O impacto da arquitetura comercial na experiência do cliente
Voltar

21 de junho de 2021

|

Dicas

O impacto da arquitetura comercial na experiência do cliente

Saiba mais sobre o impacto da arquitetura comercial na experiência do cliente e os principais pontos a serem considerados em um projeto.

Da iluminação até a escolha dos móveis, cada detalhe é importante na criação de um ambiente confortável para os clientes. A experiência no local é fundamental para o cliente continuar consumindo produtos da marca ou retornar ao local e a arquitetura comercial é o que ajuda a tornar o espaço mais cativante.

Em tempos de delivery e e-commerce, cada vez mais empresários estão investindo na arquitetura comercial para criar uma experiência única aos clientes. Ao contar com profissionais especializados, é possível criar um projeto centrado no público-alvo, o que ajuda a fortalecer a marca e impulsionar as vendas.

A experiência do consumidor é a percepção que ele tem sobre como uma empresa o trata e abrange desde as primeiras impressões até o pós-venda, tanto no ambiente físico quanto no digital.

Assim, o espaço e o conforto são pontos-chave para ajudar a transmitir os valores da marca e as sensações relacionadas.

Para isso, cada detalhe deve ser coerente com o projeto e a proposta da empresa, como as cores, iluminação, disposição dos móveis, acabamentos, climatização, sons e cheiros.

Confira os principais pontos a serem levados em consideração na arquitetura de projetos corporativos, comerciais e gastronômicos:

Cores e iluminação

Em um projeto de arquitetura comercial, o arquiteto busca encontrar o equilíbrio entre a identidade visual da marca, o espaço disponível, o público-alvo e os produtos que serão expostos no local.

Junto a esses elementos, as cores e a iluminação são alguns dos elementos mais importantes para a construção do ambiente e devem ser planejadas em conjunto.

Locais com boa iluminação natural, por exemplo, combinam com cores mais claras e dão a impressão de um ambiente mais amplo.

No entanto, se a empresa tiver um estilo mais moderno, pode ser interessante utilizar uma combinação de cores fortes, transmitindo personalidade e inovação.

A iluminação também deve ser planejada para favorecer pontos específicos, como uma luminária sobre a mesa em um restaurante ajuda a criar um clima mais intimista.

Outro ponto-chave para o conforto e o encantamento do cliente com o espaço é a escolha correta dos revestimentos, acabamentos e texturas, que ajudam a complementar as cores e tornar o espaço mais atrativo.

Ambiente instagramável

As redes sociais têm um papel cada vez mais importante no marketing de um negócio, especialmente restaurantes, bares, pubs e lanchonetes.

Para isso, muitos empreendedores estão investindo na criação de espaços “instagramáveis”, ou seja, que despertam no público o desejo de tirar uma foto e publicar no Instagram.

Ao criar um espaço esteticamente bonito, aumentam as chances de chamar a atenção de potenciais clientes e impulsionar as vendas do negócio.

Em geral, o projeto pode prever um local que siga o conceito da marca e tenha um destaque maior, com uma iluminação focada, por exemplo.

Conforto e organização do espaço

O conforto é um dos principais pontos trabalhados pela arquitetura comercial para criar uma experiência agradável aos clientes.

O projeto deve prever o conforto térmico, acústico e visual, evitando o excesso de informações ou elementos que podem atrapalhar a organização do ambiente.

Para isso, a escolha dos móveis deve ser feita com cuidado pensando nas necessidades do público-alvo e no espaço disponível.

A comodidade das cadeiras, mesas, sofás e poltronas, por exemplo, também deve ser um fator decisivo, pois influencia o tempo de permanência dos clientes no local.

Nesses espaços, as mesas e cadeiras são usadas diariamente por uma grande quantidade de pessoas e devem ser resistentes e práticas para não prejudicar o fluxo de clientes.

Portanto, a qualidade da matéria-prima e a durabilidade das peças devem ser levadas em consideração na escolha, assim como a facilidade de limpeza e a praticidade de manejo.

Outro ponto importante é o design das peças, pois móveis com um design único são um grande diferencial para ambientes comerciais e gastronômicos.

Além de tornar o ambiente mais confortável, as peças contribuem para a decoração e reforçam a identidade visual da marca, criando uma experiência marcante aos consumidores e impulsionando as vendas.

Agora que você já sabe o impacto da arquitetura comercial para a experiência do cliente, descubra como o design de móveis impacta na decisão de compra dos clientes.