Como escolher as cores para um projeto de restaurante
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08 de abril de 2021

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Dicas

Como escolher as cores para um projeto de restaurante

Em um projeto de restaurante, as cores têm um papel essencial na criação de um ambiente agradável. Conheça o significado das cores e como utilizá-las.

Desenvolver um projeto de restaurante é uma tarefa complexa e com muitos detalhes, como iluminação, decoração, mobiliário, entre outros fatores. Assim, ao combinar os tons da paleta e escolher as cores ideais, é possível criar um ambiente agradável e conquistar os consumidores.

A escolha dos tons ideais ajuda a vender um produto, atrair visitantes, criar associações positivas com o ambiente e proporcionar uma experiência agradável aos clientes. Em um projeto, as cores de restaurante devem ser escolhidas com cuidado de forma a refletir as principais características do ambiente e da marca.

Nesse sentido, a psicologia das cores é uma estratégia muito conhecida e utilizada por especialistas para estimular sensações e influenciar o comportamento do público.

Com um projeto visual bem planejado, é possível diferenciar seu restaurante dos concorrentes, tornar o ambiente mais confortável ou estimular a rotatividade, de acordo com os seus objetivos.

Dessa forma, cores fortes são utilizadas na criação de ambientes mais dinâmicos, como fast foods e redes de franquias, que costumam combinar o vermelho e o amarelo em diversos pontos do seu espaço.

Essas cores ajudam a estimular a fome, o desejo e a urgência, além de serem características do segmento e atraírem a atenção das pessoas que passam na rua.

Já os tons mais suaves, como verde claro, branco, tons de bege e cores pastéis, por exemplo, são mais sofisticados e ajudam a criar ambientes mais calmos.

Junto a uma decoração clássica, é possível criar um projeto elegante e tradicional, voltado a famílias e grupos de amigos.

Significados das cores de restaurantes

O primeiro passo em um projeto de restaurante é conhecer o público-alvo e entender o que você deseja transmitir para as pessoas que irão frequentar seu ambiente.

A partir dessas informações, é possível criar uma paleta de cores de restaurante adequada ao seu segmento e à marca.

Confira as cores mais usadas e seus significados:

  • Vermelho

O vermelho é uma cor forte e vibrante que, como você já viu, tem a função de criar um senso de urgência nos clientes.

Muitos fast foods costumam usar essa cor com o objetivo de ajudar a fixar a marca na memória do público, mas seu uso no ambiente interno também tem outro motivo: incentivar a rotatividade entre os clientes e atender o maior número possível de pessoas.

Por ser uma cor quente e intensa, deve ser usada com cuidado para não deixar o ambiente carregado e cansar o olhar das pessoas.

Uma dica é usar a cor em pequenas quantidades, como nas mesas e cadeiras ou em objetos de decoração, complementando as paredes em tons neutros.

  • Amarelo

O amarelo é outra cor muito presente em fast foods, em alguns casos junto com o vermelho.

Em tons vibrantes, o amarelo ajuda a chamar a atenção dos clientes e estimular sua fome, mas deve ser usada com moderação, pois pode causar incômodo visual.

Em alguns casos, é possível usar tons pastéis como complemento em uma decoração mais sóbria, criando pontos de luz.

  • Laranja

O laranja é uma cor secundária, ou seja, é formada a partir da mistura do amarelo e do vermelho, tornando-se uma opção mais amena e ainda assim vibrante.

Por ser uma cor alegre e convidativa, tem o potencial de estimular compras impulsivas nos clientes.

Além disso, utilizar uma iluminação alaranjada deixa o ambiente mais aconchegante e torna as comidas mais atrativas.

  • Verde

O verde está associado à natureza e sustentabilidade, por isso é muito utilizada em restaurantes com comidas saudáveis, vegetarianas ou veganas.

Outra vantagem deste tom é ajudar a criar um ambiente tranquilo e relaxante, em que os clientes passam mais tempo no espaço consumindo os itens do cardápio.

Existem diversos tons de verde, desde os mais vibrantes até os mais suaves, que podem ser combinados a móveis de madeira, por exemplo, criando uma decoração orgânica e rústica.

Devido à sua relação com a natureza, o verde é uma das cores que serão tendência em 2021, junto a outros tons citados neste post.

  • Azul e roxo

O azul e o roxo são as cores menos utilizadas no food service, já que é difícil relacioná-las a alimentos apetitosos.

Por isso, devem ser usadas com cuidado e em tons mais suaves de forma a amenizar seus efeitos negativos.

Em alguns casos específicos, como sorveterias e estabelecimentos que vendem açaí, por exemplo, o roxo pode ser uma opção viável.

Cada negócio tem suas próprias características, necessidades e deve levar em conta o público-alvo que deseja conquistar.

Por isso, além das cores, um projeto de restaurante bem-sucedido deve escolher móveis confortáveis que ajudem a transmitir o conceito e a identidade visual da empresa. Confira nosso post e saiba como escolher os móveis para restaurantes e franquias.