Quais os principais indicadores de desempenho para arquitetos?
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14 de setembro de 2022

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Arquitetura

Quais os principais indicadores de desempenho para arquitetos?

Confira quais são os indicadores de desempenho para arquitetos e como eles podem auxiliar no crescimento dos escritórios de arquitetura.

Quando se pensa em arquitetura e design, o lado artístico normalmente se destaca como um importante diferencial para atestar a qualidade do projeto. Entretanto, no caso de empresas que atuam neste ramo, outros quesitos devem ser avaliados para que o negócio possa crescer de forma sustentável, como os âmbitos financeiro e comercial, por exemplo.

Uma das formas mais eficientes de alcançar os resultados desejados para a escalabilidade dos escritórios de arquitetura é utilizar indicadores de desempenho. Quando aplicados de forma consistente, são recursos interessantes para que os profissionais aperfeiçoem seus pontos fortes e busquem melhorias nos fracos.

Além disso, eles auxiliam o escritório no controle de estratégias, melhoram a tomada de decisão e são uma base para futuras implementações na empresa.

Mas, quais são os indicadores de desempenho para arquitetos? Continue a leitura e descubra os mais recomendados e como o escritório pode utilizá-los.

Indicadores de desempenho para arquitetos

1- Produtividade

Um dos indicadores de desempenho mais importantes para uma empresa mensurar seu crescimento é a produtividade.

No caso dos escritórios de arquitetura, esse índice pode ser medido de acordo com a quantidade de recursos para a produção/entrega de um projeto - incluindo as horas trabalhadas pelos profissionais e algum material que não esteja incluso no orçamento do cliente.

Com esses dados, os gestores podem avaliar se os custos envolvidos na mão de obra e/ou uso de recursos compensam em relação ao rendimento obtido.

2- Lucratividade

Outro indicador de desempenho importante é o de lucratividade, pois é o que analisa a rentabilidade do escritório.

É bastante simples fazer essa conta. Basta considerar a divisão do lucro líquido de um período pela receita total desse mesmo período e, depois, multiplicar por 100.

3- Capacidade

A capacidade que um processo tem de resposta é outro indicador de desempenho para arquitetos.

Um exemplo prático para empresas que são prestadoras de serviço, como os escritórios de arquitetura, é analisar a quantidade de clientes atendidos e projetos entregues em determinado período.

Assim, caso a empresa pense em expandir sua capacidade, os gestores já conseguem prever quantos profissionais serão necessários e as novas metas de prospecção do setor comercial.

4- Estratégia

Para um escritório de arquitetura potencializar seu crescimento, outro indicador fundamental para ser acompanhado é a estratégia. Será que o negócio está no caminho certo para atingir os objetivos traçados anteriormente?

Muitas vezes, esse planejamento é feito, mas acaba sendo esquecido com a correria que todos vivemos atualmente. Entretanto, avaliar essas metas e verificar se o gráfico de performance atual acompanha o que o plano previa é fundamental para rever processos, especialmente os internos.

5- Qualidade

Para finalizar nossa lista, o indicador de qualidade tem o objetivo de detectar erros ou falhas que aconteceram em determinado período.

Para isso, pode-se analisar feedback de clientes, parceiros e/ou fornecedores e comparar com os índices de outros períodos referentes ao mesmo tipo de serviço. É fundamental não focar apenas no que for negativo, mas refletir sobre a “temperatura” dos positivos e também a possível apatia de avaliações em certos aspectos.

Todos esses fatores influenciam na percepção que o cliente tem dos trabalhos realizados pelo escritório e impactam na motivação da equipe.

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