Quais as principais tendências em hotelaria para os próximos anos?
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28 de setembro de 2022

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Hotel

Quais as principais tendências em hotelaria para os próximos anos?

Confira como a pandemia da Covid-19 impactou o ramo de viagens e impulsionou as próximas tendências em hotelaria.

A pandemia da Covid-19 se tornou um divisor de águas de muitas maneiras. Foi um momento da população mundial se adaptar a uma nova realidade diante da necessidade de isolamento social e adoção de protocolos sanitários. Sem dúvidas, um dos ramos mais atingidos foi o turismo, que desacelerou a procura por hospedagem.

Com o avanço da vacinação, as pessoas voltaram a viajar, o que também acelerou o surgimento de novas tendências em hotelaria. Vamos conhecer as principais? Continue a leitura!

Tendências em hotelaria: quais irão se destacar?

Após quase dois anos de baixa procura por hospedagem, a população voltou a viajar e fez disparar a procura por hotéis. Com isso, as empresas puderam se reinventar com novos conceitos que visam atrair um perfil de cliente que está ávido por descanso e entretenimento, mas também se tornou ainda mais exigente.

Confira o que os hotéis têm feito para se destacar em meio a esta nova realidade:

1) Estadias mais longas

Uma das percepções que a pandemia trouxe é que a vida é vulnerável, o que levantou a necessidade de se “curtir” mais o tempo livre ao lado de família e amigos. Por isso, cada vez mais, se vê a estadia prolongada como uma das principais tendências em hotelaria nos próximos anos.

Também conhecido como “extended stays”, o termo faz referência aos hóspedes que desejam aproveitar mais o hotel, evitando as hospedagens rápidas ou de “bate e volta”. Com isso, surge a oportunidade dos gestores do ramo hoteleiro passarem a oferecer diferenciais em pacotes com mais dias de hospedagem.

2) Espaços abertos mais valorizados

O isolamento social nos fez valorizar uma necessidade básica do ser humano: o contato com a natureza e o ar livre. Por isso, hotéis, resorts e pousadas que oferecem espaços mais abertos são cada vez mais valorizados, especialmente quando utilizam esse diferencial para realizar refeições e atividades.

Além de ser interessante para atrair o perfil de hóspede que busca locais abertos para favorecer uma maior circulação do ar e evitar contaminações, essa tendência também proporciona maior sensação de bem-estar para aqueles que visam tranquilidade e fuga do estresse do dia a dia.

3) Foco em hospitalidade

A hospitalidade nesse tipo de negócio sempre foi algo voltado para o presencial. Mas, com as mudanças promovidas pela pandemia, as expectativas dos clientes também trouxeram uma nova perspectiva para essa tarefa, especialmente com o auxílio da tecnologia. Entre as inovações que já podem ser vistas com mais frequência, podemos citar:

  • Aplicativos e totens para realizar o check-in;
  • Chatbots para tirar dúvidas de hóspedes;
  • Uso de sistemas de entrada inteligente via keyless;
  • QR Code para pagamentos e fornecimento de informações.

Importante destacar que essas facilidades podem e devem ser disponibilizadas como um complemento que agregue ao padrão de atendimento do hotel. O contato humano ainda é bastante valorizado por muitas pessoas e se torna um diferencial estratégico quando os gestores sabem agradar esses dois extremos de público.

4) Adaptações para home office

Como citado no início do artigo, a pandemia promoveu transformações nos mais diversos nichos de negócio. Um dos movimentos que ganhou força foi o trabalho remoto, conhecido popularmente como “home office”.

Mesmo diante da possibilidade de voltar aos escritórios, muitas empresas adotaram esse modelo de forma vitalícia, o que acendeu uma tendência interessante para os hotéis. Com profissionais que podem trabalhar de onde quiserem, a adaptação de espaços para atender a essa demanda se tornou uma importante vertente.

Por que vale a pena acompanhar as tendências e implementar mudanças?

Um dos pontos citados até aqui foi o nível de exigência do cliente que viaja, que aumentou consideravelmente após a pandemia. Há quem agora evite ao máximo espaços com grande aglomerações, aqueles que se adaptaram muito fácil às inovações em tecnologia e os que precisam de espaços confortáveis para trabalhar enquanto viajam.

Então, os gestores que estão atentos a essas movimentações podem estar um passo à frente dos seus concorrentes para adotar mudanças que visam atender a esse novo perfil de hóspede. Entre os benefícios imediatos, vai ser possível constatar:

  • Maior número de reservas;
  • Melhora na experiência e, consequentemente, na satisfação dos clientes;
  • Aumento do retorno de hóspedes devido à fidelização;
  • Melhora a reputação da empresa em sites de viagens.

É um investimento que tem retorno se todos os pilares da organização olharem para a importância de atrair novos hóspedes e fidelizar os habituais com essas adaptações.

Agora que você conhece as próximas tendências em hotelaria, confira algumas dicas para renovar a decoração desses espaços nos próximos anos.