
21 de maio de 2019
|
Padarias
Móveis para cafeterias – o que avaliar antes de adquirir
Entenda o que avaliar antes de adquirir móveis para cafeterias e saiba onde encontrar as melhores opções de mobiliário.
Se existe algo prazeroso na vida, é saborear um café, concorda? Nós, brasileiros, temos paixão por esta bebida e estamos sempre dispostos a experimentar novos sabores de cafés e doces que combinem com eles.
Nesse sentido, com o consumo crescente de café, cada vez mais brasileiros estão buscando locais especializados, que oferecem cafés gourmet e ambientes agradáveis, com móveis para cafeteria que ajudam a criar uma experiência única.
Assim como a decoração do espaço e o sabor do café, é importante que a escolha do mobiliário esteja alinhada aos desejos do público. Os móveis para cafeteria ajudam a transmitir conforto e fazer com que os clientes sintam vontade de continuar no local saboreando os alimentos.
Móveis para cafeterias: proporcione uma experiência completa aos clientes
Quando o assunto é mobiliário, sempre reforçamos a importância de proporcionar bons momentos e experiências ao cliente.
Em um ambiente gastronômico, a comida e bebida – neste caso, o café – são extremamente importantes, mas o conforto do ambiente também é um fator decisivo para os clientes continuarem retornando ao estabelecimento.
Ao longo do tempo, o mercado de cafés tem se aprimorado para elevar a experiência do cliente, oferecendo novos sabores, aromas e estimulando os sentidos.
Segundo indicadores da indústria do café 2018, publicado no site da ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), o consumo continua concentrado nas residências, mas o consumo fora do lar atingiu 34%.
Nos próximos anos, a tendência é que esse número continue crescendo, tanto pela qualidade da oferta em cafeterias, padarias e confeitarias, quanto pela mudança no comportamento do público durante a pandemia.
Assim, com o aumento da concorrência e a valorização de um cardápio de qualidade, é ainda mais importante pensar na decoração da cafeteria, de modo a transmitir a sensação de um ambiente prazeroso, aconchegante e moderno.
Confira alguns pontos que devem ser avaliados na escolha dos móveis para cafeteria:
- Público-alvo
Antes mesmo da abertura do negócio, é importante pesquisar e entender quem é o público-alvo que irá frequentar seu estabelecimento.
Quando falamos em mobiliário, existem diversas opções de mesas, cadeiras, banquetas, booths e outras peças com diferentes opções de acabamentos.
Por isso, é preciso ter uma estratégia bem definida do negócio e de como os móveis podem ajudar a alcançar esses objetivos.
A decoração do estabelecimento tem um papel muito importante na atração do público e deve estar alinhada a outros fatores, como o estilo de cardápio, identidade da marca, linguagem, entre outros.
Quanto maior a identificação do cliente com a marca, maior sua percepção de valor. A escolha dos móveis, portanto, influencia até mesmo no tempo de permanência das pessoas no local.
Com essas informações, é possível escolher as peças mais adequadas à proposta do negócio e ao fluxo de clientes que você pretende manter.
- Espaço
Antes do mobiliário para cafeteria, é preciso definir como é o local.
É um espaço grande ou pequeno? Existem janelas ou é dentro de um shopping, por exemplo? Tem um ambiente que permite colocar banquetas e mesas altas, para um café mais rápido? É possível criar ambientes com diferentes propostas? É um local mais intimista ou social?
Levando em consideração o público que você quer atender, a estimativa é de um fluxo maior ou mais restrito de pessoas? Quantas mesas serão necessárias para que todos fiquem confortáveis, sem prejudicar a circulação no local?
Esses são apenas alguns questionamentos importantes para acertar na escolha dos móveis.
Ao visualizar o espaço e entender os objetivos do negócio, torna-se muito mais fácil trabalhar a criatividade para definir onde cada mobiliário deve estar.
Nesse sentido, ter o local escolhido e, se possível, alguns detalhes do projeto, possibilitam uma visão mais ampla e irão ajudar você a tomar decisões de acordo com as necessidades do espaço.
- Design
A criatividade pode e deve ser trabalhada ao máximo na estruturação deste espaço.
Em geral, as cafeterias são ambientes aconchegantes e tranquilos, em que a bebida quente complementa o clima de conforto e bem-estar.
Por isso, é comum utilizar móveis de madeira, que também transmitem aconchego e são bastante versáteis, combinando com diferentes cores e estilos de decoração.
Se os clientes costumam passar muito tempo no seu estabelecimento, ter poltronas e cadeiras estofadas oferecem um conforto extra e uma experiência mais ergonômica.
Em estabelecimentos mais modernos, você pode optar por móveis clássicos de design, por exemplo, que são elegantes e atemporais.
A dica que deixamos sobre o design é: faça uma análise e entenda seu cliente ao máximo. Assim que você define qual é o público que sua cafeteria deseja atender, pense na decoração e móveis que seus clientes irão gostar.
- Qualidade do mobiliário
Ambientes gastronômicos costumam receber uma grande quantidade de pessoas todos os dias, por isso os móveis devem ser resistentes e robustos para durar bastante tempo.
Para isso, escolha fornecedores especializados em peças para estabelecimentos comerciais, pois costumam ter uma vida útil maior.
Por mais que o investimento pareça alto no início, a economia é maior, pois móveis com matéria-prima de qualidade evitam gastos com manutenção, trocas frequentes e até mesmo acidentes com clientes.
Nesse sentido, também é importante considerar a manutenção das peças, que estarão expostas a líquidos, produtos de limpeza e outros agentes externos.
Se o seu estabelecimento tem uma área externa, também é importante priorizar itens com alta durabilidade e resistência, já que estarão expostos ao sol e chuva, que podem danificar rapidamente a madeira de má qualidade.
Ao optar por peças com qualidade e durabilidade, você mantém o bom aspecto do local e evita interrupções no funcionamento do negócio.
- Conforto
Além da decoração e da beleza do espaço, o conforto também é fundamental para proporcionar uma experiência agradável aos clientes.
Para isso, o material das peças, acabamentos, ergonomia e qualidade das matérias-primas influenciam no conforto e, consequentemente, na percepção dos visitantes sobre o estabelecimento.
Você pode mesclar peças de madeira e metal, bem como cadeiras e banquetas com e sem estofamento, por exemplo.
O importante é contar com opções que deixam o cliente livre para escolher em qual cadeira deseja se sentar.
Onde encontrar móveis para cafeteria?
A Tasselo desenvolve móveis como cadeiras, mesas, booths, banquetas, sofás, entre outros, para ambientes comerciais, gastronômicos e corporativos.
Com fábrica própria e mão de obra especializada, criamos peças resistentes, elegantes e com alta qualidade para atender às necessidades de diversos ambientes.
Se você está desenvolvendo um projeto para cafeteria, baixe nosso catálogo e conheça todas as peças disponíveis.
Nossos consultores estão prontos para tirar suas dúvidas e ajudar na escolha dos móveis que irão transformar o seu ambiente.
Conteúdos relacionados