Ícones do Design: conheça a poltrona Coconut
Voltar

16 de fevereiro de 2022

|

Clássicos de Design

Ícones do Design: conheça a poltrona Coconut

Conheça a história da poltrona Coconut, um ícone do design moderno que foi desenvolvida por George Nelson.

Lançada em 1956, a poltrona Coconut foi desenvolvida por George Nelson enquanto ele era diretor de design da Herman Miller. A peça tem uma abordagem inusitada e tornou-se um ícone do modernismo, sendo usada em projetos de decoração até os dias atuais.

A poltrona Coconut tem um visual inspirador e valoriza diversos tipos de ambientes, desde uma decoração mais minimalista até espaços com um conceito rústico. Continue lendo e saiba mais sobre essa peça sofisticada e atemporal.

Conheça a história da poltrona Coconut

Criada por George Nelson, a poltrona Coconut tem esse nome pois seu design é inspirado em um pedaço de coco dividido.

Esse conceito inusitado e divertido surge pois, no final da década de 1950, há uma necessidade artística de romper com os padrões clássicos e questionar o status quo da sociedade.

A mudança cultural traz mais informalidade, leveza e diversão a todos os aspectos artísticos, inclusive o design.

A peça, composta por uma concha revestida em couro com extremidades piramidais e assento triangular, é um convite para o conforto, já que seu encaixe ergonômico deixa o usuário livre e confortável em qualquer posição.

Da mesma forma, a base em aço inox é elaborada em geometria triangular, garantindo extrema estabilidade e segurança para ser usada em ambientes mais modernos ou formais.

A poltrona é apenas uma das diversas peças desenvolvidas por Nelson e que chamam a atenção pelo design que se tornou um clássico moderno, junto ao sofá Marshmallow, o banco Plataforma e a primeira mesa em formato de L, que atualmente chamamos de estação de trabalho.

Quem foi George Nelson?

Considerado um dos fundadores do modernismo americano, George Nelson nasceu em 1908 e estudou arquitetura e artes plásticas na Universidade de Yale.

Durante a faculdade estudou por dois anos em Roma, na Itália, e, antes de voltar para os Estados Unidos, decidiu viajar pela Europa e entrevistar os principais arquitetos modernos para revistas americanas.

Seus designs tinham o objetivo de oferecer soluções simples para os desafios da vida cotidiana, por isso criava peças para formar ambientes funcionais e de fácil manutenção.

Essas criações revolucionaram a indústria na época e o proprietário da Herman Miller, D.J. DePree, convidou-o para trabalhar como diretor de design da empresa, onde ficou por mais de 25 anos.

Essa parceria deu origem a peças icônicas que ajudaram a definir o design moderno e consolidaram tanto o nome da empresa quanto do designer no mercado de móveis para empresas e residências.

Como usar a poltrona Coconut em seu projeto de decoração?

Com suas linhas retas e design inusitado, a peça se adapta a diversos estilos de ambientes, desde salas de espera mais despojadas até escritórios em estilos sóbrios, por exemplo.

Assim, além de levar conforto para os espaços, a poltrona é um elemento que traz estilo, beleza e sofisticação, atraindo a atenção dos visitantes.

Inicialmente fabricada em couro, atualmente a peça pode ser encontrada em versões com diferentes cores e acabamentos, tornando-a ainda mais versátil e funcional.

A poltrona Coconut é um ícone do design clássico e, devido à sua história, é considerada atemporal e capaz de proporcionar experiências únicas em qualquer ambiente.

A peça faz parte da Linha Clássicos de Design Tasselo, que tem peças assinadas pelos mais influentes e conhecidos nomes do design internacional. Baixe nosso catálogo, conheça todas as opções disponíveis e faça seu projeto conosco.