4 dicas para projetar ambientes comerciais
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24 de fevereiro de 2021

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Dicas

4 dicas para projetar ambientes comerciais

Confira 4 dicas para projetar ambientes comerciais e saiba como usar a arquitetura comercial para melhorar a experiência do cliente.

A arquitetura comercial é uma área em constante crescimento, pois nos últimos anos os empresários começaram a entender a importância de um ambiente comercial que traduza o conceito do negócio e crie uma experiência única para o público.

Assim, criar um ambiente comercial harmônico, confortável e que reforce a identidade da marca é o objetivo dos arquitetos ao desenvolver projetos para escritórios, consultórios, lojas, restaurantes e espaços gastronômicos, por exemplo.

Para um projeto de arquitetura comercial, o primeiro passo é identificar o foco do empreendimento e o perfil do público que a empresa busca conquistar.

A partir disso, é possível definir as cores, formas, iluminação, piso, revestimentos, acabamentos, fluxos de circulação, mobiliário e todos os elementos que compõem o ambiente. Confira nossas dicas para projetar um ambiente encantador:

1 - Entenda o público e a natureza do negócio

O projeto para um consultório médico é diferente de um projeto para restaurante, por exemplo, e o primeiro passo para criar um ambiente adequado é entender o perfil do negócio e do público.

Por isso, é preciso entender o estilo da empresa, se é mais séria ou despojada, a quantidade de pessoas que transitam todos os dias pelo local e as necessidades específicas de cada negócio, como uma sala de reuniões, espaço de descanso para os colaboradores, entre outros fatores.

Lembre-se que o projeto deve garantir o conforto dos colaboradores e clientes, promovendo seu bem-estar e qualidade de vida.

2 - Crie uma fachada atrativa

A fachada é o primeiro contato que o público terá com a empresa e deve ser planejada com cuidado, pois tem a mesma função de um cartão de visitas.

fachada atrativa

Em uma loja, por exemplo, cada detalhe da entrada e da vitrine devem ser planejados para atrair o consumidor e transmitir a identidade da marca.

Para isso, pense no público final e busque formas de chamar sua atenção sem gerar poluição visual, encontrando a harmonia ideal entre cores, texturas, iluminação e sinalizações.

Se o projeto é para uma loja de brinquedos infantis, por exemplo, utilizar elementos lúdicos na decoração e no mobiliário é essencial para cativar as crianças e os pais.

Além disso, as texturas, cheiros e sons do espaço também devem ser planejados em detalhes pela arquitetura comercial, já que são fundamentais para criar uma identidade única ao ambiente.

3 - Planeje a iluminação e as cores do espaço

A iluminação é um ponto fundamental para criar um ambiente agradável para os colaboradores e atrativo para os clientes, por isso deve ser planejada com cuidado para encontrar esse equilíbrio.

iluminação

Nesse sentido, é possível explorar a iluminação natural para criar um resultado mais autêntico e sustentável.

O projeto também deve considerar a iluminação artificial e a temperatura das cores para manter o ambiente equilibrado.

Lembre-se que as luzes brancas são mais estimulantes, enquanto as amareladas transmitem sentimentos aconchegantes.

Assim, ambas ajudam a destacar o ambiente e facilitar a circulação de pessoas.

Já as cores são elementos extremamente versáteis e devem ser escolhidas considerando a luz do ambiente, a identidade visual da empresa e o conforto visual de clientes e colaboradores.

Para isso, é preciso considerar o conjunto de cores e luzes e como elas irão interagir com o restante do ambiente.

4 - Escolha os melhores móveis para garantir ergonomia e conforto

A ergonomia é um dos principais pontos para projetar um ambiente comercial pois, se bem planejada, reduz o risco de acidentes e doenças ocupacionais, além de aumentar a produtividade dos colaboradores ao investir em seu bem-estar.

Da mesma forma, os clientes são atraídos por um ambiente ergonômico e confortável e terão mais chances de passar mais tempo no local consumindo os produtos da empresa.

Para isso, a escolha dos móveis é essencial e deve ser feita de acordo com o público-alvo, o estilo de decoração e a finalidade dos espaços.

Uma sala de espera, por exemplo, necessita de cadeiras confortáveis, que podem ser combinadas a pufes para criar um ambiente mais despojado.

Por outro lado, uma empresa com um estilo mais sério pode investir em poltronas e móveis clássicos de design, que dão um toque de requinte e aconchego ao ambiente.

Com essas dicas, você pode criar ambientes comerciais únicos e proporcionar uma experiência inesquecível aos clientes.

Confira nosso post para saber mais sobre o impacto do design em ambientes gastronômicos e como escolher os melhores móveis para a arquitetura comercial.