma cidade grande e cosmopolita.Top Mix Tendências
Claro que em toda essa mistureba, existem as misturas mais queridinhas pelos designers e arquitetos. Como, por exemplo, a mistura de pedra e madeira, que já é uma das mais usadas. Madeira, concreto aparente, fibra natural e muita luz são usados para montar uma composição super orgânica e ganham o coração da maioria dos millenials. A combinação da madeira com o branco é a forma mais descomplicada de misturar acabamentos e também ganhou seus fãs. Além de deixar o espaço muito mais iluminado e suave, o branco combina com qualquer móvel de madeira, independente do tom.- Madeira e metal
A mistura de madeira e metal em móveis é a aposta certeira para quem gosta de investir em decoração atemporal. Essa é a melhor dica quando falamos de mistura de componentes. Clássicos e resistentes, os dois materiais são nobres e jamais deixarão de ser usados. Respondem a todos os estilos: os móveis feitos de madeira e metal carregam sofisticação, exclusividade e muita resistência, por isso, esses móveis podem ser usados desde os ambientes mais rústicos até os mais contemporâneos. São perfeitos para completar ambientes clássicos, também são os favoritos do estilo escandinavo, e ficam ótimos em decoração minimalista. Ou seja, a mistura de madeira e metal é universal!Madeiras diferentes: pode misturar?
Podemos dizer que o medo que as pessoas sentem de combinarem móveis com tons de madeiras diferentes é como uma doença contagiosa que se espalha pelo mundo há anos. As pessoas que adquirem essa “doença” muitas vezes ficam paralisadas e frustradas na decoração de um cômodo, deixando de inovar e utilizar excelentes técnicas.
Gostou das dicas? O que acha da mistura de materiais nos móveis e nos ambientes? Conta pra gente ou deixe suas dúvidas!
Conteúdos relacionados