24 de fevereiro de 2021
|
Dicas
4 dicas para projetar ambientes comerciais
Confira 4 dicas para projetar ambientes comerciais e saiba como usar a arquitetura comercial para melhorar a experiência do cliente.
A arquitetura comercial é uma área em constante crescimento, pois nos últimos anos os empresários começaram a entender a importância de um ambiente comercial que traduza o conceito do negócio e crie uma experiência única para o público.
Assim, criar um ambiente comercial harmônico, confortável e que reforce a identidade da marca é o objetivo dos arquitetos ao desenvolver projetos para escritórios, consultórios, lojas, restaurantes e espaços gastronômicos, por exemplo.
Para um projeto de arquitetura comercial, o primeiro passo é identificar o foco do empreendimento e o perfil do público que a empresa busca conquistar.
A partir disso, é possível definir as cores, formas, iluminação, piso, revestimentos, acabamentos, fluxos de circulação, mobiliário e todos os elementos que compõem o ambiente. Confira nossas dicas para projetar um ambiente encantador:
1 - Entenda o público e a natureza do negócio
O projeto para um consultório médico é diferente de um projeto para restaurante, por exemplo, e o primeiro passo para criar um ambiente adequado é entender o perfil do negócio e do público.
Por isso, é preciso entender o estilo da empresa, se é mais séria ou despojada, a quantidade de pessoas que transitam todos os dias pelo local e as necessidades específicas de cada negócio, como uma sala de reuniões, espaço de descanso para os colaboradores, entre outros fatores.
Lembre-se que o projeto deve garantir o conforto dos colaboradores e clientes, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida.
2 - Crie uma fachada atrativa
A fachada é o primeiro contato que o público terá com a empresa e deve ser planejada com cuidado, pois tem a mesma função de um cartão de visitas.
Em uma loja, por exemplo, cada detalhe da entrada e da vitrine devem ser planejados para atrair o consumidor e transmitir a identidade da marca.
Para isso, pense no público final e busque formas de chamar sua atenção sem gerar poluição visual, encontrando a harmonia ideal entre cores, texturas, iluminação e sinalizações.
Se o projeto é para uma loja de brinquedos infantis, por exemplo, utilizar elementos lúdicos na decoração e no mobiliário é essencial para cativar as crianças e os pais.
Além disso, as texturas, cheiros e sons do espaço também devem ser planejados em detalhes pela arquitetura comercial, já que são fundamentais para criar uma identidade única ao ambiente.
3 - Planeje a iluminação e as cores do espaço
A iluminação é um ponto fundamental para criar um ambiente agradável para os colaboradores e atrativo para os clientes, por isso deve ser planejada com cuidado para encontrar esse equilíbrio.
Nesse sentido, é possível explorar a iluminação natural para criar um resultado mais autêntico e sustentável.
O projeto também deve considerar a iluminação artificial e a temperatura das cores para manter o ambiente equilibrado.
Lembre-se que as luzes brancas são mais estimulantes, enquanto as amareladas transmitem sentimentos aconchegantes.
Assim, ambas ajudam a destacar o ambiente e facilitar a circulação de pessoas.
Já as cores são elementos extremamente versáteis e devem ser escolhidas considerando a luz do ambiente, a identidade visual da empresa e o conforto visual de clientes e colaboradores.
Para isso, é preciso considerar o conjunto de cores e luzes e como elas irão interagir com o restante do ambiente.
4 - Escolha os melhores móveis para garantir ergonomia e conforto
A ergonomia é um dos principais pontos para projetar um ambiente comercial pois, se bem planejada, reduz o risco de acidentes e doenças ocupacionais, além de aumentar a produtividade dos colaboradores ao investir em seu bem-estar.
Da mesma forma, os clientes são atraídos por um ambiente ergonômico e confortável e terão mais chances de passar mais tempo no local consumindo os produtos da empresa.
Para isso, a escolha dos móveis é essencial e deve ser feita de acordo com o público-alvo, o estilo de decoração e a finalidade dos espaços.
Uma sala de espera, por exemplo, necessita de cadeiras confortáveis, que podem ser combinadas a pufes para criar um ambiente mais despojado.
Por outro lado, uma empresa com um estilo mais sério pode investir em poltronas e móveis clássicos de design, que dão um toque de requinte e aconchego ao ambiente.
Com essas dicas, você pode criar ambientes comerciais únicos e proporcionar uma experiência inesquecível aos clientes.
Confira nosso post para saber mais sobre o impacto do design em ambientes gastronômicos e como escolher os melhores móveis para a arquitetura comercial.
Conteúdos relacionados