Saiba quem foi George Nelson e conheça a história da poltrona Coconut
Voltar

10 de fevereiro de 2021

|

Clássicos de Design

Saiba quem foi George Nelson e conheça a história da poltrona Coconut

Conheça a história de George Nelson, um dos designers mais importantes do modernismo americano, e da poltrona Coconut, desenhada por ele.

Considerado um dos fundadores do modernismo americano, George Nelson foi um designer e arquiteto que projetou alguns móveis clássicos de design, como a poltrona Coconut, o banco Plataforma, o sofá Marshmallow e outros. Seus designs tinham o objetivo de oferecer soluções simples para os desafios da vida cotidiana, por isso criava peças para formar ambientes funcionais e de fácil manutenção.

George Nelson nasceu em 1908 e estudou arquitetura e artes plásticas na Universidade de Yale. Durante a faculdade estudou por dois anos em Roma, na Itália, e, antes de voltar para os Estados Unidos, decidiu viajar pela Europa e entrevistar os principais arquitetos modernos para revistas americanas.

Assim, levou ao conhecimento do público norte-americano nomes como Walter Gropius, Mies van der Rohe, Le Corbusier e Gio Ponti.

Nelson dizia que teve uma série de insights criativos durante sua carreira e criou peças famosas que se tornaram clássicos em momentos de inspiração repentina.

Um desses insights gerou o desenho do primeiro armário embutido, que deu origem aos sistemas de armazenagem modular e de mobília, utilizados até hoje.

Outra criação de Nelson foi a primeira mesa em formato de “L”, usada amplamente em escritórios e desenvolvida pelo designer.

Essas criações revolucionaram a indústria na época e o proprietário da Herman Miller, D.J. DePree, convidou-o para trabalhar como diretor de design da empresa, onde ficou por mais de 25 anos.

Essa parceria deu origem a peças icônicas que ajudaram a definir o design moderno e consolidaram tanto o nome da empresa quanto do designer no mercado de móveis para empresas e residências.

Nelson, que publicou vários livros e deu aulas na universidade, disse que os designers devem ficar atentos às consequências de suas ações em relação às pessoas e à sociedade.

Para ele, “o design como um todo não é nada além do que um processo de relacionar tudo a tudo”. Por isso, acreditava que, em vez de especialização, os designers devem cultivar uma ampla base de conhecimento e entendimento.

A poltrona Coconut de George Nelson

A poltrona Coconut foi projetada por George Nelson em 1955 e é um dos ícones do modernismo americano. O estofado triangular de três pontas remete a um pedaço de coco, por isso a peça recebeu esse nome.

 

O móvel tem um visual único e foi projetado para oferecer conforto e liberdade para o usuário sentar como quiser, um conceito inovador na época.

O estofado sobre a base em aço inox também proporciona aconchego e pode ser revestido em diversos acabamentos, de acordo com o estilo de decoração.

Banco Plataforma

Outra peça icônica e atemporal é o banco Plataforma, lançado pela primeira vez em 1948. Suas linhas retas e simples refletem a origem do designer na arquitetura e sua preocupação com a finalidade dos objetos.

O banco Plataforma fez parte da primeira coleção do designer para a Herman Miller e é ideal para escritórios, áreas públicas e residências, pois também pode ser usado como mesa de centro ou de apoio.

Ao longo dos anos, Nelson criou seu próprio escritório e lançou móveis que marcaram sua carreira, como o Sofá Marshmallow, as luminárias Bubble Lamps e objetos domésticos, com linhas modernas e tecnológicas.

A poltrona Coconut e o banco Plataforma, algumas das peças mais famosas de George Nelson, fazem parte da Linha Clássicos de Design Tasselo, que homenageia grandes nomes do design.

Para conferir os detalhes dessas e outras peças atemporais que se adaptam a qualquer ambiente, confira o catálogo de produtos Tasselo e faça seu orçamento conosco.