Tendências da arquitetura e construção para 2022
Voltar

08 de fevereiro de 2022

|

Dicas

Tendências da arquitetura e construção para 2022

Confira 5 tendências da arquitetura e construção para 2022 e saiba mais sobre as mudanças na área após a pandemia.

A pandemia de Covid-19 mudou a relação das pessoas com as casas e escritórios, que foram repensados para priorizar o bem-estar e a qualidade de vida de seus ocupantes. Assim, ambientes personalizados, realidade aumentada, sustentabilidade e eficiência são algumas tendências de arquitetura e construção que chegaram para ficar em 2022.

Após passar um grande período sem sair de casa nos últimos anos, os hábitos, desejos e necessidades mudaram. O escritório tornou-se o home office e muitas pessoas reformaram sua casa para torná-la mais confortável, levando a um crescimento expressivo no setor de arquitetura e construção.

Confira as principais tendências e saiba o que esperar do mercado em 2022 e nos próximos anos:

1. Condomínios e retrofits

Com a pandemia, surgiu um novo perfil de consumidor que deixou de investir em viagens, carros e objetos de luxo para reformar sua casa, o escritório ou construir em locais próximos às grandes cidades em busca de maior qualidade de vida.

Houve também uma mudança no mercado de construção e lugares antes desvalorizados, como apartamentos antigos, foram comprados e reformados pelos novos proprietários.

2. Novas tendências e hábitos no pós-pandemia

Os novos desejos e tendências apontam para mudanças na forma como as pessoas se relacionam com os ambientes.

Interiores mais abertos, espaços arejados, incidências de luz natural e janelas maiores são alguns exemplos de elementos presentes em grande parte dos projetos arquitetônicos atuais.

Em busca de uma conexão maior com a natureza, o design biofílico tem sido uma das principais opções dos designers de interiores e arquitetos.

Além da utilização de plantas na decoração, os materiais como madeira, tecidos e fibras naturais, bem como cores em tons terrosos, texturas e formas orgânicas também são formas de colocar esse conceito em prática.

3. Personalização

Em busca de ambientes mais acolhedores, orgânicos e que representam um estilo de vida, a personalização tende a crescer neste e nos próximos anos.

Algumas formas de fazer isso envolvem a mistura de diferentes estilos de decoração, móveis, objetos pessoais com uma história afetiva e mistura de cores para dar mais personalidade aos ambientes.

A ideia é que a casa torne-se uma extensão de seus moradores, o que se reflete no crescimento do mercado de arquitetura e construção, pois envolve a adaptação dos imóveis e a compra de móveis e objetos de decoração que ajudam a movimentar o setor.

4. Realidade aumentada

Com a tecnologia atual, a realidade aumentada surge como uma grande aliada do mercado da construção civil, pois permite maior interação na hora de montar o projeto.

Além disso, facilita a visualização pois torna mais claras as limitações da estrutura mesmo à distância.

Com o aumento na demanda por renders realistas, os arquitetos e engenheiros também precisam se atualizar para dominar a tecnologia e conquistar novos clientes.

5. Sustentabilidade e eficiência

Assim como em diversos outros setores, a sustentabilidade está em alta e cada vez mais empresas estão atualizando seus processos e práticas em busca de mais eficiência e menos desperdício.

Algumas mudanças que já estão sendo realizadas são um investimento maior na segurança dos colaboradores, automatização do fluxo de trabalho, uso mais racional e inteligente de recursos naturais e escolha de materiais que dão maior vida útil às construções.

Outro ponto importante é o investimento em transparência nos processos, permeando toda a cadeia produtiva e incluindo os fornecedores, colaboradores e clientes.

Para isso, é fundamental escolher os parceiros adequados de modo a gerar benefícios para ambas as partes.

Agora que você já conhece as tendências de arquitetura e construção para 2022, entenda os benefícios da parceria entre arquiteto e fornecedor de móveis.