Como arquitetos e designers podem aproveitar o crescimento da hotelaria no Brasil?
Voltar

19 de setembro de 2022

|

Hotel

Como arquitetos e designers podem aproveitar o crescimento da hotelaria no Brasil?

O crescimento da hotelaria no Brasil representa uma excelente oportunidade para arquitetos e designers gerarem novos projetos. Confira dicas!

De acordo com dados do Panorama da Hotelaria Brasileira, organizado pelo BrasilInvest, o país deve ganhar 122 novos projetos hoteleiros até 2024. Juntas, essas construções representam mais de R$ 5,3 bilhões em investimentos no setor, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, com percentual maior para os quartos de categoria econômica com perfil corporativo.

Um movimento que acompanha a tendência de alta nas taxas de ocupação no período pós-pandêmico. Segundo dados do estudo “Hotelaria em Números 2022” realizado pela JLL em parceria com o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) e com a Resorts Brasil, o setor fechou o ano de 2021 com uma alta de 43%.

Além disso, há a expectativa que o Ministério do Turismo crie zonas especiais de interesse turístico para investimentos em regiões atualmente consideradas impróprias para a construção hoteleira, com associação à medidas de proteção ambiental.

Não é à toa que a expectativa para 2023 é um aumento progressivo na taxa de ocupação. Os números de ascensão do setor e o desenvolvimento de novos empreendimentos demonstram uma excelente oportunidade para que arquitetos e designers de interiores voltem esforços para projetos no setor hoteleiro.

Oportunidades para novos projetos com crescimento da hotelaria no Brasil

Com os dados otimistas para o setor hoteleiro nos próximos anos, surge também a necessidade dos empreendimentos aperfeiçoarem sua infraestrutura e gama de serviços para se diferenciar dos concorrentes na captação de clientes.

Há ainda a preocupação de acompanhar os avanços tecnológicos e as exigências do novo perfil de cliente, que está cada vez mais alinhado às questões estéticas, sanitárias e sustentáveis sem deixar de lado a autenticidade dos espaços e a busca pelo bem-estar.

Uma demanda que vai de encontro ao trabalho de arquitetos e designers de interiores, profissionais que podem auxiliar os gestores hoteleiros a proporcionar mais praticidade e comodidade aos seus hóspedes.

E um dos detalhes que faz toda a diferença nesse sentido é a atenção com a escolha do mobiliário, que deve acompanhar as exigências do novo perfil de cliente. Vamos entender o porquê? Continue a leitura!

Móveis para hotelaria: qual a importância da escolha?

Os móveis do hotel refletem a imagem do estabelecimento, de forma a consolidar sua essência e fidelizar seus clientes. Ou seja, é uma decisão estratégica, especialmente por se tratar dos elementos mais notados pelos hóspedes que estão em busca de conforto, diversão e novas experiências quando viajam.

Então, quando se faz a melhor escolha nos móveis também se investe na valorização do empreendimento a longo prazo. Mas, como escolher o melhor estilo para atender às necessidades e expectativas dos hóspedes? Preparamos algumas dicas para você adotar no seu projeto:

1) Escolha móveis que se adequem ao estilo do hotel

Qualquer empreendimento tem um estilo definido logo na sua idealização. Alguns irão para o lado mais corporativo, que prima pelo minimalismo elegante. Enquanto há outros que recebem um público mais diverso e podem se adequar a estilos diferentes de decoração.

Sendo assim, é primordial que os móveis reflitam a mesma linha, para que as expectativas estéticas e funcionais estejam alinhadas ao projeto.

2) Considere a qualidade dos materiais

Outro ponto fundamental na escolha dos móveis para hotelaria é a qualidade dos materiais. Eles precisam ser resistentes e duráveis, especialmente porque o perfil de negócio não permite uma troca periódica de móveis.

Além disso, hotéis passam por seguidos processos de higienização e desgastes pelo uso diário. Então, para evitar os gastos com reparos ou trocas constantes, a qualidade dos móveis deve vir em primeiro lugar.

3) Valorize as particularidades de cada ambiente

Qualidade, funcionalidade, conforto. Todos esses aspectos são importantes na escolha dos móveis para hotelaria, mas esses quesitos devem se equilibrar de forma a valorizar cada ambiente, seja de uso íntimo ou coletivo.

Os quartos, por exemplo, precisam transmitir conforto e bem-estar, sensações que podem ser estimuladas por uma paleta de cores mais claras e a mistura de texturas nos elementos da decoração. Já a recepção deve ser um espaço com capacidade para atender ao fluxo esperado de pessoas, além de unir funcionalidade e comodidade para colaboradores e clientes.

4) Considere o tamanho e ergonomia dos móveis

Uma questão fundamental nos projetos de hotelaria é a circulação das pessoas, uma premissa que não vale apenas para as áreas comuns, mas também nos quartos. Espaços com móveis de tamanho inadequado parecem “sobrecarregados” e impedem que as pessoas possam usufruir do hotel com conforto.

No mesmo caminho, a ergonomia também deve ser considerada. Imagine escolher uma cadeira desconfortável para o restaurante? Ou investir em poltronas com assentos estreitos demais para os quartos? Tudo isso influencia na experiência do cliente e faz com que considerem (ou não) retornar ou indicar o hotel.

Curtiu as dicas?

Aproveite esse momento promissor da hotelaria no país para investir em networking e renovar as oportunidades de abraçar projetos de hotéis.

Aqui no blog da Tasselo, temos diversos artigos com informações relevantes para arquitetos e designer de interiores adotarem em seus projetos. Agora, que tal conferir 5 dicas de decoração para hotelaria e algumas das tendências para esse ano?

Conheça o Espaço do Arquiteto Tasselo

Especialmente criado para os profissionais que estão projetando espaços gastronômicos, comerciais ou corporativos, você pode ter acesso à nossa biblioteca de blocos 3D, ambientes com mobiliário Tasselo e um formulário para o contato direto com nossos consultores. Clique aqui para fazer o seu cadastro!