Entenda a tendência do minimalismo no design e na arquitetura
Voltar

18 de julho de 2022

|

Arquitetura ,

Minimalismo

Entenda a tendência do minimalismo no design e na arquitetura

Conheça mais sobre o minimalismo no design e na arquitetura, um estilo que valoriza a simplicidade e a funcionalidade.

Considerado um dos movimentos mais significativos dos séculos XX e XXI, o minimalismo pode ser resumido na frase “menos é mais”. Essa tendência abrange diversos campos do design, arquitetura e é considerado um estilo de vida por muitas pessoas que buscam aplicá-lo em diversas áreas.

O minimalismo na arquitetura e no design envolve o uso de cores neutras, valorização da modernidade, poucos itens de decoração e móveis com design simples e anguloso. Continue lendo e saiba mais sobre as aplicações desse movimento importante para os dias atuais.

O que é minimalismo?

O minimalismo consiste na expressão do que é essencial e necessário, valorizando a forma e a função das coisas e espaços em detrimento do que é considerado supérfluo e excessivo.

Este conceito ganhou força na segunda metade do século XX, com os arquitetos Ludwig Mies van der Rohe, Buckminster Fuller e o designer Dieter Rams, entre outros.

Van der Rohe, que trabalhou com nomes como Florence Knoll e George Nelson, foi quem disse a frase “menos é mais”, geralmente associada ao estilo minimalista.

Quando aplicada ao design e à arquitetura, essa técnica se opõe à superestimulação dos sentidos que ocorre nos demais estilos de decoração.

Assim, o excesso de espaços preenchidos são considerados caóticos e empecilhos para uma vida leve e descomplicada – nesse sentido, o movimento foi influenciado pela cultura japonesa, aspectos da cultura escandinava, construtivismo russo e movimentos artísticos europeus como o cubismo e o neoplasticismo, por exemplo.

O que é arquitetura minimalista?

A arquitetura minimalista é uma das grandes tendências das últimas décadas e é caracterizada pelo uso de poucos itens de decoração, artigos geométricos, valorização da modernidade e da tecnologia, cores neutras e móveis com design simples.

A limitação de artigos de decoração e a exaltação dos detalhes fazem com que os ambientes minimalistas sejam charmosos e práticos, como uma forma de expressão dos moradores e dos arquitetos envolvidos no projeto, seguindo princípios como:

  • Simplicidade;
  • Funcionalismo;
  • Inovação no uso de materiais (vidro, madeira e aço);
  • Formas reduzidas.

Em geral, os projetos têm um formato simplista, em que os ângulos e as formas geométricas transformam as vidrarias e superfícies espelhadas em elementos modernos e sofisticados.

A utilização de revestimentos e acabamentos em concreto, madeira e metais dão um toque aconchegante e pessoal às construções, sendo complementadas com a natureza.

O que é design minimalista?

O design minimalista está presente em aplicativos, logos, produtos físicos e digitais, móveis e outras aplicações presentes em nosso dia a dia.

Quando falamos em arquitetura e design de interiores, o minimalismo costuma utilizar materiais de boa qualidade e que potencializam detalhes, criando ambientes clean.

A elegância é uma das principais características deste estilo, junto à funcionalidade, tanto nos móveis quanto nos itens decorativos que costumam ser (poucos) objetos simples em formas geométricas, prezando somente pelo necessário.

O minimalismo na decoração cria ambientes mais espaçosos e aconchegantes, ajudando a manter os espaços organizados e facilitando o trânsito de pessoas pelo local.

O uso de plantas ou de elementos da natureza, bem como acabamentos em alumínio, aço, cobre e vidro, remetem à modernidade e aconchego.

Os móveis minimalistas também têm um design simples e funcional, como cadeiras de metal, mesas com detalhes em cobre e tampos diferenciados, por exemplo, com uma grande influência do estilo industrial.

O mobiliário em madeira também é bastante característico desses ambientes, podendo usar diversos tons para dar um toque orgânico e rústico, adaptando-se a diversos tipos de empreendimentos.

Em ambientes gastronômicos, como um restaurante, a escolha do design de mobiliário é fundamental para reforçar a estética da marca, garantir o conforto dos clientes durante a refeição e impactar até mesmo a receita do estabelecimento ao determinar a quantidade de lugares disponíveis e a rotação de pessoas.

Por isso, o minimalismo pode ser aplicado na arquitetura e design de ambientes residenciais, gastronômicos e corporativos. Para saber mais sobre a escolha do design de mobiliário para restaurantes, confira nosso texto.