21 de julho de 2021
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Dicas
Marketing sensorial: o que é e como usar para aumentar as vendas
Saiba o que é marketing sensorial e como aplicar essa estratégia para aumentar as vendas da sua empresa.
Nos últimos anos, o comportamento do consumidor mudou e as pessoas estão, cada vez mais, buscando experiências únicas na interação com as marcas. Nesse cenário, o marketing sensorial é uma estratégia que ajuda a melhorar o trabalho de branding e reforçar uma imagem positiva da empresa na mente dos clientes.
O marketing sensorial está relacionado ao processo de decisão de compra dos consumidores, que nos últimos anos está mais ligado à convivência e a estímulos instantâneos do que à propaganda interruptiva, muito popular antigamente.
O que é o marketing sensorial?
O marketing sensorial é uma estratégia que utiliza os cinco sentidos do corpo humano (tato, olfato, paladar, visão e audição) com o objetivo de criar uma boa experiência para os clientes e, com isso, aumentar as vendas.
A ideia é que sejam desenvolvidas ações que estimulem os sentidos e ajudem a criar uma atmosfera que incentive a compra.
Para isso, os estímulos podem ser desenvolvidos em conjunto, de maneira harmônica, ou separadamente, de acordo com o que faz mais sentido na estratégia macro.
Ao estimular sensações de bem-estar e positividade, a empresa associa seu nome a esses sentimentos e faz com que o cliente lembre-se dela ao ouvir uma determinada música, sentir um cheiro específico ou visitar um lugar semelhante, por exemplo.
Na prática, essas ações de marketing visam atingir o subconsciente dos consumidores e influenciar seu comportamento de compra.
Benefícios dessa estratégia
- Estimular o desejo de compra de uma forma sutil;
- Conquistar e fidelizar clientes;
- Desenvolver uma marca inovadora e única que pode ser aplicada de forma integrada;
- Criar vínculos emocionais com os consumidores;
- Explorar os produtos de uma maneira inovadora.
Como colocar o marketing sensorial em prática
Essa estratégia pode ser aplicada em qualquer segmento, desde uma loja de cosméticos com sons ambientes que serão associados à marca, até um restaurante em que o cheiro do ambiente aguça o paladar.
Com isso, é possível até mesmo transformar experiências desagradáveis, como a espera em um consultório, por exemplo, em um momento confortável com a utilização de móveis aconchegantes na sala de espera.
O tecido e o acabamento de sofás, poltronas e cadeiras estimula o tato e cria um ambiente de tranquilidade em que os visitantes podem passar mais tempo sem ficarem incomodados.
A escolha pelas cores na decoração do ambiente é outro fator que estimula a visão e contribui para uma atmosfera agradável.
O som ambiente é outro ponto importante para estimular os sentidos dos clientes e deve ser escolhido com cuidado. Em um estabelecimento voltado ao público jovem, manter uma playlist de músicas atuais ajuda a criar uma identificação e um vínculo com a marca.
Da mesma forma, o olfato é um sentido poderoso que ajuda a liberar memórias e emoções, por isso muitas empresas optam por criar um aroma característico da marca.
Em ambientes gastronômicos, o próprio cheiro de um bolo sendo assado, o pão saindo do forno ou o café sendo preparado podem ser explorados na atração de clientes.
Por mais que seja uma estratégia eficiente, o marketing sensorial deve ser aplicado de maneira equilibrada e sem exageros, o que pode causar o efeito contrário.
Cada detalhe deve ser pensado com cuidado, considerando as características da marca, a arquitetura comercial e os objetivos desejados. Assim, será possível aumentar as vendas e criar uma experiência inesquecível aos clientes.
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