Florence Knoll: pioneira do modernismo americano
Voltar

25 de fevereiro de 2021

|

Clássicos de Design

Florence Knoll: pioneira do modernismo americano

Saiba mais sobre a vida e a carreira da designer e arquiteta Florence Knoll, pioneira do modernismo americano.

Conhecida por seus seus projetos de escritórios abertos e mobiliário modernista, Florence Knoll foi uma arquiteta, designer de interiores, designer de móveis e empresária que revolucionou o design de escritórios.

Suas criações modernas e funcionais tornaram-se atemporais, sendo consideradas clássicos do design.

Florence Knoll nasceu em 1917 em Saginaw, no estado do Michigan, nos Estados Unidos, e ficou órfã aos 12 anos.

Nessa época, seu tutor legal a levou para conhecer diversas escolas e ela escolheu a Kingswood School for Girls, onde despertou seu interesse pela arquitetura e as artes.

A escola fazia parte da comunidade da Cranbrook Academy of Art, que era presidida por Eliel Saarinen, pai do arquiteto e designer Eero Saarinen.

Florence, que era chamada de “Shu” pelos amigos, ficou muito próxima da família Saarinen, com quem passava os verões na Finlândia.

Mais tarde, ela formou-se em arquitetura no Illinois Institute of Technology e estudou com grandes nomes do design mundial, como Marcel Breuer, Walter Gropius e Ludwig Mies van der Rohe.

Em 1941, mudou-se para Nova York, onde conheceu Hans Knoll, que tinha uma empresa de móveis.

Florence e Hans casaram-se em 1946 e também tornaram-se parceiros de negócios, unindo as habilidades dela para o design ao conhecimento dele em vendas e negociações.

Assim, criaram a Knoll Associates, que se tornou líder na área de móveis e design de interiores, sendo amplamente respeitada no segmento.

O estilo e a carreira de Florence Knoll

Com a criação da empresa, Florence desenvolveu projetos para escritórios e criou seus próprios móveis, além de colaborar com seus amigos Eero Saarinen, Harry Bertoia, Mies van der Rohe, Isamu Noguchi e George Nakashima.

Ela também criou a Knoll Planning Unit, que definiu os padrões para o design de interiores corporativo dos Estados Unidos pós-guerra.

A partir da sua formação em arquitetura, a designer introduziu noções modernas de eficiência, planejamento de espaço e design abrangente para o planejamento de escritórios.

Nesse sentido, a Knoll Planning Unit também foi revolucionária por pesquisar e avaliar rigorosamente cada cliente para entender suas necessidades, definir padrões de uso e aplicar os princípios do modernismo de acordo com o estilo único de Florence.

Além de seu design minimalista, ela também ficou conhecida pela mistura de matérias-primas como madeira e metal, assim como laminados, que deram origem aos ambientes de trabalho clean e organizados que tornaram-se característicos da época.

Outra inovação de Florence Knoll foi a criação do programa KnollTextiles para preencher uma lacuna que percebeu no mercado.

Assim, a empresa também passou a fabricar tecidos e ela desenvolveu um sistema de exibição de amostras que se tornou padrão da indústria.

Em 1955, Hans Knoll faleceu em um acidente de carro e Florence assumiu a presidência da empresa, onde ficou até 1960.

Neste ano, ela se afastou da direção para concentrar-se na área de design e desenvolvimento, ficando até 1965, quando anunciou sua aposentadoria.

Mobiliário residencial e corporativo

Ao longo dos anos, Florence projetou cadeiras, mesas, poltronas e outros móveis que se encaixavam tanto em ambientes residenciais quanto comerciais.

O estilo moderno e eficiente reflete sua filosofia de “design total” e a proposta de não apenas decorar um espaço, mas criá-lo.

Uma de suas peças mais famosas é o Sofá FK, uma peça despojada e moderna que se tornou um clássico do design.

Sofá Florence Knoll

O sofá traz as linhas retas características de sua autora e transborda elegância, com traços que levam autenticidade ao ambiente.

Sofá Florence Knoll

Com isso, é possível aproveitar melhor o espaço de uma forma requintada e única, garantindo conforto e praticidade aos usuários.

Sofá Florence Knoll

O Sofá FK faz parte da Linha Clássicos de Design da Tasselo, que apresenta releituras de peças assinadas pelos mais influentes e renomados nomes do design internacional, como Florence Knoll, George Nelson, Charles e Ray Eames, entre outros.

Confira todas as peças no nosso site e entre em contato conosco para fazer um orçamento.