25 de agosto de 2021
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Restaurantes
Entenda como o layout de restaurante influencia no sucesso do negócio
Confira nossas dicas para projetar o layout de restaurante e saiba como este fator influencia no sucesso do seu negócio.
A escolha dos equipamentos e utensílios de cozinha, a montagem da equipe de colaboradores e a compra dos móveis para restaurantes são alguns fatores que influenciam no sucesso do seu restaurante. Da mesma forma, o layout e a arquitetura do espaço também ajudam a tornar a rotina mais prática e contribuem para a experiência do cliente.
O layout do restaurante é criado a partir da planta baixa do imóvel, considerando o fluxo de pessoas e as atividades que serão realizadas. Com este planejamento, é possível definir qual o melhor lugar para colocar as mesas e cadeiras, os caixas, o mobiliário, entre outros fatores.
Com isso, você reforça a personalidade do ambiente, facilita a circulação do local e cria uma experiência única para os consumidores.
Confira os principais itens para levar em consideração na criação do layout:
1 - Crie espaços de circulação
Um restaurante costuma ter um grande fluxo de pessoas todos os dias, entre clientes e colaboradores, que precisam circular pelo local com facilidade.
Por isso, o planejamento do espaço deve ter alguns corredores de passagem entre as mesas e da cozinha para o salão, de modo a evitar o congestionamento de pessoas dentro do local.
Além disso, procure estabelecer uma distância adequada entre as mesas de forma que os clientes tenham privacidade e possam levantar das cadeiras sem esbarrar em outras pessoas.
Uma dica de especialistas na área é procurar encostar as mesas nas paredes ou outras estruturas, pois os clientes sentem-se mais confortáveis nos cantos do salão do que no centro.
2- Opte por um layout de restaurante flexível
Não existe uma fórmula pronta para um layout de restaurante, pois o planejamento deve levar em conta o conceito do negócio, as especificidades do local e o perfil do público.
Em geral, um layout flexível inclui mesas de tamanhos diferentes (com 2 e 4 lugares) que ajudam a reduzir o tempo de espera.
Assim, é possível evitar lugares inutilizados e otimizar a utilização do espaço atendendo às diferentes necessidades dos clientes.
3 - Priorize a agilidade
Outro ponto importante é a distância do salão para a cozinha.
Uma regra muito utilizada é não ter mesas distantes mais do que 18 metros da área do buffet, cozinha ou bar.
Um espaço maior do que isso tende a ter um serviço lento, em que a comida chega fria até as mesas.
Além disso, procure organizar as mesas longe das chamadas áreas problemáticas, aquelas próximas aos banheiros e cozinha.
Por serem um espaço com maior circulação de pessoas, com muito barulho e odor desagradável, os clientes geralmente evitam estas mesas.
Uma forma de contornar o problema é separar essas áreas do restante do salão, colocar móveis, painéis com plantas ou mesmo reservar esta área para os garçons.
Assim, você proporciona uma experiência mais agradável para os clientes, que irão continuar frequentando seu negócio e indicando-o para amigos e familiares.
4 - Crie diferentes ambientes para os clientes
Dividir o restaurante em várias áreas menores, com móveis diferentes e pontos mais aconchegantes é uma ótima escolha para locais que costumam receber um público diverso.
Com isso, casais que buscam um ambiente mais intimista ou pessoas sozinhas ficam em uma distância confortável dos grandes grupos de amigos em um happy hour, por exemplo.
Se o seu espaço tem uma área externa, também é necessário planejar a disposição dos móveis para que o ar do exaustor ou a circulação de pessoas não atrapalhem o almoço ou jantar.
Nesses casos, também é importante conversar com a equipe para garantir que todos sejam bem atendidos e não precisem ficar esperando muito tempo para fazer o pedido ou receber os pratos.
Uma das formas de separar diferentes ambientes e criar áreas aconchegantes é utilizar booths no layout do seu restaurante. Confira nosso texto e saiba como esses móveis podem ser inseridos no seu projeto.
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