Arquitetura comercial: o que é e qual a sua importância?
Voltar

07 de setembro de 2022

|

Arquitetura

Arquitetura comercial: o que é e qual a sua importância?

Entenda o que é arquitetura comercial e qual a importância desse ramo para o cotidiano e a experiência dos consumidores.

Em mundo em que os e-commerces e o delivery estão cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas, as empresas estão investindo na criação de experiências para que os clientes continuem retornando. Nesse sentido, a arquitetura comercial vem se desenvolvendo e pode fazer a diferença na fidelização dos consumidores.

O que é arquitetura comercial?

A arquitetura comercial é o ramo da arquitetura que desenvolve projetos para todos os tipos de estabelecimentos comerciais, como lojas, restaurantes, bares, lanchonetes, cafeterias e muito mais.

Com os consumidores modernos cada vez mais exigentes e a facilidade das compras pela internet, a arquitetura comercial tem o objetivo de criar ambientes atrativos e funcionais para melhorar a experiência de compra dos consumidores.

Por isso, um projeto leva em consideração não somente o espaço físico, mas também o público-alvo do empreendimento, seu comportamento, hábitos, interesses, objetivos da empresa e identidade visual da marca.

Além disso, toda a linguagem arquitetônica do projeto é feita com base nas informações sobre o público-alvo.

A comunicação visual também é trabalhada de forma que facilite o entendimento do cliente sobre os produtos e/ou serviços oferecidos e chame sua atenção.

Qual o impacto da arquitetura comercial no cotidiano e na experiência do consumidor?

1. Conforto

Além de móveis adequados, é importante que o arquiteto crie um projeto com conforto térmico, acústico e visual.

Em geral, são as soluções visuais que marcam a experiência dos usuários e devem ser integradas a soluções técnicas que tornem o espaço funcional e prático para a operação do estabelecimento.

2. Cores

A arquitetura comercial leva em consideração a identidade visual da marca, o espaço em que a loja está inserida, o público-alvo e os produtos que serão expostos, para que o projeto não tire o foco deles.

Outro fator importante é a escolha da paleta de cores, principalmente em restaurantes que contam com mais de um ambiente, por exemplo, e é preciso saber de que forma o cliente usará o local.

O uso de cores claras em ambientes com boa iluminação natural faz com que seja possível aproveitar melhor a luz do dia, enquanto cores escuras dificultam uma boa distribuição de luz, mas podem criar efeitos de focos intencionais.

3. Iluminação

Dentro da arquitetura comercial, além de criar espaços aconchegantes, a iluminação ainda precisa ser planejada de maneira a favorecer os produtos à venda ou os espaços que serão mais usados pelos clientes.

Dessa forma, é possível dar destaque aos produtos com a iluminação focada e também usar a luz indireta para que um espaço pequeno tenha a sensação de ser maior.

Espaços mais claros com focos de luz em alguns pontos criam climas mais intimistas, já espaços bastante iluminados podem passar uma mensagem de eficiência e dinamismo.

4. Revestimentos

O uso de revestimentos e a iluminação são fundamentais no desenvolvimento de um projeto, e estão diretamente relacionados, pois um elemento não pode prejudicar o outro na composição.

Em geral, projetos comerciais usam revestimentos sustentáveis e que permitem uma higienização rápida e fácil, devido à praticidade do dia a dia.

Agora que você sabe o que é arquitetura comercial, entenda a importância do paisagismo em restaurantes.