Qual é o papel do arquiteto na sociedade?
Voltar

16 de junho de 2021

|

Institucional

Qual é o papel do arquiteto na sociedade?

Entenda qual é o papel do arquiteto na sociedade e qual a sua importância na construção de projetos.

O profissional de arquitetura é o responsável pela organização de espaços internos e externos de acordo com critérios de funcionalidade, conforto e estética. Porém, mais do que isso, o papel do arquiteto na sociedade é o de transformar a realidade dos espaços, pois seus projetos são capazes de influenciar as ações humanas.

O trabalho do arquiteto inclui elaborar a planta e determinar quais materiais serão utilizados na obra, considerando a acessibilidade dos espaços e os impactos ambientais que podem ser causados pela construção.

Este profissional é responsável por todo o planejamento do edifício, considerando a criação e a funcionalidade de espaços internos e externos. Além disso, o papel do arquiteto envolve algumas áreas como:

  • Paisagismo: desenvolvimento de projetos unindo estética, beleza, sustentabilidade e meio ambiente.
  • Urbanismo: projeto e desenvolvimento de edifícios e locais públicos, como parques, ruas, bairros, museus, shoppings, entre outros.
  • Arquitetura de interiores: decoração de escritórios, empresas, casas, apartamentos e ambientes gastronômicos, de forma a deixar o espaço funcional e harmônico.
  • Restauração: preservação e restauração de bens históricos arquitetônicos e artísticos, buscando mantê-los o mais fiel possível ao projeto original.

Além disso, esses profissionais também estruturam os processos e adaptam os desejos do cliente à realidade, visando a harmonia, a estética e a funcionalidade dos espaços.

Uma das principais características de arquitetos bem-sucedidos é a escuta empática dos clientes, com capacidade de traduzir suas necessidades e encontrar soluções práticas.

O arquiteto, portanto, deve ser um profissional dinâmico, pois a profissão demanda uma imersão profunda nos estudos de layout, busca por referências, compreensão do cliente para entender sua personalidade, hábitos e gostos, adaptando-os ao espaço.

Além disso, durante a construção do projeto, também participa da criação e fiscalização da obra, junto ao engenheiro e outros profissionais, para certificar-se que tudo está sendo realizado conforme o planejado.

No dia a dia das cidades, os arquitetos também podem atuar junto às prefeituras para participar da elaboração do plano urbanístico dos municípios, levando em consideração o uso do espaço público, dos espaços de convivência, as áreas de lazer, o paisagismo, o comércio e a mobilidade de pessoas e veículos, entre outros fatores.

Já na arquitetura comercial, o profissional elabora um projeto detalhado, prepara desenhos e modelagens tridimensionais da construção.

Para isso, é importante escolher um profissional com uma visão ampla e experiência na área, de forma a encontrar soluções criativas e desenvolver espaços agradáveis para o cliente final.

Durante a obra, é comum surgirem imprevistos e um profissional capacitado sabe lidar com diferentes situações de forma objetiva e cuidadosa, evitando que o projeto seja comprometido.

O profissional também possui amplo conhecimento em design e decoração de interiores, ajudando os empreendedores na escolha de materiais, acabamentos e revestimento dos estabelecimentos.

A escolha dos móveis é uma das etapas mais importantes de um projeto gastronômico, corporativo ou comercial, portanto é fundamental ter o apoio de um especialista qualificado para criar uma experiência inesquecível aos visitantes.

Como você viu, o papel do arquiteto na sociedade vai muito além da formação de casas e cidades, pois envolve segurança, sustentabilidade, economia, acessibilidade, conforto e funcionalidade.

Por isso, é importante contar com profissionais qualificados e fornecedores capazes de entregar todos os produtos necessários para a continuidade da construção.

Saiba mais sobre o impacto do design em ambientes gastronômicos.