27 de abril de 2022
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Restaurantes
O impacto da arquitetura comercial na experiência de consumo
Entenda o que é experiência de consumo e qual a importância da arquitetura comercial para conquistar e fidelizar clientes em seu restaurante.
Antes de começar a preparar o cardápio, é fundamental pensar em cada detalhe da experiência do consumidor dentro do restaurante. Para isso, a arquitetura comercial tem um papel importante na criação da identidade da marca e de um ambiente agradável e confortável para esse momento único.
Ao criar uma experiência de consumo inesquecível, é possível fidelizar os clientes e ampliar o negócio, pois consumidores satisfeitos irão indicar seu restaurante aos amigos e familiares. A arquitetura comercial, portanto, é essencial em um restaurante de sucesso.
Qual a importância da experiência do consumidor em um restaurante?
Ao longo do tempo, foram sendo agregados novos valores aos serviços de alimentação, de modo que comer em um restaurante não é somente ingerir nutrientes para o organismo.
A experiência está relacionada à vivência de situações de consumo criadas para estimular todos os sentidos, ou seja, a visão, audição, paladar, tato e olfato.
Além dos sentidos, há também os estímulos físicos, de sentimentos e emoções que estão relacionadas à comida e à criação de um ambiente que contribui para essa experiência.
Mais do que alimento, os consumidores buscam experiências prazerosas de consumo, em que a ida até um restaurante é um momento de diversão e descontração dentro de uma rotina cada vez mais atribulada.
Esses fatores devem estar presentes no projeto de restaurante, que coloca em prática o conceito desenvolvido para o ambiente e que irá complementar as ideias criadas para o cardápio e o serviço do local, diferenciando-se da concorrência.
A importância de um projeto desenvolvido para a experiência do cliente
Quando falamos em ambientes gastronômicos, um ambiente desagradável tem o poder de afugentar a clientela tanto quanto uma comida ruim.
Uma ambientação sem propósito, ou desalinhada com o tema do cardápio, pode prejudicar a continuidade dos negócios.
Isso acontece porque, assim como certos alimentos ganharam o status de “gourmet” nos últimos anos, os ambientes também subiram de nível e um restaurante hoje em dia não oferece apenas o que está descrito no menu.
Os melhores restaurantes oferecem experiências a partir de um conceito bem definido, seja ele temático ou não.
Ambientes que refletem o DNA do local e aguçam os sentidos dos visitantes podem transformar uma simples refeição em uma vivência inesquecível, contribuindo para agregar valor à marca do restaurante.
Um exemplo é o restaurante The Four Seasons, que ocupou por quase seis décadas o edifício Seagram, em Nova York.
O edifício foi projetado por Mies van der Rohe e o interior do restaurante foi concebido pelo ícone da arquitetura moderna Philip Johnson.
No espaço, a arquitetura, a disposição de mesas, o serviço, a comida e até a clientela eram parte do modernismo da época e transmitiam o conceito do projeto.
Grade parte dos móveis, como cadeiras e poltronas, era assinada por van der Rohe e Johnson, tornando o restaurante um ícone da cidade conhecido por ser o local de encontro entre grandes executivos do mundo.
O restaurante tinha ainda detalhes em bronze e mármore Carrara espalhado pelo local, com paredes de vidro e quatro árvores no centro do salão principal (trocadas segundo a estação).
O The Four Seasons é um exemplo que ilustra como a arquitetura comercial em restaurantes vai muito além de fornecer um espaço para a alimentação, sendo parte essencial da identidade do lugar e contribuindo para uma experiência de consumo única.
Da mesma forma, a escolha dos móveis deve ser feita de acordo com o conceito do restaurante, pois as peças são essenciais para estimular os sentidos dos clientes e mantê-los confortáveis. Conheça 6 cadeiras Clássicas de Design para inserir no décor.
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