Arquitetura moderna: o que é e quais suas características
Voltar

25 de maio de 2022

|

Arquitetura

Arquitetura moderna: o que é e quais suas características

A arquitetura moderna é um estilo que prioriza os itens simples e formas básicas. Conheça sua origem e principais características.

O movimento modernista foi uma tendência artística do século XX que produziu obras mais críticas e objetivas em um momento em que o mundo passava por grandes transformações tecnológicas. Esse estilo se reflete na arte, arquitetura e outras áreas do conhecimento, influenciando arquitetos e outros profissionais até os dias de hoje.

A arquitetura moderna é um estilo que tem como principal fundamento utilizar elementos simples para criar construções surpreendentes e com um design à frente do seu tempo. Esses aspectos se destacam pela mistura dos ideais da Idade Moderna aliados a um novo modo de produção originado na Revolução Industrial.

Principalmente nas primeiras décadas do século XX, esse estilo arquitetônico ficou conhecido como um período de rejeição às composições tradicionais, gerando uma série de modificações em diversos aspectos.

Para isso, são valorizados os itens simples, mas nunca os simplórios. Esse conceito se manifesta especialmente nas formas básicas e na matéria-prima utilizada, como concreto aparente, aço e vidro.

Outro ponto importante é a valorização das funções sociais das construções, de forma que, em diferentes graus, todos os grandes arquitetos modernos têm uma preocupação especial com o modo como suas criações serão utilizadas na prática pelas pessoas.

Qual a origem da arquitetura moderna?

Localizada na Alemanha, a Bauhaus foi a primeira escola de design do mundo e tornou-se responsável por grande parte do desenvolvimento da arquitetura moderna no século XX.

Criada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, seu nome é a união dos termos alemães “bauen” (para construir) e “haus”, que significa casa.

Essa instituição lançou as bases das principais premissas deste estilo e norteou o pensamento modernista europeu, servindo de palco para o surgimento de uma série de tendências no campo das artes.

Entre as inovações trazidas na época está a associação da arquitetura à ideia de beleza e funcionalidade, incluindo nesse escopo o design, as artes plásticas e industriais junto a outras formas de expressão artística.

A Bauhaus também foi responsável pela democratização do acesso à arquitetura, pois um de seus princípios era de que as obras precisavam ser acessadas por todos.

Devido ao seu caráter inovador, a escola foi perseguida pelos nazistas e acabou sendo fechada em 1933, levando sua influência para outras localidades da Europa, Estados Unidos e América do Sul.

Em geral, as obras criadas na instituição utilizavam materiais pré-fabricados e priorizavam a simplificação dos volumes, a geometrização das formas e o predomínio de linhas retas. Outras características da arquitetura moderna são:

  • Limpeza estética e valorização do uso da essência dos materiais, ao invés de pinturas e rebocos;
  • Obras funcionais com estruturas simples e imprescindíveis ao seu uso;
  • Valorização do paisagismo natural;
  • Presença de colunas e paredes de vidro visando a integração entre os espaços e as pessoas;
  • Valorização da ventilação e boa iluminação por meio das áreas livres;
  • Aplicação da planta livre, promovendo a organização, integração inteligente dos espaços e viabilizando a amplitude.

Como foi o desenvolvimento da arquitetura moderna no Brasil?

No Brasil, a arquitetura moderna começou a ser desenvolvida nos anos 1930 sob a influência de Le Corbusier, um arquiteto que inspirou este estilo em todo o mundo.

O movimento aplicou as propostas da Semana de Arte Moderna de 1922 e se deu de maneira mais expressiva entre as décadas de 1930 e 1950, pregando a expressão nacional de maneira autônoma e independente dos ideais europeus.

Assim, um novo movimento arquitetônico nacional foi criado adaptado à nossa cultura, nossas formas e nossos materiais, com nomes como Lina Bo Bardi, Lúcio Costa, Oscar Niemeyer, Vilanova Artigas, Paulo Mendes da Rocha, entre outros.

Algumas obras famosas deste estilo são a Casa de Vidro e o MASP, de Lina Bo Bardi, o Sesc 24 de Maio e a Pinacoteca, projetados por Paulo Mendes da Rocha, o Congresso Nacional, o Copan e o Sambódromo do Anhembi, de Oscar Niemeyer, entre outros.

Em âmbito internacional, os principais expoentes da arquitetura moderna são:

  • Mies van der Rohe;
  • Le Corbusier;
  • Gregori Warchavchick;
  • Frank Lloyd Wright.

Esses são apenas alguns dos nomes da arquitetura moderna, que foi desenvolvida por inúmeros arquitetos em todo o mundo e continua inspirando os profissionais a criarem construções voltadas às pessoas e que se integram aos ambientes.

Confira nosso texto sobre 4 mulheres arquitetas que fizeram história.