15 de setembro de 2021
|
Hotel
As inovações para a hotelaria no mundo pós-pandemia
Conheça as principais tendências e inovações para a hotelaria no mundo pós-pandemia e saiba como conquistar novos hóspedes.
O setor hoteleiro e de turismo foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19, que atingiu o mundo inteiro. Muitos estabelecimentos ficaram fechados ou com as atividades reduzidas no último ano, mas a tendência é que as inovações na hotelaria impulsionem uma reformulação completa para atrair cada vez mais hóspedes.
As inovações na hotelaria vão desde a utilização de tecnologias para reduzir o contato entre as pessoas até o redesenho completo dos ambientes.
Para ajudar os gestores a entenderem melhor como o setor irá se adaptar no pós-pandemia, reunimos algumas tendências para 2022 que já estão sendo aplicadas em diversos países:
1 - Novas formas de limpeza e higienização
No último ano, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com a limpeza e a higienização dos ambientes, buscando a descontaminação e a segurança de suas famílias.
Para o futuro, a tendência é que os hotéis tenham uma atenção ainda maior com relação à limpeza dos quartos, das áreas comuns e restaurantes.
Nos quartos, as roupas de cama deverão ser lavadas com maior frequência, bem como os móveis e objetos de decoração precisarão ser higienizados constantemente.
Para isso, existem algumas opções de sprays, pulverizadores e luzes ultravioletas que estão sendo adotadas pelos principais grupos hoteleiros como parte de seu protocolo de limpeza.
2 - Uso da tecnologia na hotelaria para reduzir o contato
Se antes da pandemia os maiores grupos hoteleiros já estavam investindo em tecnologia para automatizar os processos e facilitar a vida dos hóspedes, a expectativa é que essas práticas se intensifiquem e se espalhem para estabelecimentos de todos os tipos.
Cada vez mais, a tendência é que o hóspede use seu próprio celular para fazer o check-in e o check-out, bem como fazer pedidos de serviço de quarto.
Da mesma forma, muitos restaurantes removeram seus cardápios físicos dos quartos e das mesas, investindo em tablets, TVs ou menus em QR Code.
As chaves dos quartos sem interação física e até mesmo robôs que entregam os pedidos de room service devem ser cada vez mais comuns para evitar o contato e a possível contaminação, protegendo hóspedes e funcionários.
3 - Oferecer novas experiências aos hóspedes
Embora os hóspedes estejam preocupados com os protocolos de limpeza e segurança sanitária, estudos mostram que as pessoas também querem se divertir e ter novas experiências.
Assim, hotéis que evitarem superlotações e investirem em tours privados, com atendimento mais intimista e experiências personalizadas, irão se destacar na visão dos turistas.
Durante a pandemia, muitos estabelecimentos investiram em “staycation”, que consiste em aproveitar novas experiências dentro da própria cidade.
Com o aumento do home office e os desafios das viagens longas, as pessoas devem continuar investindo em novas experiências em locais mais próximos – e os hotéis que se adaptarem a esse público estarão colocando em prática uma das principais inovações na hotelaria para os próximos anos.
4 - Reformulação dos ambientes
Antes da pandemia, os ambientes comuns dos hotéis, como lobby, piscinas e restaurantes, por exemplo, eram projetados para estimular e facilitar a interação entre as pessoas.
Por isso, na era do distanciamento social, os ambientes deverão ser reformulados para aumentar a quantidade de espaços abertos e evitar contaminações.
Muitos hotéis e pousadas estão reformando as áreas privativas e coletivas, priorizando novos revestimentos e materiais mais fáceis de limpar em pisos, balcões, mesas, cadeiras, poltronas e banquetas, por exemplo.
Porém, além de reformar os espaços, também é possível renovar os ambientes ao escolher novos móveis para hotel e criar uma decoração que irá conquistar os hóspedes.
Agora que você já conhece as principais inovações na hotelaria para o mundo pós-pandemia, confira nossas dicas de decoração para hotel e renove seu ambiente.
Conteúdos relacionados