5 tendências da arquitetura corporativa para 2022
Voltar

25 de novembro de 2021

|

Ambiente Corporativo

5 tendências da arquitetura corporativa para 2022

Conheça 5 tendências da arquitetura corporativa para 2022 e saiba como criar um projeto único para o seu escritório.

Com o avanço da vacinação, muitas empresas estudam a reabertura de seus escritórios e a retomada das atividades no pós-pandemia. Após um período tão delicado, que trouxe novos hábitos e demandas, é fundamental repensar a arquitetura corporativa para receber os funcionários da melhor maneira possível.

As tendências da arquitetura corporativa para 2022 e o pós-pandemia estão relacionadas à valorização de ambientes abertos, bem-estar dos funcionários e integração da tecnologia nos espaços. Esses conceitos representam novos comportamentos e anseios da sociedade que se refletem no ambiente de trabalho.

Confira as principais tendências para o próximo ano:

 

1. Espaços abertos, integrados e flexíveis

Embora muitas empresas planejem retomar o trabalho presencial nos próximos meses, a expectativa é que o trabalho remoto ou híbrido continue fazendo parte do dia a dia das pessoas.

Essa nova dinâmica, em que a sede da organização se torna um espaço colaborativo e de trocas para aumentar a produtividade dos profissionais, também demanda novos layouts de escritório.

Assim, as salas fechadas dão lugar a ambientes abertos e espaços amplos que privilegiam o fluxo de informações, a comunicação e colaboração entre as pessoas.

Para manter a sensação de amplitude, muitos arquitetos estão utilizando paredes de vidro na decoração, criando salas privadas de reuniões sem prejudicar a integração do projeto.

 

2. Áreas comuns descontraídas

A sala de café é um espaço comum na maioria dos escritórios, onde os profissionais aproveitam a pausa no trabalho para relaxar.

Porém, esse cantinho evoluiu para um espaço mais amplo, com diversas opções de cafés, comidas e até mesmo jogos.

Algumas das maiores empresas do mundo, como Google, Facebook e Twitter, têm suas próprias salas de jogos com videogames, mesas de sinuca e outras formas de reduzir o estresse da jornada de trabalho e renovar as energias.

Assim, é possível fortalecer o trabalho colaborativo e proporcionar um ambiente mais saudável para os colaboradores, estimulando sua produtividade e criatividade.

 

3. Sustentabilidade corporativa

Quando falamos em tendências para arquitetura empresarial, a sustentabilidade é um dos conceitos mais importantes, já que as organizações têm um grande impacto sobre o meio ambiente e o estilo de vida de seus funcionários e clientes.

Dessa forma, adotar medidas sustentáveis é uma maneira de criar um exemplo positivo e reforçar os valores da marca para o público.

Na decoração, usar plantas e jardins nos escritórios torna o ambiente mais natural, além de ajudar a amenizar o calor e economizar energia.

Os jardins podem ser explorados tanto em áreas internas quanto externas. Nesses casos, o jardim vertical, ou parede verde, serve de isolante térmico e acústico, sendo uma solução prática, bonita e ecológica para o projeto corporativo.

Outra maneira de contribuir para a sustentabilidade é utilizar materiais ecológicos, revestimentos sustentáveis e contar com fornecedores que também se preocupam com seu impacto no meio ambiente.

 

4. Tecnologia para trabalho híbrido

Embora o trabalho remoto tenha sido implementado com urgência no início de 2020, a expectativa é que ele veio para ficar.

Muitas empresas estão adotando o trabalho híbrido, em que os funcionários vão ao escritório alguns dias por semana e têm maior flexibilidade de horários.

Para atender a essas novas necessidades, os ambientes corporativos estão sendo adaptados para incluir a tecnologia e facilitar a comunicação com os profissionais em home office.

Salas de reunião para grupos menores, equipamentos de videoconferência e telas nos ambientes de descontração para estimular a comunicação com os colegas distantes são algumas medidas que irão se tornar comuns nos próximos anos.

 

5. Móveis coloridos e funcionais

Após tantos meses em casa, a humanização dos ambientes de trabalho e o bem-estar dos funcionários devem ser colocados em primeiro lugar.

Para isso, as cores são uma parte fundamental do projeto, já que agem no psicológico das pessoas e provocam estímulos que ajudam a acalmar, aumentar a produtividade, animar, entre outros.

Da mesma forma, os móveis são fundamentais para um escritório confortável e aconchegante, contribuindo para o bem-estar de colaboradores, clientes e visitantes.

A escolha de móveis inadequados, sem o mínimo de ergonomia e conforto, prejudica o rendimento dos colaboradores, sua produtividade e interfere no clima organizacional.

Assim, os projetos para ambientes corporativos devem considerar esses fatores, levando funcionalidade ao espaço e tornando a rotina dos profissionais mais prática, dinâmica e confortável.

Agora que você já conhece as tendências da arquitetura corporativa para 2022, entenda a importância do mobiliário corporativo para um projeto eficiente.