16 de dezembro de 2021
|
Hotel
Conheça as tendências de arquitetura e design para a hotelaria
Conheça as tendências de arquitetura e design para a hotelaria e saiba como criar experiências personalizadas para os hóspedes no cenário pós-pandemia
Se antes as pessoas buscavam serviços de qualidade, higiene e conforto ao se hospedar em um hotel, atualmente, além desses fatores, também buscam viver experiências únicas durante a viagem. Para atender às mudanças no perfil de comportamento do público, os estabelecimentos estão apostando nas tendências da arquitetura e design para hotelaria.
Ao longo dos anos, a hotelaria está mudando e se adaptando aos novos hábitos dos hóspedes, que estão cada vez mais exigentes e informados sobre as opções disponíveis. As tendências de arquitetura e design, portanto, também estão mais voltadas para a experiência, o encantamento e a tecnologia, além do conforto e da localização privilegiada.
Confira as principais tendências para o ramo da hotelaria nos próximos anos:
1. Experiências personalizadas
Mais do que comodidades e serviços, os hóspedes escolhem os hotéis pelas experiências e vivências disponíveis no estabelecimento e na região.
Para atender a essa demanda, os hotéis precisarão ser cada vez mais criativos ao oferecer serviços personalizados, que variam de acordo com as preferências de cada um.
Os hotéis-boutique já costumam oferecer esse tipo de estadia, incluindo produtos exclusivos com curadoria do hotel, saudações personalizadas e quartos adaptados com foco no design.
2. Tecnologia e automação
Seguindo a tendência de valorização das experiências, a tecnologia tem um papel fundamental no conforto dos hóspedes, que possuem um perfil cada vez mais conectado e dinâmico.
Para isso, os times de design e TI trabalham em conjunto com o objetivo de colocar o cliente no centro da experiência tecnológica e possibilitar a escolha sobre a posição da cama e a quantidade de luz no quarto, por exemplo.
A Internet das Coisas e a Inteligência Artificial também são recursos cada vez mais comuns no dia a dia das pessoas e que podem fazer parte da experiência de viagem.
Assim, por meio de um tablet ou smartphone, o hóspede pode controlar os aparelhos eletrônicos do quarto e a iluminação, criando um ambiente personalizado.
3. Bem-estar e “casa longe de casa”
Para superar a concorrência com o Airbnb, os hotéis estão investindo em equipamentos para longa estadia e formas de oferecer experiências mais caseiras e aconchegantes.
O conceito de “casa longe de casa” também segue uma das principais tendências para a hotelaria pós-pandemia, que é o investimento em saúde e wellness (bem-estar).
Após um longo período de distanciamento social, as pessoas estão buscando um estilo de vida mais saudável, por isso muitas redes de hotéis estão criando áreas de spa, atividades multiculturais, tratamentos naturais e integração com a natureza.
As iniciativas sustentáveis são uma das principais novidades no ramo hoteleiro e têm o objetivo de proporcionar uma experiência de melhor qualidade do que os hóspedes teriam em suas casas.
4. Design flexível e espaços abertos
Outra novidade na hotelaria para o pós-pandemia é a criação de espaços multifuncionais, que podem ser adaptados para diversas configurações e atender às necessidades de diferentes públicos.
O lobby, por exemplo, torna-se uma extensão da sala de estar e oferece espaços aconchegantes para os hóspedes fazerem reuniões com privacidade, sem serem incomodados.
Essa área, assim como os corredores, pode ser adaptada para criar uma experiência ao ar livre, trazendo áreas de vegetação natural para dentro do hotel por meio de uma arquitetura integrada.
Os móveis para hotel também são um fator importante da decoração e devem ser escolhidos com cuidado, trazendo conforto e funcionalidade para o projeto.
Agora que você já conhece as tendências de arquitetura e design para a hotelaria, saiba como escolher o mobiliário adequado para hotel.
Conteúdos relacionados