20 de maio de 2021
|
Restaurantes
5 dicas de arquitetura comercial para restaurantes
Confira nossas dicas de arquitetura comercial para restaurantes e saiba como criar um ambiente acolhedor para atrair cada vez mais clientes.
Muito além da estética, a decoração e a arquitetura comercial de um restaurante têm um grande impacto na experiência dos clientes, da mesma forma que um bom cardápio e um serviço de excelência. Para isso, o projeto deve levar em consideração a identidade visual da marca, a planta do imóvel e o público-alvo que deve ser alcançado.
O projeto de um restaurante, desde a fachada até os móveis do ambiente, é o que ajuda a formar a primeira impressão do cliente sobre o negócio. Além disso, o conforto e a experiência com a comida e os serviços são fatores decisivos para que os consumidores continuem retornando ao local e ajudem a divulgá-lo aos seus amigos e familiares.
Nesse sentido, reunimos algumas dicas para elaborar um projeto de arquitetura comercial para restaurantes. Confira:
1 - Conheça sua planta
O primeiro passo para um projeto bem estruturado é ter conhecimento completo sobre a planta do estabelecimento. Isso irá ajudar no planejamento das instalações, organização do espaço disponível, disposição dos móveis e separação dos ambientes.
Nesta etapa, é importante planejar a localização dos banheiros e da cozinha para que o salão, onde os clientes são recebidos, fique isolado de sons e cheiros desagradáveis que podem atrapalhar a experiência.
Outro fator importante é a disposição das mesas e cadeiras, que devem ter espaço suficiente para a locomoção de clientes e funcionários, evitando acidentes.
2 - Dê atenção à fachada
A fachada do ambiente gastronômico é o cartão de visitas que irá atrair novos clientes para o local, aumentando as vendas.
Para isso, deve ser planejada de acordo com a identidade da marca, de modo que os visitantes tenham uma sensação de continuidade ao entrar no estabelecimento.
Dependendo do estilo e do público-alvo, é possível investir em características modernas, com vidros e iluminação que chamem a atenção das pessoas na rua.
3 - Escolha com cuidado as cores e a iluminação
A psicologia das cores, ou seja, a aplicação correta dos tons de acordo com seus significados e sensações, é uma ferramenta muito importante na arquitetura comercial.
Por meio da escolha das cores é possível expressar a identidade do negócio e contribuir para que os clientes tenham uma experiência agradável.
Da mesma forma, a iluminação deve ser escolhida ainda no projeto para ajudar a tornar o espaço convidativo e dar uma aparência saborosa aos alimentos.
4 - Ofereça acessibilidade aos seus clientes
O projeto de arquitetura para restaurantes também deve pensar sobre formas de facilitar o acesso de todas as pessoas ao local, seja instalando rampas na entrada, criando banheiros acessíveis, corredores largos, entre outras medidas importantes.
Além disso, também é importante que os móveis sejam robustos e de qualidade para receber o público e evitar acidentes.
Dessa forma, também é possível economizar com manutenções e criar uma imagem positiva sobre a empresa.
5 - Crie um ambiente confortável e aconchegante
Os móveis para restaurantes e outras peças que ajudam a compor o ambiente devem ser escolhidos com cuidado, levando em consideração o estilo do local, o design e a qualidade.
Para isso, é importante contar com fornecedores experientes que tenham capacidade técnica de entregar o mobiliário no prazo correto e nas condições adequadas.
Em ambientes com alto fluxo de pessoas, é importante que os produtos sejam robustos e fabricados com matéria-prima de qualidade, pois serão utilizados por uma grande quantidade de pessoas todos os dias.
A Tasselo tem mais de 20 anos de experiência na fabricação de móveis para restaurantes, franquias, praças de alimentação e outros ambientes gastronômicos.
As linhas de produtos abrangem diversos estilos e necessidades, de modo que os móveis se adaptam a qualquer ambiente com conforto e sofisticação.
Baixe nosso catálogo de móveis para restaurantes e encontre as opções ideais para o seu projeto de arquitetura comercial.
Conteúdos relacionados